Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Vice-reitora, professor Therezinha Fraxe, participa de apresentação da plataforma da Rede Rhisa promotora de conectividade e sustentabilidade na Amazônia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Vice-reitora, professor Therezinha Fraxe, participa de apresentação da plataforma da Rede Rhisa promotora de conectividade e sustentabilidade na Amazônia
AmazonasEducação

Vice-reitora, professor Therezinha Fraxe, participa de apresentação da plataforma da Rede Rhisa promotora de conectividade e sustentabilidade na Amazônia

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 25 de maio de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar

Um pacto de independência é primordial para promover a conectividade, disse a vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe em encontro promovido pela Rede Rhisa   
Professores, estudantes, pesquisadores, representantes de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, além de órgãos de governos e entidades do terceiro setor que atuam no ecossistema de promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação, no Estado do Amazonas, tiveram a oportunidade de conhecer como a plataforma da Rede de Recursos Humanos e Inteligências para a Sustentabilidade da Amazônia (Rede Rhisa) está trabalhando para promover uma conectividade em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.
A apresentação da ferramenta ocorreu na manhã desta quinta-feira, 25 de maio, no Auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) que contou com a participação da vice-reitora, professora Therezinha Fraxe e contou com mais de 70 pessoas.
Durante a programação, os coordenadores da Rede Rhisa fizeram um retrospecto das mobilizações promovidas nos 18 municípios do Amazonas e nas seis capitais da Amazônia Legal, com o propósito de conectar pesquisadores e entidades, visando a divulgação e a promoção de projetos e soluções no campo da ciência, tecnologia e inovação, em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.
“Queremos ser o Tinder de CT&I da Amazônia Legal. Queremos que as pessoas encontrem seus pares tecnológicos por meio da Rhisa. Se eu sou uma indústria de abacaxi eu preciso saber onde estão sendo realizadas as pesquisas tecnológicas sobre o abacaxi e quem são essas pessoas que estão desenvolvendo esses estudos”, exemplificou o coordenador-geral da Rede Rhisa, Henrique Pereira.
Na oportunidade, a comunidade científica conheceu na prática as formas de adesão e apresentou contribuições para o aprimoramento da plataforma.
“A partir desses bancos de dados que estão se formando com informações tão importantes por meio da Rede Rhisa, estão surgindo novas pesquisas e com isso nós possamos conhecer melhor novos territórios, novas tecnologias. Será um grande passo que iremos dar aqui no Norte”, destacou o professor do curso de Administração da Ufam, Elton Teixeira.
Para a coordenadora do Programa Ciência na Escola da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Simara Abrantes, a Rede Rhisa é uma iniciativa valorosa.
“Nós já estamos pensando inclusive em levar a Rede Rhisa para dentro das escolas e apresentar porque será de grande importância para os projetos que submetemos na Fapeam, por exemplo”, disse o professor da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Marcos Baraúna.
A Rede Rhisa é uma iniciativa apoiada pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). Foi implementada pelo Instituto Acariquara com a cooperação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem aporte financeiro do Instituto Clima e Sociedade (ICS).
“Precisamos fazer um pacto para que a Rede Rhisa continue, independentemente de onde estejamos, de qual instituição fazemos parte, se não somarmos esforços para promover essa conectividade agora, não conseguiremos mais”, afirmou a vice-reitora da Ufam, Therezinha Fraxe.
Atualmente, a Rhisa já possui mais de cem mil cadastros de pesquisadores, Institutos de Ciência e Tecnologia, além de cooperativas e associações do terceiro setor que atuam no fomento da economia e desenvolvimento de tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Além da plataforma, a Rhisa possui uma agência de notícias voltada exclusivamente à promoção da divulgação das iniciativas de CT&I, funcionando com uma grande vitrine para a PD&I da Amazônia.

Tags:EducaçãoEstado do AmazonasGoverno do AmazonasUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Semana do Controle Social inicia reunindo usuários, gestores e trabalhadores do SUS, da zona Oeste

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

Por
18 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?