Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Vacinação em Foco: FVS-RCP treina coordenadores municipais em microplanejamento para ampliar cobertura vacinal no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Vacinação em Foco: FVS-RCP treina coordenadores municipais em microplanejamento para ampliar cobertura vacinal no Amazonas
Governo do Amazonas

Vacinação em Foco: FVS-RCP treina coordenadores municipais em microplanejamento para ampliar cobertura vacinal no Amazonas

3 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Objetivo é treinar profissionais para a gestão eficiente e eficaz do programa de imunização

FOTO: Letícia Araújo / FVS-RCP

Segue até sexta-feira (19/09), a capacitação “Gestão em Imunização com Ênfase no Macroplanejamento para Ações de Vacinação de Alta Qualidade no Amazonas”, promovida pela Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Iniciada na segunda-feira (15/09), o treinamento é voltado a profissionais de Manaus e 20 municípios do estado.

O evento é destinado para coordenadores municipais de imunização e tem como objetivo capacitar profissionais para a gestão eficiente e eficaz do programa de imunização.

A diretora-presidente da Fundação, Tatyana Amorim, destaca a necessidade da iniciativa junto aos municípios. “O processo de macroplanejamento é identificar oportunidades de melhoria, analisar onde precisamos avançar e garantir que os municípios recebam os imunizantes em tempo oportuno. Este momento é justamente para trabalharmos juntos, integrando as equipes”, pontua.

FOTO: Letícia Araújo / FVS-RCP

Para a gerente estadual do Programa de Imunização da FVS-RCP, Ângela Desirée, é importante empoderar o enfermeiro no programa de imunizações. “A proposta é, que no final dessa capacitação, os participantes saiam com conhecimentos suficientes para poder trabalhar na gestão municipal de saúde, mas também trabalhar junto à sociedade e as e as outras secretarias para que possamos alcançar as coberturas vacinais”, ressalta Ângela.

Durante o evento, FVS-RCP ministra palestras sobre os aspectos técnicos, administrativos, de planejamento, monitoramento e avaliação.

Participando do treinamento, a coordenadora de imunização do município de Tonantins, Luma Pereira, ressalta o desafio logístico do município. “Como Tonantins fica no meio do Alto Solimões, a gente tem um pouco de dificuldade para chegar nos municípios de difícil acesso, mas com essa capacitação, a gente vai montar estratégias para ir até no último município, onde fica de quatro horas para Tonantins, imunizar as crianças, os adultos e os adolescentes”, acrescenta.

Além de Tonantins, participam municípios como Anamã, Autazes, Barcelos, Boca do Acre, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itamarati, Manacapuru, Manicoré, Manaus, NOVO Airão, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, Tapauá e São Gabriel da Cachoeira.

Programação

Em 2025, os treinamentos da FVS-RCP já alcançaram os municípios Manacapuru, Tefé e além de Manaus nos próximos meses, a agenda seguirá com atividades e a programação continua nos municípios de Itacoatiara, Tabatinga e Parintins.

Eixo da Vigilância em saúde

A Vigilância Epidemiológica, integrada à FVS-RCP, tem a missão de proteger a saúde da população por meio do Programa Estadual de Imunização, que planeja, capacita profissionais, coordena e monitora as coberturas vacinais. Também garante a distribuição segura de imunobiológicos para salas de vacinação e ações extramuros, inclusive em áreas remotas, assegurando a prevenção de doenças, o controle de surtos e a promoção da qualidade de vida no Amazonas.

O post Vacinação em Foco: FVS-RCP treina coordenadores municipais em microplanejamento para ampliar cobertura vacinal no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Relator da PEC da Segurança Pública apresenta sugestões de mudança no texto
Próximo artigo Governador Wilson Lima apresenta resultados da ampliação do Sistema Paredão, com novas tecnologias de reconhecimento facial e de placas

Mais notícias desta categoria

Formatura oficiais combatentes amazonas reduz custos, fortalece corporação e qualifica profissionais para atuar no estado

23 minutos atrás

Polícia Civil divulga imagem de Flávio Amaral Félix procurado por estupro de adolescente em Itapiranga

15 horas atrás

Governo Presente amplia acesso à saúde em Manaus com mais de 17,6 mil atendimentos em 2025

15 horas atrás

FVS-RCP atualiza informe sobre vírus respiratórios e registra 5.408 casos notificados no Amazonas em 2025

15 horas atrás

Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach no Teatro Amazonas tem sessões às 19h até 23/12

15 horas atrás

Produtores rurais destacam o fortalecimento do setor primário com apoio do Governo do Amazonas

15 horas atrás

Polícia Militar confirma apreensão de entorpecentes de 1,164 tonelada em micro-ônibus na Rodovia AM-010 em Rio Preto da Eva

17 horas atrás

Governo do Amazonas divulga 65 vagas de emprego com atendimento no Sine Amazonas nesta terça-feira

17 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega mais de 40 toneladas pelo Programa de Aquisição de Alimentos a instituições sociais em Manaus

17 horas atrás

Governo do Amazonas entrega 42 toneladas de alimentos e reforça segurança alimentar no Natal em Manaus

17 horas atrás

FCecon orienta pacientes com câncer sobre alimentação nas festas de fim de ano

18 horas atrás

Detran-AM realiza operação de fiscalização em Manaus e Rio Preto da Eva e registra 411 infrações

18 horas atrás
PIB do Amazonas cresce 1,87% no 3º trimestre de 2025 e soma R$ 47,52 bilhões com indústria em alta
Fundação Alfredo da Matta realiza 532 cirurgias dermatológicas em 28 dias do Opera+ Amazonas
Polícia Civil do Amazonas solicita 12,3 mil medidas protetivas em 2025 e amplia atendimento às vítimas
Governo Presente: Mutirão de serviços registrou mais de 115,7 atendimentos em 2025
Espetáculo Edward Mãos de Tesoura retorna a Manaus com sessão gratuita no Largo de São Sebastião em 23/12
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?