Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Visitas técnicas às obras do ‘Nosso Centro’ alinham projeto detalhado a futuros usos de prédios
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Visitas técnicas às obras do ‘Nosso Centro’ alinham projeto detalhado a futuros usos de prédios
Manaus

Visitas técnicas às obras do ‘Nosso Centro’ alinham projeto detalhado a futuros usos de prédios

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Enquanto o mirante Lúcia Almeida e o largo de São Vicente vão ganhando contornos mais intensos de obra em andamento pela Prefeitura de Manaus, mudando o entorno do início da avenida 7 de Setembro, no Centro, zona Sul, o casarão Thiago de Mello recebe serviços de recomposição e reforma com a intervenção de restauro.

As obras são as primeiras do programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida para reabilitar a área tão importante e de tanto significado de patrimônio, cultura e história da capital amazonense.

E as obras acontecem simultaneamente e têm acompanhamento direto do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), autor do projeto, que faz periodicamente visitas técnicas com seu corpo de arquitetos e engenheiros indo a campo.

“No mirante, com a parte de demolição praticamente finalizada, acompanhamos o reforço estrutural que está acontecendo nos pilares e nas vigas. Como será um edifício de grande fluxo e permanência de pessoas, precisa desse reforço, já que estamos falando de um prédio da década de 1970”, explicou o diretor de planejamento urbano (DPLA), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Junto ao imóvel, os trabalhadores dão início à futura contenção que vai formar a praça descoberta que circunda o mirante. Com o prédio fica às margens do rio Negro, e antigamente chegava a ter áreas inundadas pelas águas, a contenção vai se estender até o período de vazante.

Atravessando a rua, o casarão amarelo recebe limpeza e reparos na parte externa, incluindo recomposição de elementos da fachada da edificação. “Também estão sendo confeccionadas peças estruturais de madeira e novas calhas para recomposição dos itens que se perderam durante os anos de abandono do casario, assim como de telhas quebradas”, disse Cordeiro.

Arquitetos e engenheiros fazem vistoria e visita in loco para ter exata dimensão, não só da obra, conforme projeto aprovado e detalhado, mas ainda para fazer ajustes necessários, mesmo que pequenos, em razão da mudança de uso das edificações. “Os prédios terão outra função do que a do passado, então é natural que ocorram pequenos ajustes, que são discutidos, analisados e acompanhados pela equipe do DPLA”, completou o diretor.

Complexo

Ambas as intervenções estão com tapumes e sinalizadas para segurança de colaboradores, moradores do entorno e transeuntes. O mirante e o casarão se somam ao largo de São Vicente, que vai conectar as obras, que são as primeiras do programa “Nosso Centro”.

“O ‘Nosso Centro’ tem, entre suas diretrizes, proporcionar a reocupação da área central de Manaus, um bairro dotado de uma das melhores infraestruturas urbanas da capital. Em todas as intervenções realizadas em centros históricos, no Brasil e em outros países, se verifica que, inicialmente, há um investimento do poder público, fazendo o resgate das áreas e, posteriormente, a iniciativa privada dá continuidade e tem sua parcela de colaboração”, comentou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Tendo de fundo a beleza do rio Negro e a vista para a ponte jornalista Phellipe Daou, a obra segue em ritmo acelerado e tem prazo de 300 dias corridos. Há uma previsão para que a empreitada possa ser concluída e entregue até o Natal deste ano, sendo um verdadeiro presente para a população. A obra foi licitada com o valor global de R$ 45,8 milhões.

Complexo Centro

Junto ao mirante vai se criar o largo de São Vicente, ampliando a área para pedestres, caminhabilidade e contemplação do patrimônio e da natureza no entorno, além da reforma e restauro do casarão Thiago de Mello, tudo em associação com a paisagem do rio Negro.

O complexo, que vai modificar o território é composto do mirante, tem uma área total de 4,9 mil metros quadrados; do entorno do edifício, o largo, com 3,5 mil metros quadrados; e do casarão Thiago de Mello, com área total de 352,96 metros quadrados.

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Clóvis Miranda/Semcom

Tags:David AlmeidaManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Palestra para universitários serve de piloto para novo projeto e estratégia da Suframa em defesa da ZFM
Próximo artigo TJAM recebe exposição itinerante sobre empoderamento econômico, autonomia e direitos da mulher  

Mais notícias desta categoria

Visa Manaus apreende mais de 160 quilos de linguiça vencida

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus transforma ruas do bairro Japiim com obras de asfaltamento e garante mobilidade aos moradores

12 horas atrás

Sine Manaus oferta 431 vagas de emprego nesta terça-feira, 2/9

13 horas atrás

Contas da gestão David Almeida de 2022 e 2023 são aprovadas pelo TCE-AM

13 horas atrás

Prefeitura reforça fiscalização na rua Marechal Deodoro

16 horas atrás

pulseiras sou manaus: inclusão para pessoas com deficiência

16 horas atrás

Evento ‘Orquestra na Floresta’ na comunidade Aldeia Cipiá

16 horas atrás

Prefeitura inscreve para edital ‘Inova Mulher’ até o dia 10

16 horas atrás

‘Aula-Show de Gastronomia’ celebra culinária amazônica no festival

18 horas atrás

USF Megumo Kado será reinaugurada e atendimentos em ponto de apoio serão interrompidos

19 horas atrás

#SouManaus: Inscrições para a 1ª corrida em Manaus

20 horas atrás

Segundo domingo de ‘Faixa Liberada’ atrai multidão ao Centro e prefeito David Almeida destaca sucesso da iniciativa

1 dia atrás
Prefeitura intensifica mutirão e transforma a área central de Manaus
Prefeito David Almeida anuncia abertura das inscrições para a primeira Corrida #SouManaus, em celebração aos 10 anos do festival
#SouManaus 2025 terá áreas exclusivas para embarque e desembarque de táxis, mototáxis e aplicativos
Prefeitura de Manaus participa do maior evento nacional de cuidados a idosos em São Paulo
Plano de Verão leva asfalto novo e qualidade de vida à zona Oeste de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?