Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Vereador Raiff Matos amplia luta contra diabetes em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Câmara de Vereadores > Vereador Raiff Matos amplia luta contra diabetes em Manaus
Câmara de VereadoresPolítica

Vereador Raiff Matos amplia luta contra diabetes em Manaus

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A articulação em defesa dos diabéticos ganha força em Manaus. O vereador Raiff Matos (DC) busca ampliar a adesão popular para a proposta de criação do Centro de Tratamento do Diabetes (CTD de Manaus). O vereador apresentou ao prefeito de Manaus, David Almeida, a indicação 001/23 para a criação do CTD para a centralização dos cuidados em uma unidade de referência como forma de qualificar a atenção primária à doença, fortalecendo a prevenção e minimizando as sequelas e complicações.

“Estou conversando com pessoas buscando fortalecer essa causa que é uma bandeira de todos os manauaras. Essa luta é pelas famílias e pelos diabéticos em Manaus”, acrescentou o vereador. Raiff está reunindo pessoas de interesse no grupo de trabalho, numa espécie de comissão para reunir as necessidades dos diabéticos e familiares para fortalecer a luta.

O vereador Raiff Matos reuniu-se com os representantes de podólogos Paula Santos, Eliana Tinôco e Elinalva e os portadores de diabetes Cláudia Costa e Oarlem Sena. Também esteve com uma mãe de criança com diabetes, Milena Lima. O objetivo é colher informações aproveitando a experiência e o conhecimento de quem já tem vivência com o diabetes.

“Acredito que o CTD possa revolucionar a saúde primária em Manaus, fazendo um case de sucesso para o resto país, mostrando que vale a pena investir na prevenção”, argumentou o vereador. Esse modelo de atendimento primário já é adotado em outras cidades brasileiras como Ribeirão Preto, em São Paulo; São Luís, no Maranhão; e Resende, no Rio de Janeiro.

O CTD poderá auxiliar na aceleração do diagnóstico e na prevenção de casos mais graves da doença, que geram sequelas ou até a morte. Além disso, PODE ajudar nos cuidados básicos como nas dietas e no atendimento ambulatorial multidisciplinar. Segundo dados da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), mais de 101 mil pacientes estão cadastrados na secretaria e, dentre eles, mais de 300 são amputados. O Brasil é o sexto país em incidência da diabetes no mundo.

Campanha contra amputações

O vereador Raiff Matos também ingressou com Projeto de Lei (PL 095/2023) que institui campanha de prevenção às amputações em pacientes diabéticos. A intenção é ampliar informações sobre o cuidado com as extremidades dos pacientes, dando uma atenção para os pés e pernas, para reduzir amputações decorrentes das diabetes.

De acordo com o Ministério da saúde, de janeiro a setembro de 2021, foram realizadas 12.639 cirurgias de amputações de membros inferiores, como pés e pernas, decorrentes da diabetes, pelo Sistema Único de saúde (SUS). O número equivale à média de 46 procedimentos por dia.

Assessoria: Fred Novaes
Fotos: Ney Fabio

Tags:David AlmeidaManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito amplia ‘Bolsa Idiomas’ para contemplar crianças a partir de 10 anos
Próximo artigo Corregedor do AM participa de encontro do Fórum Fundiário Nacional para articular ações de governança de terras com governo federal

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

8 meses atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

8 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

8 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

8 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

8 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

8 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

8 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

8 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

8 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

8 meses atrás

Iluminação vermelha no Congresso celebra o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

11 meses atrás

Projeto cria política de incentivo ao uso de etanol nos carros

11 meses atrás
Projeto obriga médicos a se identificarem em voos, para serem acionados em caso de emergência
Projeto garante à gestante vítima de violência sexual agendamento prioritário em exames relacionados à gestação
Congresso recebe iluminação especial pelo Dia Nacional do Cerrado
Comissão de Direitos Humanos da Câmara divulga nota sobre denúncias contra ministro Sílvio Almeida
Câmara pode retormar análise da reforma tributária e discutir transição sobre desoneração da folha
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?