Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: UGPE capacitou 470 beneficiários do Prosamin+ em 2023, abrindo novas oportunidades de renda às famílias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Estados > UGPE capacitou 470 beneficiários do Prosamin+ em 2023, abrindo novas oportunidades de renda às famílias
EstadosPolícia

UGPE capacitou 470 beneficiários do Prosamin+ em 2023, abrindo novas oportunidades de renda às famílias

Por biblia
Última atualização: 12 de janeiro de 2024
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 15 minutos

As vagas nos cursos seguem a política de estímulo à igualdade de gênero, dando oportunidade a homens e mulheres de forma equitativa  

Foto: Tiago Corrêa – UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas promoveu a capacitação de 470 beneficiários do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), em 2023, abrindo novas oportunidades de renda às famílias.   

Os contemplados são moradores das áreas do perímetro de obras do Prosamin+, nas comunidades da Sharp, na zona leste, Manaus 2000, na zona sul, e entorno. Também participam dos cursos moradores reassentados em conjuntos habitacionais construídos pelo programa, em etapas passadas.  

As vagas nos cursos oferecidos, conforme explica o titular da UGPE, engenheiro Marcellus Campêlo, seguem a política de estímulo à igualdade de gênero, dando oportunidade a homens e mulheres, de forma equitativa. Do total de pessoas capacitadas nas mais diversas áreas, foram 248 mulheres e 222 homens que passaram pelos cursos de qualificação, organizados pela subcoordenadoria setorial de Projetos Sociais da UGPE.  

Marcellus Campêlo ressalta que a atuação nessa área faz parte do compromisso do Prosamin+, de trazer condições e oportunidades para o desenvolvimento profissional dos beneficiários do programa. “Além disso, há um olhar diferenciado para as mulheres, público que representa 58% dos chefes de família, nas comunidades da Sharp e Manaus 2000. Na maioria dos casos, são as únicas provedoras da casa. Os cursos, portanto, possibilitam que tenham melhores condições de renda e de autonomia, de forma igualitária aos homens”, destaca. 

A subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, reforça que os cursos contribuem com a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. “As capacitações fazem parte da estratégia de sustentabilidade do programa. Os beneficiários aprendem novas profissões e isso resulta na qualificação profissional e na conquista da liberdade financeira”, observa. 

Durante o ano de 2023, foram oferecidos 17 cursos, nas mais diversas áreas, como Oficinas de Chocolate, Fabricação de Detergente, Designer de Sobrancelhas, Atendente de Farmácia, Produção de Enfeites Natalinos e Formação para Barbeiro.  

Moradora do conjunto Residencial Gilberto Mestrinho, na zona sul, Alessandra Conceição Porfírio dos Santos participou do curso de Atendente de Farmácia. Para ela, a possibilidade de aprender um novo ofício lhe trouxe mais conhecimento para que possa buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. “Eu fiz esse curso com o objetivo de aprender uma nova profissão. Adorei os assuntos abordados, a forma como fui tratada. Aprendi até sobre primeiros socorros e pretendo, em breve, trabalhar na área”, afirmou. 

Empoderamento feminino​ 

Foto: Tiago Corrêa – UGPE

As ações direcionadas ao público feminino estão previstas no Plano de Reassentamento da UGPE e são salvaguardas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), órgão financiador do Prosamin+.  

O Prosamin+ prevê o incentivo ao empreendedorismo e geração de renda, principalmente visando às mulheres em situação de vulnerabilidade social. A meta é entregar pelo menos 96 boxes comerciais, dos 192 previstos para serem implantados através do programa. 

As mulheres têm representação paritária a dos homens na gestão participativa do programa, integrando os Grupos de Apoio Local (GAL), formados por organizações sociais que promovem a participação comunitária nas tomadas de decisões. Hoje, os grupos têm mais de 50% da sua composição formada por mulheres.  

Essas iniciativas complementam o que já vinha sendo praticado nas áreas do Prosamin, como política de proteção à mulher. Um exemplo nesse sentido é que elas têm prioridade na concessão da titularidade dos imóveis construídos pelo programa, uma forma de protegê-las, em casos de separação. 

Tags:EmpreendedorismoGoverno do AmazonasManausProjetos sociais
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?