Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: TSE divulga número de candidatos nas eleições municipais 2024
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > TSE divulga número de candidatos nas eleições municipais 2024
Nacional

TSE divulga número de candidatos nas eleições municipais 2024

11 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a uma semana das eleições de 2024, indicam que 463 mil pessoas pediram registro para concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O número representa uma queda em relação às eleições de 2020.

Neste ano, 15.573 candidatos disputam uma das 5.569 vagas de prefeito em todo o Brasil. Em 2020, 18.416 pessoas concorriam às prefeituras. Para vice-prefeito, são 15.812 candidatos, também um número menor do que nas últimas eleições.

Já para as câmaras municipais, são mais de 431 mil candidatos disputando as 58 mil cadeiras, também um número menor, se comparado aos quase 481 mil de 2020.

Para o pesquisador da Universidade de Brasília Mamede Said, essa redução tem uma explicação clara.“A crise de candidaturas é reflexo de um problema mais geral que nós temos, que é o desencanto com a política, principalmente por parte dos mais jovens. E eu entendo que isso se deve, em grande medida, à atuação dos atores políticos.”

Perfil
O TSE também revelou outros dados importantes sobre o perfil dos candidatos. Neste ano, as mulheres representam 34% das candidaturas, um número praticamente igual ao das eleições anteriores. Já os homens são 66% do total de concorrentes. Outro dado que chama a atenção é o aumento de candidatos que se identificam com nomes sociais. 348 pessoas, contra 133 em 2020.

Pessoas brancas são a maioria entre os candidatos: 46,83% do total.  Já pessoas pardas e pretas somam, respectivamente, 40,3% e 11,32%. Além disso, 3.590 candidatos quilombolas foram registrados, representando cerca de 1% do total.

Para o professor Mamede Said, conhecer o candidato, sua história, suas propostas, é apenas parte do dever do eleitor. “As pessoas têm que entender que participar do processo eleitoral, participar de partidos políticos é algo muito salutar. O partido deve ser instrumento, deve ser ferramenta. Para que nós possamos, de alguma maneira, interferir nos negócios públicos.”

Reportagem – Giulianno Cartaxo
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Eleições municipais ainda refletem, em parte, polarização política nacional
Próximo artigo Uso da Inteligência Artificial nas eleições foi tema de debate na Câmara; assista

Mais notícias desta categoria

Projeto cria Fundo para Acolhimento de Animais para financiar abrigos

5 dias atrás

Projeto endurece regras para condenados por crimes sexuais contra crianças

5 dias atrás

Projeto dispensa audiência de custódia em caso de maus-tratos a animais

5 dias atrás

Projeto aumenta pena de importunação sexual na frente de criança

5 dias atrás

Projeto aumenta pena para exploração sexual infantil em fronteiras

5 dias atrás

Proposta eleva pena de estupro com lesão grave ou morte para 40 anos

5 dias atrás

Projeto destina 20% dos royalties de petróleo da foz do Amazonas para SUS e enfermagem

5 dias atrás

Projeto cria sistema de rastreabilidade para combater adulteração de bebidas destiladas

5 dias atrás

Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre

5 dias atrás

Projeto anistia multas ambientais aplicadas a produtores rurais no Acre

5 dias atrás

Projeto prevê até dez anos de prisão para quem dopar outra pessoa sem consentimento

5 dias atrás

Plenário pode votar pedido de urgência para acelerar projeto sobre concorrência nos mercados digitais

5 dias atrás
Projeto obriga emissoras de rádio e televisão a divulgarem agenda de votações da Câmara
Deputadas integram comitê para monitorar Pacto Nacional contra o Feminicídio; assista
Projeto obriga condomínios a denunciar casos de maus-tratos a animais
Projeto tipifica crime de sabotagem em redes de telecomunicações
Projeto tipifica crimes de falsificação e de comercialização ilícita de cigarros
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?