Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão reassentadas pelo Prosai Parintins
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão reassentadas pelo Prosai Parintins
Governo do Amazonas

UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão reassentadas pelo Prosai Parintins

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O processo ocorreu no Mercado da Francesa, na Feira do Bagaço, no Beco Submarino e nos bairros Santa Clara e Castanheira

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas avança na etapa de certificação das famílias que serão reassentadas pelo Programa de saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O processo, iniciado em junho de 2024, já alcançou 359 imóveis, com 515 certificações, e tem o objetivo de atualizar o cadastro inicial, feito durante a fase de estudos e projetos do programa.

Nesta etapa, as certificações ocorreram no Mercado da Francesa, na Feira do Bagaço, no Beco Submarino e nos bairros Santa Clara e Castanheira. O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, ressalta que o Prosai Parintins reassentará 832 famílias que moram na área de abrangência das intervenções das obras – nos bairros Castanheira, Centro, Francesa, Palmares, Santa Clara e Santa Rita.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

De acordo com a subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, o processo de reassentamento inicia com cadastro e certificação. Tão logo definido o cronograma e o planejamento das obras, as ações iniciam, gradativamente, respeitando o tempo de escolha e efetivação das soluções de moradia.

“Após a fase de sensibilização e preparação, junto à Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) são ofertadas as soluções de moradia, depois ocorrem as mudanças das famílias, o acompanhamento após o reassentamento, com ações de capacitação e de educação socioambiental”, comenta.

No período de 4 a 8 de novembro, prossegue Viviane, as equipes sociais da UGPE estarão em Parintins para concluir as duas últimas frentes de certificações (D e E), correspondente aos bairros Palmares e Santa Rita de Cássia, onde estão previstos a certificação de 278 imóveis. “O momento também é para esclarecimentos de dúvidas”, afirma, lembrando que o contato também PODE ser feito pelo número WhatsApp (92) 99124-6829.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Viviane Dutra explica que as soluções de reposição de moradia para as famílias que serão reassentadas são indenizações de compensação financeira e reposição patrimonial, unidades habitacionais e comerciais, a compra assistida (bônus moradia), a permuta terreno e casa (Pe-te-ca), auxílio moradia e a bolsa moradia transitória para o período entre a saída da área de origem e a entrega da solução definitiva.

Conforme a subcoordenadora Social da UGPE, a certificação é um processo de monitoramento do território, uma forma de manter a atualização das informações, porém, dando um feedback ao morador quanto a sua situação mediante o projeto, se o imóvel vai ou não sair, e tirando dúvidas quanto à sua condição de atendimento.

“Trata-se de uma visita técnica para atualização de dados com base no cadastro realizado na fase de diagnóstico, um momento de esclarecer se, de fato, o imóvel irá sair e como se dará as próximas etapas. Também continuamos com as reuniões do Grupo de Apoio Local (GAL) expandidas, com a participação de todo e qualquer cidadão ou cidadã que tenha interesse, e o atendimento social por meios dos nossos canais de comunicação”, detalha.

O post UGPE já certificou mais de 500 famílias que serão reassentadas pelo Prosai Parintins apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonascapaGoverno do AmazonasManausParintins
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior SES-AM identifica 80 casos de escoliose em crianças e adolescentes durante campanha de prevenção em Manaus
Próximo artigo Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado, nesta quinta-feira (24/10)

Mais notícias desta categoria

Local de retirada de medicamentos estratégicos no Amazonas passa a ser a sede da FVS-RCP em Manaus.

14 horas atrás

Hospitais do Amazonas registram aumento de atendimentos por acidentes de trânsito às vésperas das festas

15 horas atrás

Detran-AM inicia Operação Final do Ano Seguro 2025 em Manaus com mais de 120 agentes nas ruas até 1º de janeiro de 2026

17 horas atrás

Ateliê 23 ocupa palco do Teatro Gebes Medeiros neste fim de semana com dois espetáculos premiados

17 horas atrás

Governo do Amazonas publica calendário do IPVA 2026 com alíquotas reduzidas e prazos de pagamento

17 horas atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais em plantões 24h durante ponto facultativo e feriado de Natal

17 horas atrás

Entrega de título definitivo garante segurança jurídica e novas perspectivas para famílias no Amazonas

19 horas atrás

SES-AM confirma plantao 24 horas em 25 unidades de urgencia e emergencia no Natal e Ano Novo e detalha esquema de atendimento

20 horas atrás

Programa de Aquisição de Alimentos compra 686.611 quilos e atende 47.074 famílias no Amazonas em 2025

1 dia atrás

Operação na Base Arpão 2 resulta em apreensão de 15 quilos e prisão por tráfico de drogas após abordagem a embarcação

1 dia atrás

Governo do Amazonas encerra Natal Itinerante com distribuição de 1,5 mil brinquedos em Iranduba

1 dia atrás

FVS-RCP orienta sobre alimentação equilibrada e segurança alimentar durante festas de fim de ano

2 dias atrás
Prosamin+ reassenta 1.734 famílias e entrega Parque Residencial Maués para Natal em Manaus
Governo do Amazonas entrega 500 cartões do Auxílio Estadual e anuncia R$ 1,5 milhão em Iranduba para fomento rural e ações sociais
Arena da Amazônia preparada para receber o Campeonato Amazonense de Futebol 2026 com manutenção concluída
Afeam aplica mais de R$ 127 milhões em Manaus em 2025 para fortalecer comércio e serviços
CBMAM conclui curso de mergulho com 22 especialistas e amplia quadro para 62 mergulhadores no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?