Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Visa Manaus dá início à Semana do Regulado com orientações ao segmento de supermercados da cidade 
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Visa Manaus dá início à Semana do Regulado com orientações ao segmento de supermercados da cidade 
Manaus

Visa Manaus dá início à Semana do Regulado com orientações ao segmento de supermercados da cidade 

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) abriu, nesta segunda-feira, 29/5, a Semana do Regulado da Visa Manaus, no auditório Wilson Alecrim da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul da capital. A programação segue até esta quinta, 1º/6, com cada dia dedicado a uma gerência da Visa Manaus.

A Semana é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus inédita na cidade, que coloca a Visa em diálogo direto com o público regulado, ou seja, os representantes de vários segmentos do comércio e de serviços em Manaus, para realizar orientações e esclarecimentos e disseminar as boas práticas sanitárias, de modo a reforçar a saúde e bem-estar da população.

Nesta segunda-feira, a programação ficou a cargo da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), com o apoio do Núcleo de Gestão em Vigilância Sanitária (Nuevisa). A solenidade de abertura dos trabalhos teve a presença de representantes de outros órgãos de saúde, regulação e defesa do consumidor.

O subsecretário municipal de Gestão da saúde, Djalma Coelho, lembrou em sua fala que a Vigilância Sanitária, em suas diversas instâncias, é um dos braços mais importantes e presentes do SUS na vida dos cidadãos.

“A Vigilância, com seu monitoramento amplo e constante da qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população, mostra que o SUS está presente em muitos aspectos da nossa vida diária, daí a necessidade de valorizá-la e defendê-la”, afirmou.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, destacou o apoio recebido pela Visa Manaus na realização da Semana, não apenas da Semsa, mas de diversas outras instituições em todos os segmentos de atividades contemplados pela Vigilância, bem como o interesse do setor regulado.

“É uma grande vitória e também uma recompensa pelo nosso esforço, sob a orientação do prefeito David Almeida, para levar a atuação da Visa cada vez mais na direção da educação e da prevenção, em vez de ficar apenas na fiscalização e punição por eventuais equívocos e irregularidades sanitárias”, explica.

O diretor Ewerton também anunciou, na abertura, que a Semana será incorporada ao calendário anual de atividades da Visa Manaus, com a sanção do prefeito David Almeida.

“Queremos tornar este espaço de integração entre a Visa e os regulados uma atividade regular, um fórum que estará sempre à disposição desse segmento da população, e que terá, sem dúvidas, um impacto decisivo no avanço da cultura das boas práticas sanitárias em nossa cidade”, frisou.

Orientações

A programação da Gerência de Vigilância de Alimentos incluiu o anúncio de um NOVO documento municipal, a portaria nº 319/DVISA/Semsa, que institui o Regulamento Técnico de boas práticas para o fracionamento de produtos de origem animal por estabelecimentos comerciais de alimentos regulados pela Visa Manaus.

Publicado na edição 5591 do Diário Oficial do Município (DOM), de 23 de maio deste ano, com entrada em vigor no mês de junho, o NOVO regulamento oferece uma série de critérios e procedimentos para estabelecimentos comerciais de Manaus realizarem o fracionamento de alimentos como laticínios, embutidos cárneos e cortes salgados de diferentes tipos de carne, a fim de reforçar a qualidade e a segurança desses produtos antes da sua oferta ao público.

O gerente da Gevali, Ricardo Celestino, e o fiscal de alimentos Augusto Kluczkovski, apresentaram a nova regulação e esclareceram dúvidas do público, composto principalmente de representantes convidados da Associação Amazonense de Supermercados (Amase).

Para Bruno Braga, presidente da Associação, a Semana do Regulado reforçou uma série de conceitos que mostram a convergência de intenções entre a Visa Manaus e o segmento regulado – como UNIÃO, trabalho conjunto, parceria, alinhamento de propósitos, serviço à sociedade e, sobretudo, bem coletivo.

“O grande acontecimento do nosso encontro com a Vigilância é essa interação, essa quebra de paradigmas, essa oportunidade de diálogo e resolução de dúvidas junto à Prefeitura de Manaus. O setor supermercadista compareceu em peso, o que mostra a vontade de todos de atender cada vez melhor e com mais segurança à população”, concluiu.

A programação da Semana do Regulado continua nesta terça-feira, 30/5, reunindo a Gerência de Vigilância de Medicamentos (GevMed) e representantes do público regulado na área. Na quarta-feira, 31/5, será a vez da Gerência de Engenharia de Vigilância Sanitária (Gengs) mostrar a natureza do seu trabalho. E, na quinta-feira, a Gerência de Vigilância de Serviços (GevSer) da Visa Manaus comandará o encontro.

A população PODE denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.Ouvidoria@gmail.com.

— — — 

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos – Grazi praia / Semsa

Disponíveis em –  https://flic.kr/s/aHBqjAFG2V

Tags:David AlmeidaFiscalizaçãoManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura participa de encontro pelo Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna
Próximo artigo Prefeitura de Manaus mostra trabalho do ‘Programa Saúde com Agente’ à Universidade do RS 

Mais notícias desta categoria

Manaus defende fortalecimento do SUS e equidade no financiamento da saúde durante plenária da FNP e C40 no Rio de Janeiro

3 horas atrás

Prefeitura alerta para chuvas intensas nesta segunda-feira, 3/11

3 horas atrás

‘Plano de Verão’ da prefeitura alcança mais uma via do São José

4 horas atrás

Dois novos servidores tomam posse na Manaus Previdência

5 horas atrás

Campanha de vacinação antirrábica tem 33 pontos

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus avança com o ‘Plano de Verão’ no bairro Nova Cidade

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia campanha contra a gripe

7 horas atrás

Sine Manaus oferta 506 vagas de emprego nesta terça–feira, 4/11

8 horas atrás

Endereços das Unidades Móveis de Saúde da Mulher

9 horas atrás

Estudantes da rede municipal conquistam medalhas no encerramento dos Jogos Escolares Brasileiros em Minas Gerais

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus acolhe 700 mil visitantes nos cemitérios com estrutura e celebrações no Dia de Finados

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus informa instabilidade temporária no site de inscrições para patinação no gelo

1 dia atrás
Prefeitura de Manaus facilita acesso à credencial de estacionamento em ação social no Pró-Menor Dom Bosco
Ação integrada entre resulta na prisão de dois foragidos
Prefeitura encerra mês de atividades da ‘Operação Virtude’
Prefeito David Almeida apresenta pista de patinação no gelo
Prefeitura segue em obras do ‘Plano de Verão’ no bairro Japiim
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?