Estado assegurou regularização fundiária a mais de 600 famílias da comunidade Mundo NOVO, zona norte da capital


Mais de 600 moradores da comunidade Mundo NOVO, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, comemoraram nesta quarta-feira (27/08), a garantia de direitos, por meio da regularização fundiária assegurada pelo Governo do Amazonas. Os comunitários foram beneficiados com a entrega dos títulos definitivos de propriedade e destacaram a importância da documentação. A entrega foi realizada pelo governador Wilson Lima.
Para a cabeleireira, Leonice Carvalho, a documentação viabiliza soluções para melhorias nos imóveis, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos proprietários e suas famílias. “Ficamos muito felizes por esse título definitivo, que vai trazer grandes benefícios para nossas vidas. Só temos a agradecer a todos que estão nos proporcionando viver esse momento feliz que tanto esperávamos.”, destacou.

FOTO: Alex Pazuello e Arthur Castro/SECOM
A entrega dos títulos definitivos foi efetuada pela Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) e faz parte da programação da Semana Nacional do Solo Seguro – Favela, evento promovido pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ) e que segue até sexta-feira (29/08), em todo o país.
Quem também está entre as mais de 600 pessoas contempladas com os títulos definitivos, é a artesã Lilian Oliveira. Ela agradeceu pelo direito assegurado e garantiu que a entrega da documentação é a realização do sonho de toda comunidade Mundo NOVO.

FOTO: Alex Pazuello e Arthur Castro/SECOM
“Eu estou muito feliz por estar recebendo o documento definitivo da minha casa, do meu terreno. Sou grata ao nosso governador Wilson Lima por realizar não só o meu sonho, mas de um coletivo todo aqui da comunidade Mundo NOVO. Da inscrição para cá, não demorou muito tempo, foi um sonho em curto prazo”, declarou.
A titular da Sect, Renata Queiroz, destacou o papel fundamental da regularização fundiária para garantir aos cidadãos acesso a financiamentos e políticas públicas, além de segurança jurídica para deixar o imóvel como herança. “Essa é uma comunidade que estava esperando essa oportunidade, por ter o seu documento de propriedade devidamente registrado no cartório, dando a segurança jurídica e a legalidade necessárias para que eles possam fazer tudo que tem direito com o seu imóvel, tornar esse imóvel produtivo e seguro”, assinalou.

FOTO: Alex Pazuello e Arthur Castro/SECOM
regularização fundiária
As ações de regularização fundiária executadas pela Sect fazem parte do Amazonas Meu Lar, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e desenvolvido pela Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), além da Sect.
Desde 2019, o Governo do Amazonas já contemplou mais de 20 mil famílias com títulos definitivos de propriedade. As ações reforçam o compromisso do Estado com a habitação popular, promovendo dignidade, valorização patrimonial e estabilidade jurídica para as famílias beneficiadas.
“É um compromisso do governador Wilson Lima para que levemos dignidade e Cidadania para essas pessoas que estão em busca do seu tão sonhado título definitivo, com a devida legalidade, com o registro no cartório dando segurança de fato e de direito para cada família que está recebendo”, concluiu a secretária de Estado das Cidades e Territórios, Renata Queiroz.
O post “Vai trazer grandes benefícios para nossas vidas”, diz moradora contemplada pelo Governo do Estado com título definitivo de propriedade apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.