Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: UTI Neonatal do Instituto Dona Lindu adota extração de leite materno à beira do leito para fortalecer vínculo entre mãe e bebê
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > UTI Neonatal do Instituto Dona Lindu adota extração de leite materno à beira do leito para fortalecer vínculo entre mãe e bebê
Governo do Amazonas

UTI Neonatal do Instituto Dona Lindu adota extração de leite materno à beira do leito para fortalecer vínculo entre mãe e bebê

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
Última atualização: 10 de maio de 2025
5 Min Lidos
Compartilhar

Prática recomendada pelo Ministério da Saúde leva benefícios nutricionais e emocionais para recém-nascidos internados

FOTO: Guilherme Fragas/SES

O Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), maternidade que integra o Complexo Hospitalar Sul (CHS), passou a adotar a técnica de extração de leite materno à beira leito, na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). A técnica consiste na ordenha do leite materno realizada pela mãe ao lado do filho, favorecendo o contato visual e físico.

Já adotada nas unidades Canguru (Ucinca), de Cuidados Intermediários Convencional (Ucinco) e de Cuidado Intensivo (UCI), a extração à beira leito visa proporcionar maior proximidade entre mães e bebês recém-nascidos que, por complicações de saúde, ainda não conseguem mamar diretamente no seio materno.

É o caso da pequena Estella, nascida prematuramente com 29 semanas de gestação. A mãe, Eliene Nóbrega, foi a primeira a aderir ao novo protocolo na UTIN. “Chego uma hora antes da dieta, faço a extração, manipulamos o pote, retiramos a quantidade indicada com a seringa e realizamos a gavagem”, explica.

A gavagem é uma técnica comum na UTI neonatal, em que o leite é administrado por meio de uma sonda inserida no estômago do bebê. Esse método é essencial para recém-nascidos com dificuldades de sucção, deglutição ou que usam sondas.

FOTO: Guilherme Fragas/SES

Benefícios emocionais e nutricionais

Além de assegurar que o leite seja oferecido ao bebê com suas propriedades protetoras intactas, sem interferência de processos de armazenamento e transporte, a extração à beira do leito tem impactos positivos também para a saúde mental da mãe. “A prática reduz o estresse, estimula a produção de leite e fortalece o vínculo com o filho”, explica a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

“Estar perto dele me dá paz. Saber que é o meu leite que está ajudando na recuperação dele me emociona. Hoje, ele mamou direto no meu peito pela primeira vez. Foi muito emocionante”, relata Lucilane Andrade, mãe de Logan, também prematuro extremo.

Capacitação e segurança

Segundo a coordenadora de enfermagem do IMDL, Maria Gracimar Fecury, a implementação da prática segue rigorosos protocolos de biossegurança. “Capacitamos enfermeiros, técnicos e a equipe da pediatria, além de orientar as mães para garantir um processo seguro e eficaz”, ressalta.

A supervisora de enfermagem da UTIN, Paula Macelly, destaca que a adesão é voluntária e depende da condição clínica da mãe. “Se ela está bem, consegue se movimentar e deseja participar, é autorizada. Nada é feito sem o consentimento dela”, explica.

O leite excedente coletado pelas mães é encaminhado ao Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) da unidade e, posteriormente, direcionado aos bancos de leite da rede estadual, fortalecendo ainda mais a política de incentivo ao aleitamento materno.

FOTO: Guilherme Fragas/SES

Aleitamento como prioridade

Reconhecido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), o IMDL prioriza o aleitamento materno como estratégia essencial para a saúde dos bebês. O leite materno protege contra infecções, doenças respiratórias e reduz o risco de obesidade e diabetes no futuro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), o Unicef e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, e complementado até os dois anos ou mais. Estima-se que mais de 1,5 milhão de mortes infantis poderiam ser evitadas no mundo com essa prática.

Para mães como Eliene, a amamentação é também um sonho. “Ver minha filha mamando direto no peito, em casa, é tudo que eu quero. Até lá, sigo firme nessa jornada”, reforça.

O post UTI Neonatal do Instituto Dona Lindu adota extração de leite materno à beira do leito para fortalecer vínculo entre mãe e bebê apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

SES-AM reforça combate ao tabagismo em ação educativa na Vila Olímpica

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Ciama encerra Semana de Integridade e Compliance debatendo os desafios da Gestão Pública Ética e Transparente

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Barco Hospital São João XXIII encerra 10ª expedição com quase 7 mil atendimentos em Urucurituba

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Projetos da UEA são homenageados pela Delegacia da Receita Federal em Varginha (MG)

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Detran-AM: Escola Pública de Trânsito disponibiliza 260 vagas para cursos gratuitos no mês de junho

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas investe R$ 75 mil na compra de alimentos da agricultura familiar em Anori

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
30 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?