Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: UGPE é finalista em premiação nacional
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > UGPE é finalista em premiação nacional
Amazonas

UGPE é finalista em premiação nacional

3 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos


Por Agência Amazonas

Tópicos da matéria
IniciativaDestaque do BIDPrêmio Jatobá PR

Prêmio Jatobá é referência na área de comunicação, com trabalhos de alto nível desenvolvidos por grandes empresas e organizações do país

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

Com o case “Estratégia de Comunicação para consulta Pública na Pandemia”, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas é uma das cinco finalistas ao Prêmio Jatobá PR 2022, referência na área da comunicação. O trabalho, que figura entre os melhores do país na premiação, foi desenvolvido pela equipe de Comunicação da UGPE, com a preocupação de garantir a ampla participação da comunidade em consulta pública para implantação do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

O trabalho chega à final com quatro concorrentes de peso – Banco Central, Instituto Butantan, Gerdau e NOVO Nordisk, todas organizações com atuação nacional. O grande vencedor será anunciado no dia 13 de dezembro, em evento no Renaissance hotel, em São Paulo. A UGPE concorre no segmento Organizações Empresariais e Públicas, na categoria Campanha Institucional/Utilidade Pública.

Concorrendo com o órgão amazonense, o Banco Central participa com a campanha “Pix – Comunicação Estratégica para democratização financeira”. A empresa de medicamentos NOVO Nordisk, com a campanha “Quem vê Diabetes vê Coração”. Concorrem também os cases “Gerdau 120 anos” e “Combate a fake news: a Comunicação do Butantan a serviço da vida durante a pandemia da Covid-19”.

Estar entre os cinco finalistas ao prêmio, que é reconhecido como um dos mais importantes na área de comunicação, e concorrer com empresas que são referências nacionais, já é uma grande vitória, na avaliação do coordenador executivo em exercício da UGPE, Leonardo Barbosa.

“A consulta pública é uma exigência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), órgão financiador do Prosamin+, e, ao mesmo tempo, é muito importante para as populações das áreas de intervenção do programa. Então, não poderíamos adiá-la, mas era preciso resguardar a população, evitando as aglomerações por causa da pandemia”, explicou.

Iniciativa

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

O case apresentado pela UGPE consiste em estratégia desenvolvida pela Assessoria de Comunicação do órgão, entre julho e agosto de 2021. Abrange, de forma integrada, as diversas ferramentas de comunicação que foram utilizadas, incluindo a digital, com o objetivo de mobilizar a comunidade a participar da consulta pública para o NOVO Prosamin+, em meio às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

A consulta pública foi realizada em formato híbrido. As reuniões presenciais ocorreram com público reduzido, em ambiente controlado, e foram transmitidas ao vivo pelas páginas oficiais do Governo do Estado, estendendo o acesso à participação de toda a comunidade envolvida.

“Quem desejasse participar podia fazer perguntas por meio das redes sociais, como também acessar os links para tirar dúvidas e propor sugestões pelo site www.consultasociedadeprosamin.am.gov.br, criado especificamente para essa finalidade”, ressalta o assessor de comunicação da UGPE, jornalista Tiago Corrêa.

Para mobilizar a comunidade e garantir a participação das famílias beneficiárias do programa, foi produzido um vasto material informativo, entregue casa a casa, com explicações sobre como acessar as reuniões por QR Code, e o site criado, onde constavam todas as informações do Plano Diretor de Reassentamento (PDR) e dos Estudos de Impactos Ambientais e Sociais (EIA).

“Tivemos que mobilizar a comunidade e ajudar as pessoas que tivessem dificuldade no uso das redes sociais e recursos digitais. Foram utilizados materiais gráficos – convites; flyers com informações sobre dias e horários das consultas públicas e endereços eletrônicos por onde seriam transmitidas; cartazes com o QR Code direcionando para o site de consulta, colados nas vias e nas sedes de associações de moradores; cards para as redes sociais; além de carro de som, anunciando a ação e convocando moradores”, relata Tiago.

As consultas públicas contaram com 6,9 mil visualizações pelo YouTube e Facebook, com a participação direta de cerca de 700 pessoas interagindo virtualmente. No total, foram realizadas 211 perguntas por meio do site e das transmissões ao vivo. As perguntas realizadas nas transmissões foram registradas durante as lives e respondidas nas reuniões. Da mesma maneira, os questionamentos realizados por meio do site foram todos catalogados de acordo com sua categoria e respondidos via endereço eletrônico.

Destaque do BID

Em março de 2022, a consulta pública híbrida da UGPE já havia sido destaque em evento virtual organizado pelo BID, com representantes de programas brasileiros financiados pela instituição internacional e da Secretaria Nacional de Habitação do Governo Federal.

“O fato de sairmos do modelo de reunião em quadras e usarmos as ferramentas de comunicação digital foi o que chamou atenção e fez com que a UGPE fosse convidada pelo BID a apresentar a experiência a outros programas do gênero”, destacou a subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra. “Foi uma grande força-tarefa, que envolveu todas as áreas da UGPE na mobilização das comunidades”.

Prêmio Jatobá PR

Organizado pelo Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), o Prêmio Jatobá é o mais importante reconhecimento às empresas que se destacam em Comunicação e Relações Públicas no Brasil.

Marcando o retorno da premiação a sua forma presencial após dois anos, a edição de 2022 colocou em disputa 31 categorias, divididas entre Grandes Agências, Agências-Butique, Organizações Empresariais e Públicas e PR Internacional. Neste ano, o prêmio registrou recorde de 273 cases inscritos. A comissão julgadora reuniu 57 profissionais de comunicação de todo o país.

Tags:Governo do AmazonasManausmanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura discute ações para evitar morbimortalidade materna em Manaus
Próximo artigo Audições para o espetáculo de Natal serão nos dias 4 e 5 de novembro

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

9 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

9 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás
MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus
Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM
Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores
Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre
Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?