Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Voos de drone auxiliam na produção de imagens, mapas e topografias de projetos da Prefeitura de Manaus na zona Oeste
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Prefeitura de Manaus > Voos de drone auxiliam na produção de imagens, mapas e topografias de projetos da Prefeitura de Manaus na zona Oeste
Prefeitura de Manaus

Voos de drone auxiliam na produção de imagens, mapas e topografias de projetos da Prefeitura de Manaus na zona Oeste

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 31 de janeiro de 2022
4 Min Lidos
Compartilhar

 

Gerando imagens, vídeos e informações mais precisas, a Prefeitura de Manaus tem usado a tecnologia como suporte ao desenvolvimento de projetos para melhoria urbana na capital. E os voos com drone têm sido um dos recursos mais utilizados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para projetar intervenções dentro do programa “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida.

 

 

 

 

Em uma área do Tarumã, no Parque São Pedro, zona Oeste, foi realizado um voo cobrindo mais de 13 mil metros quadrados, incluindo produção de imagens, mapas e topografia do conhecido “Piscinão de Ramos”, também chamado de Lagoa Parque São Pedro.

 

A aeronave não tripulável percorreu trechos da área onde a Prefeitura de Manaus trabalha com projetos urbanísticos, turísticos, tecnológicos e econômicos para construção de um futuro espaço de lazer e convivência.

 

Foram 276 imagens captadas georreferenciadas, gerando uma série de fotos e vídeos, produzindo levantamento topográfico, planoaltimétrico e fotogrametria. Os trabalhos em campo foram realizados pela Gerência de Informação de Geoprocessamento (GIG), com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

 

O sistema viário, topografia, vegetação, curvas de nível, construções e tipologias, áreas consolidadas e mobiliários urbanos públicos fazem parte do plano de voo montado, cujo volume produzido servirá de base para equipes da Diretoria de Planejamento Urbano (DPLA).

 

Imagens

 

Usados como fontes de recursos para geração de imagens em alta qualidade, georreferenciamento de áreas urbanas, vetorização para mapas, fotogrametria e planejamento urbano, os drones são cada vez mais importantes ferramentas na elaboração ações e propostas de desenvolvimento das cidades.

 

As informações capturadas pelos drones, pós-processadas via softwares e aplicativos como Drone Deploy, Mappa e ArcGIS, são usadas para formar uma grande foto atualizada da área de interesse, mosaico de ortofoto, que possui uma alta resolução espacial (GSD), permitindo análises minuciosas de ordem centimétrica.

 

“Várias imagens podem ser feitas com as aeronaves, desde assentamentos irregulares, imóveis abandonados, topografia com curvas de nível, incluindo em locais de difícil acesso, entre outros”, explica o gerente Luiz Augusto.

 

Os drones usam tecnologia de Sistema Global de Navegação por Satélites, Sistema Real Time Kinematic (RTK) e Sistema de Informações Geográficas (SIG) para fazer a vetorização das áreas sobrevoadas que servirão de base para futuros projetos.

 

O imageamento obtido pela aeronave não tripulável é ajustado com os pontos de controle no solo do RTK.

 

O Sistema Real Time Kinematic (RTK) atua na correção dos dados coletados pelo GPS do drone em tempo real, com precisão de centímetros. O uso dos equipamentos por equipe treinada reduz tempo de topografia, permitindo a obtenção de dados muito mais precisos e alta produtividade no levantamento.

 

O drone utilizado é o Mavic 2 Zoom, que faz a coleta de imagens para o sensoriamento remoto e fotogrametria.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

— — —

 

Fotos – Divulgação / Implurb

The post Voos de drone auxiliam na produção de imagens, mapas e topografias de projetos da Prefeitura de Manaus na zona Oeste appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

 

Tags:David AlmeidaManausPrefeitura de ManausPrefeitura Municipal de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem após construção irregular comprometer via no bairro Petrópolis

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus recupera rua no bairro Jorge Teixeira

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza desobstrução de caixas coletoras no conjunto João Paulo 2

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura tem incremento de 19% no acumulado do ano no sistema de licenciamento urbano, com mais de 21 mil atendimentos

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
Manaus

PMM autua 19 motoristas em supermercados da zona Norte

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
Manaus

Atividades integrativas realizadas pela Prefeitura de Manaus marcam Dia da Luta Antimanicomial

Por Redação Informe Digital
20 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?