Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: UnLoc Idam/Itamarati e produtores discutem expansão da cultura do coco do murumuru no alto Rio Juruá
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > UnLoc Idam/Itamarati e produtores discutem expansão da cultura do coco do murumuru no alto Rio Juruá
Governo do Amazonas

UnLoc Idam/Itamarati e produtores discutem expansão da cultura do coco do murumuru no alto Rio Juruá

4 semanas atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Reunião em Itamarati tratou proposta para ampliar a produção e mapear famílias interessadas na cultura do coco do murumuru.

Técnicos da Unidade Local (UnLoc) Idam/Itamarati se reuniram na manhã desta terça-feira (03/03) com representantes de quatro organizações de produtores e de duas comunidades em Itamarati, distante 985 quilômetros de Manaus, para discutir estratégias de expansão da cultura do coco do murumuru e definir o levantamento do número de famílias interessadas em desenvolver a atividade.

Proposta e apoio institucional

“Já temos três comunidades que vêm explorando a atividade com bons resultados, o que comprova o grande potencial no município. Nosso objetivo é expandir a cultura para o alto Rio Juruá”, destacou o gerente da UnLoc Idam/Itamarati, Osmázio Rabelo.

Conforme o gerente, após a reunião ficou estabelecida a proposta de ampliar a exploração dessa atividade nova, com comercialização por meio da associação AMARU, para diversificar a renda das famílias rurais da região e proporcionar maior segurança financeira. O projeto está sendo desenvolvido com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Produção.

Participantes e próximos passos

O encontro reuniu 14 representantes das organizações envolvidas: Associação Ambiental Extrativistas e Produtores de Itamarati (AAEPRI), Associação dos Agropecuaristas de Itamarati (AGROPEC), Cooperativa Mista de Desenvolvimento Sustentável e economia solidária da Reserva Extrativista do Médio Rio Juruá (CODAEMJ) e AMARU, além das comunidades Canta Galo e Valter Buri.

Como próximo passo, será feito o levantamento do número de famílias interessadas em iniciar ou ampliar a produção do coco do murumuru, para que a ação seja levada a campo e integrada às rotinas de comercialização e assistência técnica já previstas pelo projeto.

Assuntos nesse artigo:

#cocodomurumuru, #unlocidamitamarati, #Itamarati, #riodojurua, #alto_riodojurua, #amaru, #aaepri, #agropec, #codaemj, #cantagalo, #valterburi, #prefeitura_municipal, #secretaria_de_producao, #familias, #produtores, #comunidades, #associacoes, #extrativistas, #economia_solidaria, #producao

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Residência médica no Amazonas lança quatro novos programas para formação de especialistas e amplia serviços
Próximo artigo Prefeitura de Manaus recupera drenagem profunda na avenida 7 de Maio e restabelece escoamento das águas pluviais

Mais notícias desta categoria

Sedurb e UGPE anunciam soluções de moradia para 200 famílias da Monte Horebe pelo Amazonas Meu Lar

18 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de Israel de Araújo Silva desaparecido desde 13 de março na avenida Timbiras

18 horas atrás

Simpósio de Segurança Pública na Amazônia reúne 600 participantes e integra pesquisa à prática na área

19 horas atrás

Governo do Amazonas abre inscrições para o Conselho Estadual de Juventude com prazo até 9 de abril de 2026

19 horas atrás

Amazonas sanciona lei que prioriza compra do café Robusta Amazônico e impulsiona produção local

19 horas atrás

Anuário da Segurança Pública aponta redução de homicídios e guia planejamento no Amazonas

19 horas atrás

Amazonas reafirma protagonismo no setor energético com Amazonas Óleo, Gás e Energia e amplia conexões comerciais

19 horas atrás

Sistema penitenciário do Amazonas avança e é reconhecido em cerimônia pelos 11 anos da Seap

20 horas atrás

Sauim-de-coleira resgatado em Manaus após ser encontrado ferido em residência no dia 26/03

20 horas atrás

CBMAM inicia Curso de Operações em Produtos Perigosos para 28 militares em Manaus nesta sexta

21 horas atrás

Governo do Amazonas realiza 2º Fórum Estadual de Políticas para as Mulheres e lança Canal Amazonas Mulher

21 horas atrás

Câncer colorretal no Amazonas tem alta incidência e pede rastreamento desde os 45 anos

21 horas atrás
Parque Rio Negro recebe programação “Circo na Praça” em comemoração ao Dia do Circo
Programação gratuita do Dia do Circo leva apresentações ao Parque Rio Negro nos dias 28 e 29 de março
Seap comemora 11 anos de criação com solenidade da Medalha Mérito Penitenciário
Medalha Mérito Penitenciário reconhece contribuições ao sistema penitenciário do Amazonas na cerimônia de 26/03
Garantia-Safra beneficia 70 agricultores em Eirunepé com R$ 84 mil pagos conforme calendário do Bolsa Família
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?