Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: UGPE participa de oficina regional para construção do Plano Nacional de Arborização Urbana
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > UGPE participa de oficina regional para construção do Plano Nacional de Arborização Urbana
Governo do Amazonas

UGPE participa de oficina regional para construção do Plano Nacional de Arborização Urbana

10 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

PlaNAU vai apoiar estados e municípios na implementação de ações efetivas nessa área, nas cidades

FOTO: Paula Pessoa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), participou, nesta terça-feira (17/06), da oficina regional do processo de construção do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU). O evento foi realizado no Auditório da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), na zona sul de Manaus.

O PlaNAU está sendo elaborado com a colaboração de diversos setores da sociedade, por meio de oficinas regionais presenciais e espaços de participação on-line. O objetivo do plano é oferecer diretrizes técnicas e estratégicas que apoiem estados e municípios na implementação de ações efetivas de arborização urbana. O Plano busca promover benefícios ambientais, sociais, econômicos e climáticos de maneira integrada e equitativa.

A gestora ambiental da Subcoordenadoria de Projetos Ambientais da UGPE, Rebeca Louise, falou sobre a importância da participação no evento e destacou o programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), como uma iniciativa que reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a arborização urbana.

FOTO: Paula Pessoa/UGPE

Com uma iniciativa inovadora de reflorestamento, o Prosamin+, executado pela UGPE, prevê o plantio de mais de 49 mil mudas em áreas urbanas degradadas. Os primeiros plantios foram feitos em janeiro deste ano, na Comunidade Manaus 2000, com a introdução de 200 seringueiras jovens. Além disso, 17 mil mudas serão destinadas ao paisagismo das áreas de intervenção do programa.

“Durante a oficina regional, discutimos de forma técnica o planejamento e a ampliação da zona verde da cidade. O Prosamin+ tem participação ativa nesse processo, por meio de políticas públicas evidenciadas no projeto de reflorestamento, que prevê o plantio de 49 mil mudas para a recuperação de áreas urbanas degradadas”, explicou a gestora ambiental.

A construção do plano é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e os Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei). A iniciativa conta, ainda, com o apoio de universidades, conselhos profissionais, entidades ambientalistas e governos locais. Entre os temas debatidos nas oficinas estão o escopo do plano, metas e indicadores, governança, estratégias de financiamento e ações para a expansão da arborização nas cidades.

FOTO: Paula Pessoa/UGPE

As oficinas presenciais estão sendo realizadas nas cinco regiões do país. E a participação on-line está disponível pela plataforma ReDUS (redus.org.br/planau), onde é possível enviar contribuições, acessar materiais técnicos e acompanhar o cronograma. A consulta pública do plano será aberta em agosto de 2025, por meio do portal Participa + Brasil.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, participou do evento e apontou que o momento é estratégico para o avanço da arborização urbana, diante dos desafios enfrentados por Manaus e outras capitais brasileiras.

“Precisamos democratizar o acesso a espaços arborizados, especialmente diante das mudanças climáticas. As ilhas de calor estão cada vez mais presentes nas cidades. Com o PlaNAU, buscamos reverter esse cenário e proporcionar mais qualidade de vida à população”, destacou.

FOTO: Paula Pessoa/UGPE

Projeto de Reflorestamento do Prosamin+

O projeto de reflorestamento do Prosamin+ prevê o plantio de mais de 49 mil mudas em áreas urbanas degradadas. Os primeiros plantios foram feitos em janeiro deste ano, na Comunidade Manaus 2000, com a introdução de 200 seringueiras jovens. Além disso, 17 mil mudas serão destinadas ao paisagismo das áreas de intervenção do programa.

De acordo com Marcellus Campêlo, secretário da Sedurb e da UGPE, o Prosamin+ promove múltiplos benefícios e está alinhado às políticas sustentáveis em escala internacional.

“O reflorestamento contribui para a melhoria do microclima local, oferecendo mais conforto térmico. Além disso, reduz a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, colaborando diretamente com o enfrentamento das mudanças climáticas”, afirmou.

Para viabilizar o projeto, foi criado o Escritório Local (ELO) Verde, um viveiro de mudas exclusivo do programa, localizado na Comunidade da Sharp, uma iniciativa inédita em obras públicas no estado. No local, são cultivadas mais de 30 espécies nativas, com mais de 15 mil mudas já produzidas para abastecer as ações de reflorestamento.

O post UGPE participa de oficina regional para construção do Plano Nacional de Arborização Urbana apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Operação Festas Juninas: Ipem-AM fiscaliza mais de 500 produtos da cesta básica
Próximo artigo Mais de 700 celulares continuam na sede do Programa RecuperaFone para restituição

Mais notícias desta categoria

Concerto no Teatro Amazonas celebra centenário da pianista Jerusa Mustafa com encontro de gerações

16 horas atrás

Operação Tamoiotatá 6: Segunda etapa é concluída com mais de R$ 32 milhões em multas por infrações ambientais

16 horas atrás

Saúde do Amazonas inova no cuidado com a implantação de centros especializados para crianças e adolescentes com TEA

16 horas atrás

Ipaam promove educação ambiental para mais de 1.500 alunos em cinco escolas de Ipixuna

16 horas atrás

Peixe no Prato Solidário: Programa movimenta a economia local com a compra de 470 toneladas de pescado para a população

16 horas atrás

Abril Azul: Governo do Amazonas fortalece inclusão de jovens com TEA por meio do esporte no Pelci

16 horas atrás

FVS-RCP orienta sobre cuidados com alimentos mais consumidos na Semana Santa

16 horas atrás

No 50º aniversário da Abraciclo, vice-governador Tadeu de Souza reforça protagonismo do Amazonas na indústria brasileira

16 horas atrás

Governador Wilson Lima lança Plano Estadual de Turismo com diretrizes para o setor pelos próximos 10 anos

1 dia atrás

HPS João Lúcio solicita apoio para identificar familiares de paciente internado

1 dia atrás

Abril Verde: UGPE realiza atividades voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

2 dias atrás

Governo do Amazonas nomeia nova direção da Sedurb e da UGPE

2 dias atrás
Pesquisa em Saúde: FVS-RCP lança edital o Programa de Iniciação Científica 2026/2027
Após denúncia via 197, PC-AM apreende 328 quilos de maconha tipo skunk avaliados em R$ 6,5 milhões em Manaus
Governo do Amazonas intensifica ações sociais no mês de conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista
Cultura ribeirinha: Beiradão avança em processo de reconhecimento como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan
Governador Wilson Lima vistoria obras do Centro de Atenção Integral Juventude TEA, em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?