Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Transformação digital: PGE-AM debate ética no uso da Inteligência Artificial
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Transformação digital: PGE-AM debate ética no uso da Inteligência Artificial
Governo do Amazonas

Transformação digital: PGE-AM debate ética no uso da Inteligência Artificial

7 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Evento contou com palestras e mesa de debates sobre como explorar a IA com responsabilidade institucional

FOTO: Nathália Andrade/PGE-AM e Heloísa Braga/PGE-AM

Com o tema ‘transformação digital da PGE-AM – Ética no uso da Inteligência Artificial’, a Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) realizou, nesta quinta-feira (25/07), um evento voltado à modernização da gestão pública e ao uso responsável da tecnologia. A programação contou com a participação de autoridades e especialistas que debateram o com procuradores, servidores, residentes e estagiários da instituição.

O evento, que foi conduzido pela Procuradora do Estado e Corregedora da PGE-AM, Clara Maria Lindoso e Lima, contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho.

Além dele, o evento contou com palestras do procurador-geral do Amazonas, Giordano Bruno Costa da Cruz; do superintendente de Tecnologia, Inovação e Gestão Estratégica da PGE-AM, Rodrigo Lima; do juiz do Tribunal de justiça do Amazonas, Igor Campagnolli; da presidente da Comissão de IA da OAB/AM, Juliana Campagnolli; e da mestre em Engenharia Janaína Souza.

“O uso da Inteligência Artificial em qualquer meio que ela seja empregada, incluindo a advocacia pública do estado do Amazonas, tem que ser um uso responsável, racional, ético e um uso compromissado com a finalidade principal desta instituição, que é o exercício da advocacia pública em benefício do estado do Amazonas”, destacou Giordano Bruno da Cruz, procurador-geral do Amazonas.

O secretário-chefe da Casa Civil enfatizou que a Inteligência Artificial e a transformação digital são um caminho sem volta tanto na gestão pública quanto privada.

“Todos nós teremos que nos adequar a essa nova forma de trabalhar e, quem não fizer isso, certamente terá dificuldades num futuro muito próximo. Então o Governo do Estado do Amazonas vem buscando capacitar, cada vez mais, os seus servidores e colocar à disposição de toda a sociedade mais conhecimento sobre essas ferramentas importantes para os avanços das políticas públicas”, considerou Antony.

FOTOS: Nathália Andrade/PGE-AM e Heloísa Braga/PGE-AM

Planejamento e transformação digital

A primeira apresentação ficou a cargo do procurador-geral Giordano Bruno, que compartilhou os principais marcos da atual gestão, com destaque para o NOVO planejamento estratégico da PGE-AM e a criação das superintendências, unidades técnicas que funcionam como braços de apoio à alta gestão.

Na sequência, o superintendente de Tecnologia, Inovação e Gestão Estratégica, Rodrigo Duarte de Lima, apresentou os roadmaps da transformação digital da PGE, detalhando etapas e modernização de fluxos.

IA com responsabilidade institucional

A mesa de debates “Ética no uso da Inteligência Artificial”, mediada pelo procurador do Estado Paulo Bernardo Lindoso e Lima, com a participação de Igor Campagnolli, Juliana Campagnolli e Janaína Souza, foi uma oportunidade para os servidores adquirirem novos conhecimentos sobre IA. Num segundo momento, os participantes puderam interagir com os palestrantes e tirar dúvidas sobre o tema.

A advogada Juliana Campagnolli reforçou o papel das instituições jurídicas na construção de diretrizes éticas e seguras para o uso da inteligência artificial.

FOTOS: Nathália Andrade/PGE-AM e Heloísa Braga/PGE-AM

“A ética é o alicerce da adoção responsável da Inteligência Artificial no setor público. Não se trata apenas de respeitar normas, mas de garantir que os algoritmos reflitam valores democráticos, não reforcem desigualdades e ajudem a preservar a confiança da sociedade nas instituições”, apontou Campagnolli.

Participação e próximos passos

A PGE-AM reforçou que o evento marca o início de um NOVO ciclo institucional, guiado por dados, inovação e compromisso com a excelência na prestação dos serviços jurídicos. O Lúmina – Laboratório de Inovação que está em fase de obra, as superintendências e os projetos digitais serão pilares fundamentais dessa jornada.

O post Transformação digital: PGE-AM debate ética no uso da Inteligência Artificial apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas adquire três toneladas de alimentos de produtores de Envira
Próximo artigo Fapeam anuncia novos editais em CT&I com investimentos que ultrapassam R$ 11,5 milhões

Mais notícias desta categoria

Operação Águia mobiliza 200 policiais e 50 viaturas para reforçar policiamento em Manaus e Região Metropolitana antes do Carnaval

11 horas atrás

Centro de distribuição da Natura em Manaus reduz prazos, corta custos e amplia empregos no Norte

14 horas atrás

Curso Técnico em Saúde Bucal leva formação profissional a jovens Yanomami de Kuruá em março

16 horas atrás

Espaço acessível será montado no Sambódromo de Manaus durante o Carnaval para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

16 horas atrás

Articula/BIO CT&I abre edital para pesquisas entre Amazonas e São Paulo com R$ 8 milhões até 23 de março

16 horas atrás

Governador Wilson Lima lança Invest Amazonas para promover investimentos e divulgar incentivos no estado do Amazonas

16 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas apreensão de maconha de uma tonelada em operação que prendeu três suspeitos

16 horas atrás

Depca do PC-AM afirma ausência de tráfico humano interestadual ou internacional envolvendo desaparecimento de crianças e adolescentes

17 horas atrás

Depca reforça atuação e esclarece inexistência de registros de tráfico humano interestadual ou internacional de crianças e adolescentes

17 horas atrás

Oficinas de carnaval em centros de convivência do Amazonas promovem socialização e produção de máscaras para bailes

17 horas atrás

Centros de Convivência promovem oficinas de criação de adereços e máscaras para o Carnaval

17 horas atrás

SEPM oferece atendimento 24 horas no Carnaval para prevenir e responder a violência contra a mulher

17 horas atrás
Policiamento ostensivo e aproximação com a população reduzem roubos a residências em 47% nas zonas centro-oeste e centro-sul de Manaus
Policiamento ostensivo no Amazonas reduz roubos a residências em 47% nas zonas centro-oeste e centro-sul
FVS-RCP alerta sobre a proibição da comercialização de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina
Anvisa determina proibição da comercialização de lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação
Dia do Atleta Profissional: Maria de Fátima simboliza o alto rendimento e a superação no esporte amazonense
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?