Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Transparência: SES-AM apresenta relatórios quadrimestrais para Aleam
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Transparência: SES-AM apresenta relatórios quadrimestrais para Aleam
Gestão Estadual

Transparência: SES-AM apresenta relatórios quadrimestrais para Aleam

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 23 de outubro de 2020
7 Min Lidos
Compartilhar
A apresentação realizada pelo secretário Marcellus Campêlo mostrou os resultados alcançados até o segundo quadrimestre de 2020: mais de 13 milhões de procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade e 72.790 internações – FOTOS: Rodrigo Santos/ SES-AM

Os relatórios sobre as ações de saúde, no primeiro e segundo quadrimestres deste ano, foram apresentados, nesta sexta-feira (23/10), a deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) em uma audiência on-line, transmitida para o público em geral pelas redes sociais. 

A apresentação realizada pelo secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo, mostrou os resultados alcançados neste ano. Até o segundo quadrimestre de 2020, mais de 13 milhões de procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade e 72.790 internações foram realizados na rede estadual. 

As metas alcançadas no Plano Plurianual também foram apresentadas pelo secretário. Ao todo, foram 121 atividades concluídas e outras 130 em andamento, mesmo com o esforço da rede de saúde para conter o pico da pandemia da Covid-19. 

Durante a audiência, a presidente da comissão, deputada Drª Mayara Pinheiro, destacou a nova organização da saúde do Estado. “Hoje, eu enxergo uma gestão muito mais comprometida com a eficiência dos gastos”, elogiou.

O Amazonas está entre os estados com maior investimento na saúde, destina 20,8% do orçamento estadual, quando o obrigatório é de 12%. O Governo do Amazonas custeia 85% da saúde no estado. Entre as metas do Programa Saúde Amazonas, que também foi apresentado à comissão, está o aumento da participação do Tesouro Nacional nos custos da saúde, que hoje é de somente 13%. 

Para o secretário da SES, até 2021, o financiamento da saúde do Estado estará mais balanceado. “Melhor equilíbrio das fontes, utilizando melhor os recursos federais. Essa é a nossa principal meta nessa área”, destacou ele, na reunião. 

Organização da rede – O aumento no número de leitos foi o principal destaque em relação ao capítulo sobre a pandemia do novo coronavírus no Amazonas. Em relação a 2019, o número de leitos totais por 100 mil habitantes aumentou de 1,35 para 1,40. A meta da secretaria é expandir ainda mais o número de leitos com a abertura do credenciamento de leitos pela tabela SUS e a assinatura de convênio com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), prevista para o próximo mês. 

Além dos atendimentos de rotina, a rede também se prepara para receber um aumento de atendimentos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pelo novo coronavírus e outros vírus, com a sazonalidade da gripe se aproximando a partir do período de chuvas mais intensos na região Amazônica. 

Reestruturação – O Programa Saúde Amazonas traz o planejamento e resoluções de desafios da secretaria e também foi apresentado para os parlamentares. São mais de 160 projetos que são monitorados com a colaboração de mais de 200 profissionais da saúde. O programa prevê a execução de R$ 1,4 bi do orçamento da saúde até 2022.

Um dos projetos do Saúde Amazonas já executado é a expansão dos atendimentos aos crônicos renais. A SES promoveu a abertura de mais 180 vagas para hemodiálise no Hospital Beneficente Português do Amazonas. Com o apoio do Saúde Amazonas, o serviço de nefrologia, coordenado pela SES-AM, ganhou reforço e passou a contar com 1.229 vagas desse serviço para atender pacientes renais crônicos.

Mesmo diante do cenário da pandemia, onde a busca por medicamentos e insumos foi elevada em todo o mundo, o Amazonas conseguiu aumentar a média de abastecimento de medicamentos e Produtos Para a Saúde (PPS), saltando de 57% no ano passado, para 75% até o primeiro quadrimestre deste ano. 

A SES-AM ainda descentralizou os serviços de farmácia de alto custo para sete unidades, sendo uma no interior. A ação permitiu a entrega de 56 mil dispensações de medicamentos especializados. 

O Amazonas também passou a integrar o Consórcio Interestadual de Saúde da Amazônia Legal, visando a aquisição conjunta de bens, medicamentos, produtos e serviços de forma mais econômica.

Interior – Outra ação que colaborou no combate à Covid-19 foi a liberação dos recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para investimentos na saúde dos 61 municípios do interior. 

Até agosto, foram 46,8 milhões pagos aos municípios, além da 4ª parcela de R$ 23,4 milhões paga neste mês. Com o recurso, os municípios puderam investir em ações de tratamento e prevenção de agravamento da doença e apresentando uma letalidade de 1,68%. 

Saúde Básica – Marcellus solicitou o apoio da casa legislativa para que haja a integração que é feita no interior também na capital, resultando na melhoria da rede de saúde em Manaus. 

A baixa cobertura da capital da Atenção Básica (UBSs e Unidade Saúde da Família) reflete na superlotação dos hospitais e Prontos-Socorros com atendimentos de classificação de risco azul e verde pelo Protocolo de Manchester.

“Gostaria de ter um plano da implementação da reorganização da rede assinado ainda este ano. Peço o apoio da Assembleia. Queremos e vamos dar as mãos à prefeitura, apoiando no que ela precisar, mas precisamos do apoio da Prefeitura de Manaus também”, pontuou o secretário. 

Controle Interno fortalecido – Com a reforma administrativa interna, a Secretaria Executiva de Controle Interno foi criada e está sendo estruturada. Nela, conforme Marcellus Campêlo, são apurados desvios de conduta não só de servidores, mas também de prestadores de serviço. Neste ano, foram 169 atividades de auditoria na secretaria. 

As ouvidorias, análises de pagamento, visitas técnicas e sindicância agora ficam sob a responsabilidade da secretaria executiva, trabalhando com maior eficiência e independência.

Tags:Governo do AmazonasManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Prefeitura realiza intervenções na avenida Tarumã, no Centro de Manaus

Por Redação Informe Digital
21 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro Lírio do Vale

Por Redação Informe Digital
21 de maio de 2025
Manaus

PMM realiza manutenção em rede de drenagem no Parque Dez

Por Redação Informe Digital
21 de maio de 2025
Manaus

USF Parque das Tribos promove ações do projeto ‘Bom Parto’

Por Redação Informe Digital
21 de maio de 2025
Manaus

Unidade de Saúde da Mulher da zona Oeste está em novo endereço

Por Redação Informe Digital
21 de maio de 2025

Prefeito instala terceira Estação Meteorológica no parque do Mindu

Por Redação Informe Digital
21 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?