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Lendo: TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário
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TJAM

TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 22 de julho de 2022
5 Min Lidos
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A Secretaria de Auditoria Interna do TJAM representará o Tribunal no Comitê, período do biênio 2022/2024.


 

A Coordenadoria de Gestão do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou o resultado final da eleição dos membros do Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (SIAUD-Jud) para o biênio 2022/2024. O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) estará representado pela secretária de Auditoria Interna da Corte,  Nabiha Monassa Abinader da Rocha.

O SIAUD-Jud foi instituído pela Resolução CNJ n.º 308/2020 e é composto pela Comissão Permanente de Auditoria e pelo Comitê de Governança e Coordenação do Siaud-Jud, reunindo 18 dirigentes de unidades de auditoria em tribunais de todos os segmentos da Justiça.

Nabiha Monassa explica que para o TJAM é muito importante integrar esse comitê, pois em 2020 o CNJ entendeu que o controle interno deveria ser mais fortalecido no Poder Judiciário e, por isso, criou sistemas de auditoria como pilar do sistema constitucional de controle interno.

“Foi por meio da Resolução n.° 308 que esse sistema de auditoria foi criado. Em seguida, a Resolução n.° 309 definiu as atribuições para os auditores internos e determinou que os tribunais e suas Secretarias de Auditoria Interna se orientassem por um código de ética. O TJAM adotou todas essas providências”, frisou a secretária. Ela salientou que, diante da criação do SIAUD-Jud, o CNJ instituiu um comitê, com a participação democrática dos tribunais, para que esses órgãos pudessem levar ao Conselho suas pautas e discutir melhor as medidas de padronização e uniformização das auditorias do Poder Judiciário Nacional’’, explicou Nabiha.

Entre as diversas atribuições do Comitê está a discussão de assuntos técnicos de auditoria interna, com a execução de auditorias simultâneas por parte de todas as unidades de auditoria do Poder Judiciário. As propostas construídas no âmbito do Comitê, voltadas para a regulamentação sobre matéria de auditoria interna e para a elaboração de notas técnicas, documentos e formulários, devem passar sempre pela Comissão Permanente de Auditoria.

Nabiha também salienta que para haver de fato uma produtividade sem entraves, é necessário um trabalho conjunto entre auditor e auditado. “Toda a equipe de servidores da Secretaria de Auditoria Interna tem papel fundamental nas atividades de auditoria. Os colegas foram incentivadores para que a gente pudesse se candidatar e participar da composição do Comitê. Vamos contar também com o apoio de todos os servidores do Tribunal, porque o auditado tem um papel muito importante para que a auditoria perceba como chegar à ponta final’’, afirmou a secretária.

Os outros integrantes do Comitê no biênio 2022-2024 são: o servidor do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR ), Kelvem Márcio Melo de Almeida; o representante de unidade regional da Justiça Federal, Wolfgang Striebel do TRF da 4.ª Região; dois representantes de unidade regional da Justiça Eleitoral,  Alessandra Falcão Gutierres de Souza, do TRE/MS e Rejane Assis Lima da Fonseca, do TRE/RO; Paulinéa Marise Lima de Araújo, do TRE/RN; dois representantes da unidade regional da Justiça do Trabalho, sendo Denise Hollanda Costa Lima, do TRT da 1.ª Região e Carolina Feuerharmel Litvin, do TRT da 4.ª Região; dois dirigentes de órgão regional singular dentre os tribunais de grande porte classificados conforme o relatório Justiça em Números do ano de 2021, sendo Sthefania Mendonça Rodrigues, do TJRJ e Renato Yoshinobu Kuba,  do TJSP; dois dirigentes de órgão regional singular dentre os tribunais considerados de médio porte, sendo Daniela Lucas Ribeiro de Ávila,  do TJDFT e Paulo Hibernon Pessoa Gouveia de Melo, do TJPE.

Os membros do Comitê devem se reunir na primeira reunião pós-eleição, dia que irão tomar posse, indicada como a 7.ª Reunião Ordinária, no próximo dia 29 de julho, às 14h, por meio da plataforma virtual Cisco Webex com link de acesso restrito aos membros.

 

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mosta a equipe da Secretaria de Auditoria Interna do TJAM, com o presidente da Corte, desembargador Flávio Pascarelli (de terno). Todos estão de pé, olhando para a câmera e secretária Nabiha está ao lado do presidente. 

 

Amanda Bulcão e Sandra Bezerra

Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Tags:manchete
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