Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: UGPE e Defensoria Pública alinham informações sobre a conclusão dos reassentamentos do Prosamim III
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > UGPE e Defensoria Pública alinham informações sobre a conclusão dos reassentamentos do Prosamim III
Gestão Estadual

UGPE e Defensoria Pública alinham informações sobre a conclusão dos reassentamentos do Prosamim III

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
A reunião teve como objetivo alinhar ações e procedimentos a serem adotados pelo Prosamim nos reassentamentos de suas áreas de intervenção. FOTO: Tiago Corrêa/UGPE.

Representantes das Subcoordenadorias Setoriais das áreas Jurídico-Institucional e Social da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e do Jurídico da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) reuniram-se, na manhã desta terça-feira (17), na sede da UGPE, com o defensor público do Núcleo de Moradia da defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Thiago Nobre Rosas.

A reunião teve como objetivo alinhar ações e procedimentos a serem adotados pelo programa social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) nos reassentamentos de suas áreas de intervenção.

A Defensoria foi acionada por cerca de 30 famílias que participaram das audiências da Comissão de Gerenciamento de Crise (COMCRI), gerida pela UGPE, e receberam as notificações para a desocupação voluntária dos imóveis extras na área de intervenção do igarapé do 40. Os “extras” são imóveis que foram construídos após o levantamento das residências e o cadastramento das famílias que moram na área.

O Social do Prosamim mapeou os imóveis construídos após a conclusão do cadastramento na área de intervenção do programa. O levantamento dos imóveis e o cadastro das famílias, nesse trecho do igarapé do 40, ocorreram entre os meses de junho a setembro de 2019.

O defensor público Thiago Nobre Rosas afirmou que a Defensoria vê de forma muito positiva as ações do programa. “Observamos que existe uma preocupação real e concreta das pessoas alocadas, nas áreas de intervenção do Prosamim, em terem uma solução de moradia, garantindo o auxílio à manutenção do seu direito universal de moradia”.

O advogado da Suhab, Hugo Fábio Teles de Souza, ressalta que a reunião é de extrema importância para todos os participantes, pois permite expor todas as diretrizes utilizadas pelo programa em sua política de reassentamento. O advogado frisa ainda que as tratativas com a Defensoria foram bem favoráveis e a Suhab aguarda a conclusão das reuniões da COMCRI para dar uma resposta a essas famílias.  

Reassentamentos – Na área entre as avenidas Silves e Maués, o Prosamim vai retirar 997 imóveis. Destes, o programa já realizou 701 pagamentos de soluções de moradias.

O Governo do Estado já investiu mais de R$ 22 milhões em soluções de moradias, favorecendo beneficiários cadastrados legitimamente e que já foram atendidos pelo programa. Ao final das intervenções na área do igarapé do 40, a estimativa é que sejam investidos R$ 44 milhões em reassentamentos.

A subcoordenadora do Social da UGPE, Viviane Dutra, destaca que a Defensoria oportunizou à Unidade Gestora de Projetos Especiais o esclarecimento acerca do atendimento que foi realizado com essas famílias. “Nós aproveitamos a oportunidade para esclarecer as regras do programa e todos os procedimentos realizados nas fases de cadastro, selagem e revalidação de cadastro que ocorreram até o final de 2019”, disse a subcoordenadora, a qual ressalta o passo a passo realizado no atendimento a essas famílias, sendo o primeiro deles as visitas de sensibilização e a proposição do atendimento pela COMCRI, que é uma reunião técnica que dá a oportunidade de diálogo para ambas as partes.

Tags:Estado do AmazonasManausMauésSilves
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Wilson Lima anuncia retorno das aulas presenciais nas escolas da Região Metropolitana de Manaus
Próximo artigo Novembro Azul faz alerta para a importância dos cuidados com a saúde do homem

Mais notícias desta categoria

Vacinação contra a Influenza: Proteja sua Saúde

2 horas atrás

Governador Wilson Lima lança editais da Fapeam para inovação

4 horas atrás

Centro Pop: apoio à população de rua em Manaus

15 horas atrás

Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações

22 horas atrás

TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública

1 dia atrás

Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente

1 dia atrás

Idam capacitou 272 extrativistas em 2025

1 dia atrás

Decoração de Natal – Prefeitura transforma a praça dos Remédios

2 dias atrás

Prefeito vistoria melhorias nas escolas de Manaus

2 dias atrás

Curso de Vendas com ChatGPT para Mulheres Empreendedoras

2 dias atrás

Vivências Literárias: Valorizando a Escrita Feminina

2 dias atrás

Dia Nacional do Livro – Celebre a Leitura com o Prato Cheio

2 dias atrás
Prefeito David Almeida vistoria obras essenciais
Ipem Amazonas: Embarcações que vão à COP 30
Centros de Reservação – Saneamento e Água em Parintins
SIS da UEA: Expectativa para provas de 2025
Boi Manaus – Celebração Cultural Imperdível na Capital
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?