Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: UGPE leva estudantes para conhecer canteiro de obras do Prosai Parintins
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > UGPE leva estudantes para conhecer canteiro de obras do Prosai Parintins
Governo do Amazonas

UGPE leva estudantes para conhecer canteiro de obras do Prosai Parintins

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
Última atualização: 5 de junho de 2025
4 Min Lidos
Compartilhar

As visitas têm o objetivo de aproximar a comunidade das ações em andamento e que vão proporcionar melhorias importantes para a cidade

FOTOS: João Carlos Moraes/UGPE

Estudantes do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e do Centro Universitário Fametro visitaram, esta semana, o canteiro de obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A atividade faz parte do projeto “Tô na Obra”, realizado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão do Governo do Amazonas responsável pelo programa.

A UGPE é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). A visita dos estudantes foi ao Centro de Reservação e Distribuição 2 (CRD 2), no bairro Vitória Régia, onde estão sendo perfurados poços, construídos reservatórios de água e um laboratório.

A finalidade do projeto ‘Tô na Obra’ é mostrar aos estudantes e à comunidade em geral os trabalhos executados pelo programa, incluindo processos construtivos, sistemas de gestão e tecnologias. De acordo com o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, a iniciativa cumpre um papel fundamental ao abrir as portas dos canteiros de obras aos interessados em conhecer a complexidade do programa.

“O Prosai Parintins é o maior investimento já realizado no interior do estado. Abrange saneamento básico, urbanização, habitação, mobilidade urbana, recuperação ambiental e soluções de infraestrutura. E o ‘Tô na Obra’ permite que as pessoas possam conhecer melhor o programa”, destacou.

FOTOS: João Carlos Moraes/UGPE

Um grupo de 13 alunos do Centro Universitário Fametro visitou o canteiro de obras na quarta-feira (04/06). O outro grupo, composto por 10 alunos do Ifam, conheceu o local na terça-feira (03/06).

Os técnicos responsáveis apresentaram aos estudantes o andamento das obras, que incluem a implantação do novo sistema de abastecimento de água e a implantação das redes de esgoto e drenagem no município. Também foram discutidos temas como segurança no canteiro de obras, sinalização e impactos na área ao redor.

De acordo com Leonardo Normando, coordenador local do Prosai, essa prática já é adotada pela UGPE na capital amazonense, nas obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Agora, também está sendo aplicada em Parintins.

“Todos nós sabemos que aprendemos muito na sala de aula, com a teoria e com bons professores. No entanto, nada melhor do que conciliar esse aprendizado com a vivência no campo, com a prática do dia a dia, ouvindo as pessoas que estão diretamente envolvidas na execução das obras e das tarefas”, disse.

FOTO: João Carlos Moraes/UGPE

A estudante do curso técnico em Meio Ambiente do Ifam, Maria de Nazaré, compartilhou suas impressões após a visita técnica, onde pôde perceber o impacto na qualidade de vida da população. “Com essa visita, pudemos observar o quanto essa obra é importante e grandiosa para a nossa cidade, além de perceber como ela vai beneficiar muitos moradores, inclusive nós, que também vivemos aqui. Para nós, isso é realmente muito significativo”, afirmou.

FOTO: João Carlos Moraes/UGPE

O acadêmico de Engenharia Civil da Fametro, Francilúcio Medeiros, que está em fase de conclusão do curso, enfatizou que presenciar de perto a execução das obras tornou o aprendizado ainda mais significativo. “Estando presente, acompanhando a obra, o conhecimento se torna muito mais rico. Saio desta visita com um aprendizado ainda mais sólido”, afirmou.

O post UGPE leva estudantes para conhecer canteiro de obras do Prosai Parintins apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Representantes de Unidades de Conservação Estaduais compartilham boas práticas que aliam preservação ambiental e desenvolvimento sustentável

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
6 de junho de 2025
Governo do Amazonas

Fim de semana tem nova versão de ‘Ensaio de Despedida’ no Teatro Gebes Medeiros

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
6 de junho de 2025
Governo do Amazonas

Prosai Parintins prevê reflorestamento no entorno do Lago do Macurany

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
6 de junho de 2025
Governo do Amazonas

Famílias beneficiadas pelo Prosamin+ iniciam mudança para o Parque Residencial Maués

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
6 de junho de 2025
Governo do Amazonas

Afeam amplia ações do Limpa Crédito para Anamã, Anori, Beruri e Caapiranga

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
6 de junho de 2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Polícia Civil alerta brincantes sobre golpes da falsa hospedagem

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
6 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?