Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Tríplice Fronteira: Saúde estadual integra estratégias para migrantes, em Tabatinga
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Tríplice Fronteira: Saúde estadual integra estratégias para migrantes, em Tabatinga
Governo do Amazonas

Tríplice Fronteira: Saúde estadual integra estratégias para migrantes, em Tabatinga

18 minutos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Evento reúne gestores e profissionais do SUS para fortalecer a capacidade de atendimento diante de fluxos migratórios

FOTOS: Maíra Pessoa/FVS-RCP

A Secretaria de Estado de saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participam do Simpósio de saúde e Migração nas Fronteiras – Etapa Tabatinga e Benjamin Constant. O evento reúne representantes estratégicos do Sistema Único de saúde (SUS), com o objetivo de fortalecer as capacidades locais frente aos desafios impostos pela migração, pelas mudanças climáticas e pelas condições singulares da Amazônia fronteiriça.

Promovido pela Organização Pan-Americana da saúde (OPAS), em parceria com o Ministério da saúde e instituições federais, estaduais e municipais, o evento, que começou na quarta-feira (29/10), se estende até esta sexta-feira (31/10), no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

A secretária executiva adjunta do Interior da SES-AM, Rita Almeida, que representou a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, ressaltou o papel estratégico da cooperação entre os entes federativos. “As regiões de fronteira exigem respostas oportunas, com planejamento e UNIÃO de esforços. O trabalho conjunto entre Estado, municípios e parceiros internacionais é essencial para garantir um SUS fortalecido e capaz de acolher todos os que vivem ou transitam por essas áreas”, afirmou.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa reforça a importância da integração institucional. “Participar do simpósio é reafirmar o compromisso do Amazonas com estratégias contínuas e integradas voltadas para a saúde das populações em regiões de fronteira, promovendo o diálogo entre instituições e comunidades”, destacou.

Integração e resposta rápida

FOTOS: Maíra Pessoa/FVS-RCP

De acordo com o consultor nacional da OPAS/OMS no Brasil, Marcus Vinícius Quito, o encontro propõe debater a dinâmica da saúde em contextos de fronteira, considerando os impactos das mudanças climáticas, da migração populacional e das especificidades culturais e sociais da Amazônia. “A iniciativa busca fortalecer uma visão pan-americana de saúde, promovendo o intercâmbio entre gestores e profissionais e a construção de estratégias conjuntas para enfrentar os desafios de fazer saúde em territórios amazônicos e fronteiriços”, observou.

O representante da Assessoria de Migração da Secretaria de Vigilância em saúde e Ambiente (SVSA/MS), João Roberto Cavalcante Sampaio, destacou a relevância de ações voltadas às populações migrantes e refugiadas. “Nosso objetivo é levar as vivências locais para subsidiar as políticas do Ministério da saúde, especialmente no cuidado às populações em situação de vulnerabilidade nas fronteiras”, afirmou.

O secretário municipal de saúde de Tabatinga, Janderson Felix, reforçou o papel das parcerias na superação dos desafios regionais. “Tabatinga é uma cidade de encontro de povos e, por ser uma fronteira aberta, estamos expostos a diversas doenças. Isso torna nosso trabalho desafiador, mas, com o apoio dos parceiros, conseguimos fortalecer a atenção básica e a vigilância em saúde. Sozinhos, não conseguimos fazer nada”, destacou.

A coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Solimões, Maria Geralda Ozório, chamou atenção para os impactos das mudanças climáticas na saúde indígena. “O tema é urgente, pois, durante a última estiagem no Amazonas, muitas comunidades indígenas ficaram isoladas, enfrentando escassez de água e alimentos, em uma situação crítica de vulnerabilidade”, ressaltou.

A região da tríplice fronteira Brasil–Colômbia–Peru enfrenta desafios significativos, como intensos fluxos migratórios, condições ambientais extremas e limitações estruturais. A programação do simpósio inclui simulado de fronteira, seminário sobre saúde na tríplice fronteira e oficina de participação social, promovendo a integração efetiva entre gestores, profissionais de saúde, autoridades e lideranças comunitárias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus executa recuperação asfáltica e entrega obra na rua Ovídio Gomes Monteiro
Próximo artigo Polícia Militar do Amazonas apreende mais de 70 quilos em barras de ouro e prende seis suspeitos de contrabando e extorsão

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima vistoria equipamentos e obras no Complexo Hospitalar Sul

3 minutos atrás

Polícia Militar do Amazonas apreende mais de 70 quilos em barras de ouro e prende seis suspeitos de contrabando e extorsão

11 minutos atrás

Ipaam aplica mais de R$ 90 mil em multas por crimes ambientais na Região Metropolitana de Manaus

1 hora atrás

Feira Mística de Manaus impulsiona empreendedores da economia criativa amazonense

2 horas atrás

SSP-AM leva atendimento online da Carteira de Identidade Nacional para o município do Careiro da Várzea

2 horas atrás

Últimos dias para inscrições no Prêmio Fapeam de CT&I -Edição 2025

4 horas atrás

Campanha ‘Faça a Conta. Use GNV’ encerra inscrições

5 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de dois homens que desapareceram em Manaus

5 horas atrás

FVS-RCP apresenta estudo sobre desnutrição infantil e mortalidade

22 horas atrás

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas incentiva o aprendizado sobre aquicultura e sustentabilidade, em Presidente Figueiredo

22 horas atrás

Complexo Hospitalar Sul recebe a certificação internacional Great Place to Work

23 horas atrás

Sine Amazonas divulga 202 vagas de emprego para esta quinta-feira

23 horas atrás
Isis de Manaus lança videoclipe ‘Te Satisfazer’ com exibições gratuitas e programação cultural em Manaus
Dia Mundial da Psoríase: Doença afeta muito além do físico, emocional de pacientes também sofre
Atleta amazonense conquista título e recorde no Mundial de Powerlifting em Santa Catarina
Em Barcelos, Idam atua na capacitação de meliponicultores
Exposição ‘Amazônia Preta’ abre o Mês da Consciência Negra com arte e ancestralidade no Palacete Provincial
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?