Curso foi requisitado pelos moradores e será ministrado pelo Cetam, por meio de parceria com a UGPE
O curso faz parte da estratégia do programa para estimular o empreendedorismo entre os beneficiários do programa.FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEA Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Governo do Amazonas, abriu novo curso de capacitação por meio do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Cerca de 20 moradores do Residencial Mestre Chico, zona sul de Manaus, iniciaram esta semana o curso de Design de Sobrancelhas.
Ofertado por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o curso faz parte da estratégia do programa para estimular o empreendedorismo entre os beneficiários do programa.
“Os cursos que oferecemos preparam a mão de obra local para o mercado de trabalho e aumentam as oportunidades de emprego”, explica o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, ressaltando que para o mês de agosto serão ofertadas 30 vagas no curso de manutenção de condicionador de ar.
Em junho, 21 moradores do residencial Mestre Chico foram capacitados no curso de Almoxarife. Nos últimos três anos, o Governo do Amazonas capacitou mais de 2 mil beneficiários do Prosamin em seis cursos de qualificação profissional, nas áreas de gestão, administração, informática, comércio e serviços. A quantidade só não foi maior devido à paralisação por conta da pandemia de Covid-19.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEFOTOS: Tiago Corrêa/UGPENo curso de Design de Sobrancelhas, os alunos aprendem conceitos básicos de estética, design de sobrancelhas, técnicas de depilação, aplicação de henna, manutenção e correção, concluindo a carga horária de 60h.
De acordo com a subcoordenadora do setor social da UGPE, Viviane Dutra, o curso é voltado para jovens e adultos, visando uma formação profissional que garanta oportunidades no mercado de trabalho, de maneira formal e autônoma.
“A capacitação na área de estética atende ao anseio dos próprios moradores do residencial”, destaca Viviane.
Em alta no mercado da beleza, o curso de Design de Sobrancelhas permite ampliar as técnicas de limpeza da região, usando fios, explica a instrutora do Cetam, Nelma Dourado.
“Ministramos teoria e prática com módulos diferentes, com técnicas de desenho das sobrancelhas, treinamentos de marcações com lápis, parquímetro e linha. No final, o curso prepara o estudante para promover a autoestima de pessoas através da harmonização das sobrancelhas”, afirma a instrutora do curso.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEOs alunos recebem material didático básico gratuito e acompanhamento de instrutores durante todo o curso, com aulas práticas e teóricas. Ao terminarem os cursos, os alunos estarão aptos a colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula e ingressarem no mercado de trabalho.
“Quando terminar o curso, quero mostrar resultados excelentes da experiência que tive. Design de sobrancelhas é uma área que pretendo levar para vida. É um sonho que eu quero construir”, disse Carliany da Silva Souza, aluna do curso.
O post UGPE promove curso de Design de Sobrancelhas para moradores do residencial Mestre Chico