Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Tribunal do Júri condena dois acusados de participação em homicídio a mais de 15 anos de prisão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > Tribunal do Júri condena dois acusados de participação em homicídio a mais de 15 anos de prisão
TJAM

Tribunal do Júri condena dois acusados de participação em homicídio a mais de 15 anos de prisão

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 8 de fevereiro de 2022
5 Min Lidos
Compartilhar

Os réus respondiam pelo homicício de Eline Leandra Muniz, além de tentativa de homicício contra João Santiago de Almeida Neto, crimes ocorridos no bairro Planalto.


 

A 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus julgou e condenou os réus Johnsson Alves Barbosa e Paulo Felipe Pinheiro Garcia, acusados da morte de Eline Leandra Marques Daça Muniz e de tentativa de homicídio contra João Santiago de Almeida Neto, crime ocorrido no feriado de 5 de setembro, em 2011, no bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus. Johnsson (conhecido como ‘Playboy’) está foragido do sistema prisional da capital e foi julgado à revelia, recebendo uma condenação de 17 anos e quatro meses de reclusão, em regime fechado. Paulo Garcia, que respondia o processo em liberdade e compareceu ao julgamento realizado no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, recebeu a pena de 19 anos e seis meses de prisão, também em regime fechado.

A sessão de julgamento popular da Ação Penal n.º 0201516-66.2012.8.04.0001 foi presidida pelo juiz de direito titular da 3.ª Vara do Tribunal do Júri, Adonaid Abrantes de Souza Tavares e teve a sentença lida no início da madrugada desta terça-feira (08/02). A promotora de justiça Carolina Monteiro Chagas Maia representou o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM). Os advogados Fabiana Nogueira Neris e Wanderley San da Cruz Barbosa aturam da defesa do réu Johnsson Barbosa, enquanto que os advogados Maurílio Sérgio Filho, Lucivaldo Breves da Silva e Tarcísio Neves de Souza atuaram na defesa de Paulo Felipe Pinheiro Garcia.

De acordo com o inquérito policial que originou a denúncia do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), no dia 5 de setembro de 2011, por volta de 4h, Eline Leandra Marques Daça Muniz saiu da casa noturna conhecida como “Xote de Menina”, em um Corsa Sedam escuro, na companhia de João Santiago de Almeida Neto, que conduzia o veículo. Johnsson e Paulo Felipe, acompanhados de Denes Suzano Leite Cordovil e Ricardo de Azevedo Castro, saíram em outros dois carros e iniciaram uma perseguição do veículo em que estava Eline, com a intenção de matá-la. Conforme os autos, os réus acreditavam ser ela uma mulher conhecida como “Rafaela”, que supostamente teria contratado a morte de Denes para assegurar a impunidade de um homicídio cometido por este a mando dela.

Segundo as investigações, Johnsson Alves Barbosa conduziu o veículo no qual se encontrava Denes. Paulo Felipe Pinheiro Garcia conduziu o veículo no qual se encontrava Ricardo. Durante a perseguição, o carro conduzido por Paulo Felipe alcançou primeiro o carro onde se encontrava Eline, bloqueando a passagem e forçando a parada do automóvel, na Avenida Senador Raimundo Parente, bairro Planalto. Em seguida, conforme a denúncia, Ricardo efetuou disparos de arma de fogo contra o veículo, produzindo ferimentos em Eline, que morreu no local. João Neto, condutor do veículo, também foi ferido. Meses depois, Ricardo de Azevedo Castro e Denes Suzano Leite Cordovil, foram assassinados.

Na sessão que terminou na madrugada desta terça-feira, apurados os votos do Conselho de Sentença, os jurados resolveram condenar Johnsson Alves Barbosa e Paulo Felipe Pinheiro Garcia pelo crime previsto no art. 121, parágrafo 2.º, inciso III (perigo comum) do Código Penal, na condição de partícipes no homicídio da vítima Eline Leandra Marques Daça Muniz.

Em relação à tentativa de homicídio da qual foi vítima João Santiago de Almeida Neto, os réus foram condenados pelo crime previsto no art. 121, parágrafo 2.º, inciso III (perigo comum) cumulado com o art. 14, inciso II, ambos do Código Penal, na condição de partícipes.

Como ambos receberam penas superiores a 15 anos de prisão em regime fechado, o magistrado presidente decretou a prisão preventiva deles na leitura da sentença, da qual ainda cabe apelação.

 

#PraCegoVer: Imagem mostra o plenário do Tribunal do Júri trazendo o juiz titular da 3.ª Vara do Tribunal do Júri, Adonaid Abrantes de Souza Tavares (2º da direita para a esquerda, segurando um microfone), que conduziu a sessão; à esquerda, aparecem os representantes do Ministério Público e Defensoria Pública, bem como advogados de defesa dos réus.

 

Carlos de Souza

Foto: Raphael Alves

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Tags:DenúnciasEstado do AmazonasManausPrisão
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove prévia da ‘Jornada Pedagógica 2025’

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?