Conteúdo audiovisual produzido pelo Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – unidade acadêmica da Ufam em Parintins – é disponibilizado, sem custo, para pesquisadores, acadêmicos e comunidade em geral, desde que citada a autoria da produção do material
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Com informações do ICSEZ
Projeto desenvolvido pelo Laboratório de Videodifusão do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas no município de Parintins (ICSEZ/Ufam) e coordenado pelo professor Carlos Barros Monteiro, do curso de Jornalismo, o Banco de Imagens do ICSEZ foi lançado nesta segunda-feira, 18 de dezembro e reúne acervo de material audiovisual de temas relacionados ao estado do Amazonas. Acesse o Banco de Imagens Aqui.
O projeto é uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao conteúdo audiovisual de qualidade para estudos acadêmicos, pesquisas e divulgação, fortalecendo a conexão entre a academia e a comunidade. O conteúdo audiovisual é disponibilizado de forma gratuita para pesquisadores, acadêmicos e a comunidade em geral, desde que citada a autoria da produção do material.
Parceria com a TV Ufam
O coordenador do projeto, professor Carlos Monteiro, destaca que o Banco de Imagens foi iniciado com o apoio e participação da TV Ufam, que enviou um profissional de Manaus para fazer a cobertura dos três dias do Festival Folclórico de Parintins 2023. “O evento foi registrado em imagens e fotografias por mim e pelo técnico audiovisual, Everton Macedo e Silva, da TV Ufam. É comum que nossos alunos e professores, busquem imagens e fotografias para uso em trabalhos acadêmicos, seja de TCC, PIBIC, mestrado ou doutorado, entre outros que precisem de conteúdo audiovisual com autorização de imagem e som, como reza a Lei Federal de Direito Autoral (9.610/98). Por vezes, o trabalho enfrenta a demora de liberação e limitação de uso de sons e imagens por conta de restrições de direito autoral, o que é natural no universo do audiovisual”, destaca o professor, que é pesquisador acadêmico da área há mais de vinte anos.
Vedado uso comercial do acervoO coordenador também resalta que é vedado o uso comercial do acervo. “Há imagens do lançamento do tema dos bois Garantido e Caprichoso, do Festival Folclórico de Parintins, e junto registros de outros eventos relevantes. É importante ressaltar que não será permitido uso comercial do conteúdo audiovisual, apenas atividades de ensino, pesquisa, extensão e divulgação institucional da Ufam. Dessa forma, o Banco de Imagens se torna uma fonte vital para entender e analisar a cultura, as tradições locais, o estilo de vida, o desenvolvimento tecnológico regional, econômico, educacional, entre outros fatores da realidade amazonense”, afirma.
O banco de imagens será alimentado gradativamente com materiais relevantes para a finalidade do projeto.