Terceiro dia do evento definiu a divisão dos Grupos de trabalho e encaminhamentos para a etapa nacional.
No terceiro dia da 1ª Teia Amazonas – Pontos de Cultura pela justiça Climática, realizado em 29/01 no Palacete Provincial, participantes dividiram os Grupos de trabalho Temáticos e definiram encaminhamentos que seguem para a Teia Nacional. A organização dos grupos ocorreu na tarde e teve como objetivo distribuir representantes por linguagem, território e atuação cultural.
Divisão dos Grupos de trabalho
Durante a programação, os presentes definiram quais representantes atuarão em cada GT. Esses grupos fazem parte de uma estrutura nacional, presente em todas as Teias do país, e têm a função de aprofundar debates por linguagem, território e atuação cultural. Foi confirmado que o Amazonas terá, entre outros, um GT de Hip-Hop para articular experiências com outros estados dentro da REDE Nacional de Pontos de Cultura.
A partir da organização dos GTs, os representantes do estado irão dialogar com outros estados na Teia Nacional, levando experiências e propostas construídas no território. Após a estruturação, os grupos se organizarão em três eixos temáticos. Em cada eixo, cada GT deverá construir três propostas, que serão validadas coletivamente. Ao final do processo, o Amazonas consolidará dez propostas para apresentar e defender no âmbito nacional da política Cultura Viva.
Critérios para eleição e representatividade
Também foi apreciada e votada a proposta que define os critérios para a eleição dos delegados, prevista para a manhã desta sexta-feira (30). A proposta estabelece a distribuição das vagas, respeitando critérios de território, cotas e participação nos grupos temáticos, com o objetivo de garantir representatividade entre capital, interior, Pontões, municípios e GTs.
Em função do tempo dedicado à organização dos GTs e à apreciação da proposta de eleição, a atividade dos eixos temáticos, inicialmente prevista para quinta-feira, foi remanejada para a programação desta sexta-feira. Na mesma data, será realizada a eleição dos 30 delegados que irão representar o Amazonas na etapa nacional da Teia.
Encerramento
A 1ª Teia Amazonas encerra-se nesta sexta-feira (30/01) no Palacete Provincial, com programação a partir das 16h e entrada gratuita. O encerramento reunirá apresentações do Coletivo Cultural Circo Caboclo, Águas de Oxalá, Grupo Folclórico Flores do Carimbó, Ponto de Cultura do Sol, Maracatu Pedra Encantada, Cocada Baré e Luli Braga.
Assuntos nesse artigo:
#pontosdecultura, #teiaamazonas, #gruposdetrabalho, #gtdehiphop, #culturaviva, #teianacional, #palaceteprovincial, #delegados, #eleicao, #eixostematicos, #representatividade, #territorio, #cotas, #capital, #interior, #pontoes, #municipios, #fazedoresdecultura, #aguilarabecassis, #secretariadeculturaeeconomiacriativa


