Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão reassentadas pelo Prosai Parintins
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão reassentadas pelo Prosai Parintins
Governo do Amazonas

UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão reassentadas pelo Prosai Parintins

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O processo ocorreu no Mercado da Francesa, na Feira do Bagaço, no Beco Submarino e nos bairros Santa Clara e Castanheira

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas avança na etapa de certificação das famílias que serão reassentadas pelo Programa de saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O processo, iniciado em junho de 2024, já alcançou 359 imóveis, com 515 certificações, e tem o objetivo de atualizar o cadastro inicial, feito durante a fase de estudos e projetos do programa.

Nesta etapa, as certificações ocorreram no Mercado da Francesa, na Feira do Bagaço, no Beco Submarino e nos bairros Santa Clara e Castanheira. O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, ressalta que o Prosai Parintins reassentará 832 famílias que moram na área de abrangência das intervenções das obras – nos bairros Castanheira, Centro, Francesa, Palmares, Santa Clara e Santa Rita.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

De acordo com a subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, o processo de reassentamento inicia com cadastro e certificação. Tão logo definido o cronograma e o planejamento das obras, as ações iniciam, gradativamente, respeitando o tempo de escolha e efetivação das soluções de moradia.

“Após a fase de sensibilização e preparação, junto à Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) são ofertadas as soluções de moradia, depois ocorrem as mudanças das famílias, o acompanhamento após o reassentamento, com ações de capacitação e de educação socioambiental”, comenta.

No período de 4 a 8 de novembro, prossegue Viviane, as equipes sociais da UGPE estarão em Parintins para concluir as duas últimas frentes de certificações (D e E), correspondente aos bairros Palmares e Santa Rita de Cássia, onde estão previstos a certificação de 278 imóveis. “O momento também é para esclarecimentos de dúvidas”, afirma, lembrando que o contato também PODE ser feito pelo número WhatsApp (92) 99124-6829.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Viviane Dutra explica que as soluções de reposição de moradia para as famílias que serão reassentadas são indenizações de compensação financeira e reposição patrimonial, unidades habitacionais e comerciais, a compra assistida (bônus moradia), a permuta terreno e casa (Pe-te-ca), auxílio moradia e a bolsa moradia transitória para o período entre a saída da área de origem e a entrega da solução definitiva.

Conforme a subcoordenadora Social da UGPE, a certificação é um processo de monitoramento do território, uma forma de manter a atualização das informações, porém, dando um feedback ao morador quanto a sua situação mediante o projeto, se o imóvel vai ou não sair, e tirando dúvidas quanto à sua condição de atendimento.

“Trata-se de uma visita técnica para atualização de dados com base no cadastro realizado na fase de diagnóstico, um momento de esclarecer se, de fato, o imóvel irá sair e como se dará as próximas etapas. Também continuamos com as reuniões do Grupo de Apoio Local (GAL) expandidas, com a participação de todo e qualquer cidadão ou cidadã que tenha interesse, e o atendimento social por meios dos nossos canais de comunicação”, detalha.

O post UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão reassentadas pelo Prosai Parintins apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonascapaGoverno do AmazonasManausParintins
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior SES-AM identifica 80 casos de escoliose em crianças e adolescentes durante campanha de prevenção em Manaus
Próximo artigo Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado, nesta quinta-feira (24/10)

Mais notícias desta categoria

Delegação amazonense conquista 35 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2025 e registra oito recordes escolares

25 minutos atrás

Sedecti promove Café Científico da SNCT para debater Planeta Água e desafios na Amazônia

30 minutos atrás

Mostra Cinema e Direitos Humanos leva programação sobre emergência climática a Manaus entre 26 e 29 de novembro

1 hora atrás

FVS-RCP lança episódio do Podcrest sobre saúde do trabalhador e participação popular na vigilância

2 horas atrás

Feira técnico-científica reúne 51 projetos do Programa Ciência na Escola em Parintins nesta sexta-feira 28/11

2 horas atrás

Governo do Amazonas inaugura Espaço Aurora na DECCM Centro-Sul e lança guia de segurança para mulheres

3 horas atrás

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes registra 2,35 milhões de passageiros entre janeiro e setembro de 2025 e supera pico de 2019

4 horas atrás

Detran-AM abre inscrições para 460 vagas em cursos detran-am gratuitos de trânsito e formação em dezembro

4 horas atrás

Beneficiária do Nota Fiscal Amazonense ganha prêmio no 100º sorteio e dará entrada na casa própria

5 horas atrás

Secretário do Amazonas participa de reunião no Planalto para ampliar exportações do Amazonas e atrair investimentos

6 horas atrás

SSP-AM e UEA promovem 1º Fórum Amazonense de Prova Pericial em Manaus nos dias 27 e 28 de novembro

19 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de Rita Mylena de Araújo Bezerra e pede informações sobre desaparecimento em Manaus

22 horas atrás
Mutirão de consultas oftalmológicas do Amazonas inicia 12.563 atendimentos com exames e óculos gratuitos até dezembro
Operação Natal Mais Seguro intensifica blitzes em Manaus e rodovias da região metropolitana para reduzir acidentes
Amazonas realiza etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho
Manaus recebe etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho para discutir trabalho decente e propostas
Apoiado pelo Governo do Amazonas, Manaus recebe pela primeira vez o Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?