A 9ª edição realizada no Palacete Provincial impulsiona o empreendedorismo local com lojas autorais e aproxima o público jovem do universo criativo


Mais do que um encontro de fãs da cultura pop oriental e ocidental, a 9ª edição do Universo Geek Manaus (UGM9), realizada no fim de semana (24 e 25/05), no Palacete Provincial, no Centro de Manaus, consolidou-se como uma das principais vitrines da economia criativa na capital amazonense. O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Universo Geek Museu.
Com programação gratuita e intensa, o evento recebeu mais de 12 mil pessoas nos dois dias, que foram prestigiar muita música, cosplay, danças, batalhas de rima e torneios, mas a alma do evento foram as dezenas de empreendedores que movimentaram o espaço com produtos autorais e personalizados.
A economia criativa é hoje uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo, reunindo setores onde a criatividade, o conhecimento e a inovação são os principais insumos. Em eventos como o UGM, essa lógica ganha força ao dar visibilidade e renda a pequenos produtores locais como artistas visuais, designers, encadernadores e lojistas que trabalham com artigos personalizados e de cultura geek.
Letícia Rodrigues, fundadora da Two Moon Store junto com seu irmão Leonardo Henrique, exemplifica bem essa força. “Começamos com encadernações e arte autoral, hoje vendemos quadros, cadernos, calendários personalizados”. Letícia ainda complementa, “Esse tipo de evento é essencial para fortalecer a economia criativa. Ele abre portas para quem trabalha com arte, design e cultura pop local, e mostra que dá sim para transformar a criatividade em renda.”


Sem loja física, ela explica que os eventos são fundamentais para garantir a sustentabilidade do negócio. “Geralmente estamos na feira da Eduardo Ribeiro, mas é em eventos como esse que conseguimos alcançar novos públicos”.
Ketlen Fabiana, da loja Coruja Geek AM, também vê no UGM uma vitrine para pequenos negócios. Trabalhando com revenda e produção própria, ela trouxe ao evento quadros, colecionáveis e chaveiros do universo pop. “Quanto mais eventos como o UGM, mais a gente vende. É uma forma de alcançar públicos que fora daqui talvez nunca viessem à nossa loja”, relatou.
Participando pela quarta vez, Ketlen afirma que esse tipo de iniciativa fortalece os empreendedores locais. “A cada edição, o público geek cresce em Manaus. Esses eventos ajudam a divulgar nosso trabalho, girar a economia e manter nosso negócio vivo.”
Além do comércio, o UGM9 reforça o papel social da economia criativa ao criar espaços de pertencimento. As estudantes Larissa Winnie e Larissa Aviz foram ao evento para aproveitar as atrações, exibir seus cosplays e se conectar com outras pessoas.


“Eu me sinto acolhida. Aqui é meu lugar. É onde a gente se encontra com pessoas que gostam das mesmas coisas”, disse Winnie. “E é nesse ambiente que a gente brilha, exibe os cosplays que a gente ama e conhece novos mundos”, completou Aviz.
Com mais de 20 atrações em dois dias, o UGM9 foi um reflexo de como a cidade tem potencial para fomentar a criatividade como motor de desenvolvimento econômico e cultural. Ao unir o entretenimento ao empreendedorismo, o evento reafirma que o universo geek é mais do que consumo, é expressão, conexão e sustentabilidade. E cada loja autoral presente é a prova de que ideias bem cultivadas podem virar negócio, arte e identidade.
O post Universo Geek Museu reforça a economia criativa em Manaus e transforma cultura geek em oportunidade de renda apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.