Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: UBSs vão receber visita de representantes de instituições do Japão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > UBSs vão receber visita de representantes de instituições do Japão
Manaus

UBSs vão receber visita de representantes de instituições do Japão

9 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Três unidades de saúde da REDE de atendimento da Prefeitura de Manaus vão receber a visita de um grupo de profissionais representando a Universidade de Saku, no Japão, e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), agência governamental que fornece treinamento técnico para participantes de países em desenvolvimento em diversas áreas, oferecendo bolsas e apoio financeiro para diferentes instituições.

A série de visitas, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, vai ocorrer na próxima sexta-feira, 21/2, e no sábado, 22/2, nas Unidades de saúde da Família (USF) Ephigênio Salles (zona rural), Parque das Tribos (zona Oeste) e Fábio Couto (zona Leste).

A gestora informa que o grupo também vai conhecer as ações do Farmácia Viva, projeto que tem como objetivo a expansão, na REDE pública, do uso de plantas medicinais e de fitoterápicos, oferecendo opções terapêuticas para a população, incentivando a pesquisa e fortalecendo as práticas populares e tradicionais.

Shádia Fraxe explica que a visita tem o objetivo de avaliar a possibilidade de parcerias futuras entre as duas instituições do Japão e a Prefeitura de Manaus, especialmente na área de saúde e longevidade.

A farmacêutica Mie Muroya Guimarães, técnica da Diretoria de Atenção Especializada e Apoio Diagnóstico da Semsa, e uma das responsáveis pela recepção da comitiva, pontua que a troca de experiência e parceria seriam importantes para melhorar cada vez mais o atendimento à população idosa nas unidades de saúde da REDE municipal de Manaus.

“O Japão é um país com muitos idosos e as instituições têm muitos trabalhos direcionados para melhorar a qualidade de vida dessa população, desenvolvendo diversas atividades e integrando essas pessoas com a comunidade”.

Segundo Mie Muroya, a seleção das três unidades de saúde para a visita dos representantes japoneses ocorreu considerando que USF Rural Ephigênio Salles, localizada no ramal Água Branca, Rodovia AM-010, abrange uma área geográfica com Colônia Japonesa, tendo moradores de descendência japonesa; já a USF Parque das Tribos, bairro Tarumã-Açu (zona Oeste), foi selecionada por ter o diferencial de atender comunidades indígenas; e a Fábio Couto, bairro Jorge Teixeira (zona Leste), foi selecionada por ser uma Unidade escola.

Durante a visita, os representantes das duas instituições irão conhecer a estrutura dos estabelecimentos de saúde, fluxo de atendimento e os serviços disponíveis.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Professores da Universidade do Estado da Bahia conhecem estratégias e ações de saúde da prefeitura
Próximo artigo Projeto leva oficinas de teatro de rua para escolas de Manaus

Mais notícias desta categoria

Visa Manaus realiza evento em comemoração ao Dia Mundial da Qualidade

1 hora atrás

Prefeitura orienta população sobre Dia Mundial do Diabetes

1 hora atrás

Expocreati 2025 segue com segundo dia de atividades

3 horas atrás

Rua do Lírio do Vale recebe desobstrução de caixa coletora

3 horas atrás

Prefeito David Almeida e vice-governador Tadeu de Souza fortalecem cooperação para demandas em Manaus

4 horas atrás

Limpeza e desobstrução de caixas coletoras no centro da cidade

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça educação de pedestres e motoristas na avenida Camapuã

4 horas atrás

PMM registra dez ocorrências durante as chuvas desta quinta-feira

4 horas atrás

Sine Manaus oferta 285 vagas de emprego nesta sexta-feira, 14/11

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus chega à marca de 8 toneladas de fios e cabos obsoletos removidos

5 horas atrás

8º Ciclo de Seminários Distritais dos Conselhos Escolares

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus anuncia resultado do Programa Bolsa Universidade 2026

6 horas atrás
Prefeitura de Manaus realiza 4ª edição do projeto ‘Jogo Limpo’
Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Transporte Legal’
Prefeitura realiza dragagem no bairro Colônia Santo Antônio
Prefeitura de Manaus substitui tubulação rompida em igarapé
DDZ Norte da prefeitura coloca Manaus em destaque
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?