Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: UEA forma primeira turma de especialização em Direito Público por EaD
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > UEA forma primeira turma de especialização em Direito Público por EaD
Amazonas

UEA forma primeira turma de especialização em Direito Público por EaD

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Por Agência Amazonas

A primeira turma 100% na modalidade de educação a Distância teve cerimônia de certificação nesta quarta-feira (07/12), no Auditório da escola de Direito (ED)

FOTOS: Jacqueline Nascimento/UEA

Mais 175 especialistas em Direito Público, formados pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estão aptos para o mercado de trabalho. A solenidade de certificação ocorreu na noite desta quarta-feira (07/12), no Auditório da escola de Direito (ED), localizada na rua Major Gabriel, 767, Centro. O curso de Direito Público da UEA já formou oito turmas, sendo esta a primeira oferta 100% na modalidade de educação a Distância (EaD).

O projeto do curso de Especialização em Direito Público contemplou 11 disciplinas via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), seis das quais foram concluídas em 2021, e mais cinco concluídas em 2022, além do trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Um total de cinco municípios foram contemplados com a certificação: Manaus, Itacoatiara, Parintins, Tefé e Tabatinga.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, parabenizou a coordenação e os professores do curso, por todo o trabalho desenvolvido ao longo da especialização, e enfatizou que é um curso exitoso, além de ser um “rompimento de barreiras”. “Sabemos de todas as nossas dificuldades geográficas e logísticas. E poder levar conhecimento, sobre quaisquer aspectos, é desafiador em nosso estado. Poder fazer isso, também, não só pelo ensino presencial, mas também pelo ensino a distância, é algo que deixa a universidade em outro patamar”, destacou.

FOTOS: Jacqueline Nascimento/UEA

O diretor da escola de Direito, Alcian Souza, relembrou o desafio ao implantar a especialização. “Foi a primeira turma que ofertamos neste sentido. Sempre tem seus desafios, mas o espírito da universidade é colocar-se da melhor forma e à disposição da sociedade. A escola de Direito sente-se orgulhosa em poder certificá-los. E estaremos mais orgulhosos em podermos contar com vocês em futuras disposições de ensino. Desejo muito sucesso a todos”, declarou.

O reitor da UEA ainda destacou o desempenho do curso de Direito nos rankings locais e nacionais das universidades. “A UEA, por mais nova que seja, tem se mostrado extremamente pujante e de qualidade. Vocês estão no melhor curso de Direito das regiões Norte e Nordeste do Brasil”, frisou.

Segundo Zogahib, este é um dos melhores cursos do país. “Isso quem fala não é o reitor, nem o diretor da ED. São os resultados que essa escola tem mostrado ao longo dos anos, com notas 5 no Enade e no Conselho Estadual de educação. E outros rankings que vocês podem ver divulgados em todo o território nacional”, listou.

Nayara de Oliveira Lima, agora especialista em Direito Público, disse que a especialização ampliará o currículo profissional. “Escolhi a UEA justamente por ser referência no aprendizado e por formar mestres qualificados. Então foi uma oportunidade única. Pretendo dar um UP no meu currículo, porque todo conhecimento é válido. E essa certificação ajuda a ter um destaque nos campos profissional e acadêmico”, destacou.

O curso de pós-graduação em Direito Público a Distância teve carga horária de 360 horas, com o oferecimento dos componentes curriculares de forma modular, ministrados pela modalidade de educação a Distância (EaD).

A solenidade contou, ainda, com a participação do coordenador de Qualidade da ED, Neuton Alves de Lima, e do coordenador da especialização em Direito Público, Jefferson Ortiz Matias.

Especialização

O curso de Especialização em Direito Público EaD teve como objetivo proporcionar, ao profissional graduado, a compreensão do Estado, por meio de uma visão crítica acerca dos debates atuais, que fundamentam o Poder Público diante dos novos parâmetros constitucionais, administrativos, tributários, financeiros e processuais. O curso de Direito Público da escola de Direito da UEA já formou oito turmas, sendo esta a primeira oferta 100% na modalidade a distância.

Os procedimentos juridicamente regulados, tais como a relevância do papel do estado, sua delimitação, organização e fundamentos, são temas que auxiliam os cidadãos a atuar e compreender o funcionamento da máquina administrativa e a burocracia estatal, sob a perspectiva doutrinária e constitucional do estado soberano. Esse conjunto de fatores sociais e jurídicos foram destacados no curso, tendo em vista a capacitação e qualificação dos profissionais atuantes na área da ciência jurídica.

Tags:Estado do AmazonasItacoatiaraManausmancheteParintinsTabatingaTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Credencial Final da Copa Zico Semed
Próximo artigo Em Iranduba: SSP-AM desarticula quadrilha suspeita de envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e série de roubos na cidade

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

9 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

9 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás
Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão
MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus
Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM
Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores
Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?