Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: UBS Áugias Gadelha passa a ofertar a vacina BCG na zona Norte de Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > UBS Áugias Gadelha passa a ofertar a vacina BCG na zona Norte de Manaus
Manaus

UBS Áugias Gadelha passa a ofertar a vacina BCG na zona Norte de Manaus

3 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

UBS Áugias Gadelha passa a ofertar a vacina BCG na zona Norte de Manaus
A Prefeitura de Manaus informa que a unidade básica de saúde (UBS) Áugias Gadelha, localizada na rua 15, s/nº, Cidade Nova 1, zona Norte, passa a disponibilizar a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin). A Secretaria Municipal de saúde (Semsa) reorganizou as unidades de referência para o imunizante após a UBS Armando Mendes, na zona Norte, entrar em reforma.

Na UBS Áugias Gadelha, a vacina BCG será ofertada às quartas-feiras, das 7h às 13h. O subsecretário de Gestão da saúde, Djalma Coelho, informa que o imunizante é centralizado em quatro unidades de saúde em diferentes dias da semana, para evitar o desperdício de vacinas, conforme recomendação do Ministério da saúde.

“Desde junho deste ano, a secretaria está com esse fluxo da vacinação da BCG, visto que o frasco da vacina contém dez doses com validade de apenas seis horas após a abertura. Nas demais zonas da cidade, não houve alteração nas unidades de referência, que podem ser buscadas conforme cronograma estabelecido de forma estratégica”, conta.

Às segundas-feiras, a vacina é ofertada na UBS Leonor Brilhante, na zona Leste; às quintas-feiras, na UBS Mansour Bulbol, zona Oeste, e às sextas-feiras, na policlínica Castelo Branco, também das 7h às 13h. Às terças-feiras, a vacina BCG é levada à zona rural, por meio de busca ativa.

Rotina

Djalma explica que a vacinação da BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, deve ser administrada em recém-nascidos, mas PODE ser feita em crianças de até 4 anos de idade que ainda não tenham recebido o imunizante. A BCG foi incluída, em 1977, no Calendário Nacional de Imunização, e é ofertada gratuitamente através do Sistema Único de saúde (SUS).

“As maternidades públicas da capital aplicam a vacina diariamente, até 24 horas após o nascimento dos bebês, com exceção do hospital Chapot Prevost, na zona Leste, que oferta o serviço por agendamento. Por conta disso, a demanda nas UBSs é pequena, onde são recebidos bebês nascidos em maternidades privadas, ou que ainda não receberam a vacina por outro motivo”, afirma.

O subsecretário acrescenta que as maternidades Samel e Unimed, da REDE particular, também realizam agendamento e recebem as doses da Semsa para atender os bebês nascidos em suas unidades.

Além dos recém-nascidos, a vacina é recomendada para as pessoas que tiveram contato permanente e prolongado com alguém que recebeu o diagnóstico de hanseníase, conforme avaliação de doses anteriores (primeira dose ou reforço).

— — —
Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Notícias relacionadas

Tags:ManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus realiza ação de limpeza na avenida Constantino Nery
Próximo artigo Comissão aprova continuidade de crédito a pequenos negócios vigente na pandemia

Mais notícias desta categoria

Manaus aprimora candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco com foco na gastronomia

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus convoca cadastro reserva para matrícula em creches da rede municipal a partir de 2/2

2 horas atrás

Afastamento David Almeida por 10 dias e posse do vice-prefeito Renato Junior em Manaus

3 horas atrás

Experiência integrada de primeiros socorros na zona rural de Manaus será apresentada em Brasília na Mostra Mais Saúde com Agente

4 horas atrás

Mamografia está temporariamente suspensa na unidade móvel da Prefeitura de Manaus até manutenção do equipamento

4 horas atrás

Operação Transporte Legal do IMMU em Manaus aborda 61 veículos na avenida Autaz Mirim e registra dez autuações

5 horas atrás

Operação da prefeitura aborda 61 veículos no bairro São José

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus executa obra de recuperação asfáltica no bairro Coroado

5 horas atrás

Manaus realiza manutenção do pavimento na rua Doutor Elviro Dantas em ação da Seminf nesta terça-feira

5 horas atrás

Investimento fortalece a cultura e leva arte aos bairros de Manaus

6 horas atrás

Descentralização cultural em Manaus beneficia mais de 900 artistas e investe R$ 13 milhões em 2025

6 horas atrás

Operação integrada de fiscalização na avenida General Rodrigo Otávio aborda 776 veículos e registra 107 infrações

7 horas atrás
Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na zona Leste e beneficia moradores do bairro Coroado
Obra de recuperação asfáltica da Prefeitura de Manaus contempla moradores do bairro Coroado
Prefeitura de Manaus inicia obras de contenção de erosão para recuperar área afetada por deslizamento no Cidade Nova
Prefeitura de Manaus apresenta ações de contenção de erosão
Recuperação asfáltica em Manaus beneficia rua Carapiá e moradores do Novo Reino com obras da Prefeitura
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?