Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Unidades de saúde oferecem exame preventivo em edição do ‘Sabadão Lilás’
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Unidades de saúde oferecem exame preventivo em edição do ‘Sabadão Lilás’
Manaus

Unidades de saúde oferecem exame preventivo em edição do ‘Sabadão Lilás’

7 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), vai promover, neste sábado, 22/3, mais uma etapa do “Sabadão Lilás”, de 2025, com a oferta de serviços em nove unidades de saúde.

A programação integra a campanha do “Março Lilás”, que tem como objetivo sensibilizar o público feminino para a importância das ações de prevenção e o cuidado em saúde, em especial a prevenção do câncer do colo do útero.

A chefe da Divisão de Atenção à saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Freitas, informa que as nove unidades de saúde já funcionam sempre aos sábados, mas intensificarão a oferta de serviços como o exame preventivo, que detecta o câncer do colo do útero em fase inicial, e a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), principal causador da doença.

“A programação do ‘Sabadão Lilás’ foi organizada para oportunizar o acesso das mulheres aos serviços de saúde. Muitas mulheres não têm tempo durante a semana para procurar uma unidade de saúde, devido ao trabalho e o cuidado com os filhos. Por conta disso, a Semsa estabeleceu essa estratégia para intensificar o atendimento nas unidades de saúde aos sábados no mês de março. Também serão realizadas ações de educação em saúde, com rodas de conversa e palestras”, explicou Lúcia Freitas.

No sábado, o atendimento estará disponível nas unidades de saúde José Rayol dos Santos e Rosa Pereira de Almeida, na área de abrangência do Distrito de saúde (Disa) Sul; Alfredo Campos, Amazonas Palhano e Maria Leonor Brilhante, no Disa Leste; Major PM Sálvio Belota, Balbina Mestrinho e Carmen Nicolau, no Disa Norte; e Deodato de Miranda Leão, no Disa Oeste.

“O atendimento para o exame preventivo é em livre demanda, sem necessidade de agendamento. As unidades de saúde irão atender das 8h às 12h, exceto na clínica da família Carmen Nicolau, na zona Norte, que realiza atendimentos aos sábados das 7h às 18h”, informou Lúcia.

As Unidades Móveis de saúde da Mulher também estão envolvidas na programação do “Sabadão Lilás”, em diferentes datas, cada qual em seu território de atuação. Neste sábado, 22/3, das 8h às 12h, haverá o atendimento na zona Norte, com a unidade móvel atendendo na escola municipal Benjamin Matias Fernandes, rua rio Caquetá, s/nº, Viver Melhor 1, Lago Azul, com a oferta de exames de mamografia, preventivo, ultrassom, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), consultas médicas e consultas de enfermagem e atualização vacinal.

De acordo com Lúcia Freitas, mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos que já têm vida sexual representam o público principal na oferta do exame preventivo para rastreio para identificação precoce do câncer do colo do útero.

“A programação do ‘Sabadão Lilás’ será encerrada no dia 29 de março, mas a oferta dos serviços continuará disponível na rotina de atendimento da REDE municipal de saúde”, reforçou.

Unidades que funcionarão com ações do “Sabadão Lilás”

Zona Sul

USF José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores

USF Rosa Pereira de Almeida- Rua São Benedito, s/nº, Morro da Liberdade

Zona Leste

USF Alfredo Campos – Avenida Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José 1

USF Maria Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves

Zona Norte

USF Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, 786, Santa Etelvina

USF Balbina Mestrinho – Rua Major Silvério Nery, 170, Cidade Nova

Clínica Carmen Nicolau – 7h às 18h – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul

Zona Oeste

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos –  Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Equipe amazonense estreia como única representante da região Norte no Brasileirão Feminino
Próximo artigo Operação da Prefeitura de Manaus contra transporte clandestino fecha semana com 14 apreensões

Mais notícias desta categoria

Escola da Prefeitura de Manaus é a única a representar o Amazonas em feira de ciências em Brasília

56 minutos atrás

Prazo final de apresentação de vacinadores convocados

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus e Abrasel alinham pauta sobre setor da gastronomia no centro histórico

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus regulamenta sinalização da rua Mundurucus

4 horas atrás

Prefeitura leva curso de Cuidador Comunitário ao bairro Coroado

20 horas atrás

Prefeito David acompanha formação de novos guardas municipais

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem

21 horas atrás

Prefeitura recupera pavimento no conjunto Oswaldo Frota

21 horas atrás

Prefeitura de Manaus leva asfalto ao conjunto Viver Melhor 2

21 horas atrás

Obras de recuperação asfáltica no bairro Tancredo Neves

21 horas atrás

Prefeitura realiza recuperação asfáltica no bairro Lago Azul

21 horas atrás

Prefeitura leva vacinação antirrábica a bairros e ruas de Manaus

22 horas atrás
Prefeitura de Manaus promove treinamento ‘Direto ao Ponto’ com foco em estratégias digitais e inteligência artificial
Sine Manaus oferta 217 vagas de emprego nesta terça–feira, 14/1
Estudantes do 5º ano participam do último ‘Viradão Saeb’ 2025
‘Boizinho Manaus’ encerra com sucesso a Feirinha do Tururi
Prefeitura de Manaus intensifica ações da operação ‘Virtude’
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?