A Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizou nesta quarta-feira (26/04), uma Tribuna Popular para discutir sobre a importância do Festival dos Morcegos. A propositora da tribuna é a vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), autora do Projeto de Lei n° 159/2023 que insere no Calendário de Manaus, o Festival dos Morcegos, a ser realizado anualmente nos dias 8 e 9 de outubro.
De acordo com o texto da matéria, o Festival dos Morcegos tem a finalidade de demonstrar a importância dos morcegos para a realização e manutenção de serviços ambientais, como controle de insetos, dispersão de sementes e polinização, bem como de promover, em escolas e comunidades, ações de educação ambiental e atividades de prevenção à raiva transmitida por morcegos.
O biólogo e professor Doutor Emérito (UFAM), Antônio Carlos Webber e o farmacêutico, mestre em Ciências Ambientais (UFAM), Marcos Antônio dos Santos, foram os convidados para explicar sobre a importância ecológica, pois os morcegos interagem com milhares de outras espécies animais e vegetais. Estes animais são importantes polinizadores de flores, dispersores de sementes e predadores de insetos assim como de outros animais, vertebrados ou invertebrados.
A vereadora Jacqueline destaca a importância do Festival para acabar com o preconceito com o animal e também para fomentar a economia na zona rural “Por preconceito e desinformação, morcegos são perseguidos e mortos indiscriminadamente. As consequências são ruins para os animais e para o ambiente e há espécies de morcegos ameaçadas de extinção no Brasil e no mundo, mas eu trouxe essa tribuna justamente para discutir sobre o benefício que as espécies trazem para as áreas de plantação, pois são as sementes dispersas por morcegos que ajudam no processo de recuperação de áreas desmatadas ou na regeneração da vegetação de diversas áreas”, destacou a vereadora.
O projeto de lei foi encaminhado e aguarda deliberação em plenário para seguir para análise das comissões técnicas da Casa Legislativa.
Texto: Saulo Viégas – Assessoria de Comunicação da vereadora