Vacina contra a covid-19 está disponível nas unidades de saúde da Prefeitura de Manaus. A Secretaria Municipal de saúde (Semsa) informa que, após o envio de uma nova remessa de doses pelo Ministério da saúde, as unidades básicas foram reabastecidas. Segundo as novas diretrizes nacionais, a vacina contra a covid-19 é destinada ao público de 6 meses a menores de 5 anos, assim como idosos, gestantes e grupos prioritários, que devem receber a vacina anualmente.
A vacina contra a covid-19 continua sendo recomendada pela OMS (Organização Mundial de saúde). A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, reitera a importância da vacinação periódica para crianças e adultos que fazem parte dos grupos especiais. Isso é essencial para reduzir os casos graves e óbitos relacionados à doença.
Além de sua presença no calendário infantil, a vacina contra a covid-19 agora foi inclusa no calendário nacional de vacinação para idosos com 60 anos ou mais e para gestantes. Esse movimento amplia o acesso da população a um recurso vital no combate ao coronavírus. Para outros 14 grupos, a vacinação é considerada especial, destacando a importância de estar em dia com as doses.
Para as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, a vacina contra a covid-19 deve seguir o calendário básico, com a primeira dose aplicada aos 6 meses e a segunda aos 7 meses. Crianças imunocomprometidas devem receber três doses: aos 6, 7 e 9 meses. Aqueles que não iniciaram ou completaram o esquema vacinal podem receber a vacina até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Os idosos com 60 anos de idade têm duas doses anuais preconizadas, que devem ser aplicadas a cada seis meses. Por outro lado, gestantes também devem receber uma dose em qualquer período da gravidez e a cada gestação.
As pessoas acima de 5 anos que pertencem a 14 grupos de vacinação especial precisam ser vacinadas anualmente. Esses grupos incluem, mas não se limitam a: pessoas vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometidos, indígenas aldeados e não aldeados, ribeirinhos, quilombolas, puérperas, trabalhadores da saúde, entre outros. Todos devem receber uma dose por ano, enquanto os imunocomprometidos devem receber duas doses anuais, com intervalo de seis meses.
O acesso à vacina contra a covid-19 é facilitado pela Prefeitura, com disponibilidade em todas as unidades da REDE municipal de saúde. O atendimento acontece diariamente, conforme o horário regular de funcionamento. No entanto, as unidades de pequeno porte oferecem a vacina em um único dia da semana, que é às quartas-feiras. Para obter informações sobre endereços e horários de atendimento, acesse o link: https://bit.ly/SalasVacinaJan25.
No tocante às crianças de 5 a 11 anos, Isabel Hernandes informa que a vacina contra a covid-19 ainda não está disponível para essa faixa etária. A Semsa aguarda o recebimento das doses recomendadas específicas. Neste momento, apenas foram recebidos os imunizantes Zalika, que podem ser utilizados em pessoas a partir de 12 anos, e a Pfizer Baby, destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Isabel orienta os responsáveis a ficarem atentos à normalização dos estoques para crianças de 5 a 11 anos que pertencem a grupos especiais. Assim que as doses chegarem, a informação será prontamente comunicada.
O imunizante Zalika, que foi desenvolvido pelo Instituto Serum da Índia, recebeu aprovação da ANVISA em janeiro de 2024. Com base em tecnologia de DNA recombinante, este imunizante contém a proteína S (spike) do SARS-CoV-2, associada ao adjuvante Matrix-M, e atende às exigências de atualização da OMS.
Assuntos nesse artigo: #vacina, #covid19, #Manaus, #saude, #semusa, #imunizacao, #gestantes, #idosos, #grupo_prioritario, #calendario_vacinacao, #crianças, #prevencao, #doencas, #saude_publica, #vacinas, #biomedicina, #serum, #saude_municipal, #atualizacao_vacinal, #recomendações
