Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Você lava sua garrafinha de água todo dia? FVS-RCP orienta sobre riscos invisíveis
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Você lava sua garrafinha de água todo dia? FVS-RCP orienta sobre riscos invisíveis
Governo do Amazonas

Você lava sua garrafinha de água todo dia? FVS-RCP orienta sobre riscos invisíveis

9 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Acúmulo de bactérias e fungos PODE causar infecções e problemas gastrointestinais

FOTO: Shaila David/FVS-RCP

A garrafinha de água reutilizável é item comum do cotidiano, especialmente em ambientes de trabalho, academias e instituições de ensino. No entanto, o uso contínuo das garrafas, sem higienização adequada, PODE representar riscos à saúde. Por isso, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) orienta a população sobre os cuidados necessários para evitar o acúmulo de microrganismos que podem causar infecções e outros agravos.

A hidratação diária é uma das estratégias para manter a saúde em dia, mas, segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, é preciso ter hábitos simples, porém essenciais. “O uso prolongado da mesma garrafa sem higienização favorece a proliferação de bactérias e fungos, o que PODE causar desconfortos gastrointestinais”, alerta.

A recomendação é que a garrafa seja lavada diariamente com água corrente e detergente neutro, utilizando escova apropriada para limpar o interior do recipiente. “Apenas enxaguar com água não elimina os microrganismos. Também é importante não compartilhar a garrafa com outras pessoas e não deixar de lavá-la por vários dias”, destaca o responsável pelo Departamento de Vigilância Sanitária da FVS-RCP, Jackson Alagoas.

Jackson destaca, ainda, que se a garrafa de água reutilizável apresentar cheiro desagradável que persista mesmo após a limpeza, o melhor é descartá-la e adquirir uma nova. Essa orientação se aplica principalmente a garrafas de plástico, que são mais suscetíveis à retenção de resíduos e à contaminação cruzada.

A FVS-RCP destaca que práticas rotineiras de higiene pessoal, como a limpeza correta de garrafas reutilizáveis, fazem parte das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. A sensibilização é uma iniciativa da instituição com o objetivo de disseminar boas práticas de cuidado sanitário diário.

Como higienizar corretamente a garrafa

Higienização diária:

  • Lave a garrafa: Use água e detergente neutro, e uma esponja ou escova de cerdas que alcancem todos os cantos do recipiente.
  • Enxágue bem: Remova todo o sabão para evitar gosto residual e possíveis reações alérgicas.

O post Você lava sua garrafinha de água todo dia? FVS-RCP orienta sobre riscos invisíveis apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova destinação de recursos de fundo público para proteção de agentes de segurança ameaçados
Próximo artigo Motta afirma que Brasil e Japão podem liderar transição energética global

Mais notícias desta categoria

Feiras de Produtos Regionais realizam 11 edições em Manaus entre 10/03 e 15/03

4 horas atrás

Procon-AM inicia fiscalizações após aumento do preço da gasolina em Manaus

4 horas atrás

Procon-AM inicia fiscalizações após aumento do preço da gasolina em Manaus

4 horas atrás

FVS-RCP divulga resultado final da seleção para o Programa EpiSUS Fundamental

5 horas atrás

FVS-RCP divulga resultado final da seleção para o Programa EpiSUS Fundamental

5 horas atrás

Sepet completa um ano com mais de 56 mil animais beneficiados e avanço das políticas de proteção animal no Amazonas

5 horas atrás

Sepet completa um ano com mais de 56 mil animais beneficiados e avanço das políticas de proteção animal no Amazonas

5 horas atrás

Jogos da 3ª fase da Copa do Brasil movimentam capital amazonense com três partidas em dois estádios

6 horas atrás

Recorde de apreensão: PMAM retira de circulação 10,6 toneladas de entorpecentes em fevereiro

6 horas atrás

Carreta da Saúde do Governo do Estado oferece exames de imagem no bairro Japiim até quinta-feira

17 horas atrás

Ipaam Itinerante inicia atendimentos e orientações sobre regularização ambiental em Manacapuru

24 horas atrás

PC-AM divulga imagem de homem que desapareceu após sair de casa no bairro Petrópolis

24 horas atrás
Bases fluviais apreendem 218 quilos de drogas em embarcações no Rio Solimões, durante final de semana
Turismo cresce no Amazonas em 2025 e amplia impacto econômico
Amazonas dobra apreensões de drogas no primeiro bimestre de 2026
Alunos da rede pública retornam ao Amazonas com medalhas de competição de matemática na Tailândia
Arena da Amazônia celebra 12 anos como palco de grandes eventos do esporte mundial
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?