Vacinação contra a influenza foi oferecida na Policlínica Gerontológica da Funati para facilitar o acesso dos alunos idosos.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) e em parceria com a Fundação Universidade Aberta da terceira idade (Funati), aplicou a vacina contra a gripe nesta terça-feira, 18/11, na Policlínica Gerontológica da Funati Darlinda Esteves Ribeiro, na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus. A oferta do imunizante iniciou às 8h e se estendeu até as 12h.
Objetivo da ação
A iniciativa teve por objetivo facilitar o acesso ao imunizante pelos idosos que estudam na Funati, parcela do público que integra os grupos prioritários para proteção contra formas graves da doença causada pelo vírus influenza.
A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, explicou que pessoas idosas têm o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, correm maior risco de desenvolver complicações graves se não se vacinarem. “Os idosos precisam se vacinar, anualmente, contra a influenza, porque a vacina protege o organismo, fortalecendo-o e impedindo que as formas graves da doença se manifestem, o que significa dizer que, quando eles se protegem com a vacina, o risco de ficar doente, agravar e precisar de internação diminui consideravelmente”, disse Shádia Fraxe.
Posição da Funati
O reitor da Funati, Euler Ribeiro, afirmou que a vacinação contra a influenza é uma das estratégias mais eficazes para proteger a saúde da população idosa. “Na Funati, reforçamos nosso compromisso com a prevenção e o cuidado integral, incentivando nossos alunos e a comunidade a manterem suas imunizações em dia. Cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e longevidade”, defendeu.
Grupos prioritários e acesso
Além dos idosos com 60 anos ou mais, outros grupos prioritários podem receber a vacina, entre eles crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes, totalizando 20 grupos prioritários. A lista de unidades onde a vacina está disponível PODE ser conferida por meio do link https://bit.ly/SalasVacina.
atendimento domiciliar para acamados
A Semsa também disponibiliza atendimento em domicílio para pessoas acamadas. Para ter acesso ao serviço, o responsável deve entrar em contato com a secretaria e efetivar o cadastro, informando nome, idade e endereço. A equipe de saúde comparecerá ao domicílio para realizar a vacinação.
Os contatos por zona são: zona Norte 98842-6029; zona Sul 98842-8346; zona Leste 98842-8506; zona Oeste 98802-4713. O serviço também PODE ser solicitado pelo Disque saúde: 98842-5959.
— — —
Texto – Divulgação/Semsa
Fotos – Divulgação/Funati
Assuntos nesse artigo:
#vacina, #gripe, #influenza, #Semsa, #funati, #policlinicagerontologica, #darlindaestevesribeiro, #avenidabrasil, #santoantonio, #zonaoeste, #Manaus, #idosos, #acamados, #salasdevacina, #disquesaude


