Por Agência Amazonas
O 10º Renastão termina nesta quinta-feira (08/12)

Para aprimorar os serviços voltados para a Vigilância em saúde do trabalhador, uma comitiva da Fundação de Vigilância em saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), participa, até esta quinta-feira (08/12), do 10º Encontro da REDE Nacional de Atenção Integral à saúde do trabalhador, em Brasília.
A atividade iniciou na última terça-feira (06/12) e encerra nesta quinta-feira (08/12). Os técnicos compõem a equipe do Centro Estadual de Referência Estadual de saúde do trabalhador da FVS-RCP (Cerest), que é responsável pelo suporte técnico e científico para a promoção, prevenção e recuperação da saúde dos trabalhadores.
Além do diretor técnico da fundação, Daniel Barros, participam da atividade outros três técnicos do Cerest: Laura Jane Silva, Ana Cristina furtado e Socorro Soares.
No Amazonas, de acordo com dados do Cerest, são registrados em torno de 1 mil acidentes de trabalho por ano. Um dos trabalhos desenvolvido pelo centro é a conscientização para a importância dos registros de ocorrência.
Segundo Daniel Barros, a saúde do trabalhador é uma área que vem sendo fortalecida. “A vigilância trabalha justamente para aumentar a notificação, monitorar e fiscalizar, propondo ações para redução de acidentes, mitigando as morbidades e mortalidades no ambiente de trabalho”, afirmou o diretor-técnico da FVS-RCP.
Barros destacou, ainda, que o encontro ajuda na troca de experiências. “A nossa participação é uma oportunidade de fortalecimento das ações de Vigilância em saúde do trabalhador. Assim conseguimos conhecer as realidades de outros estados, como estão trabalhando e também apresentar as nossas atividades”, disse.
10º Renastão
Esta edição do 10º Renastão comemora os 10 anos da Política Nacional de saúde do trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e os 20 anos da REDE Nacional de Atenção Integral à saúde do trabalhador (Renast).
O encontro foi promovido pela Coordenação-Geral de Vigilância em saúde do trabalhador, do Departamento de Vigilância em saúde Ambiental e saúde do trabalhador, da Secretaria de Vigilância em saúde, do Ministério da saúde (CGSAT/DSAST/SVS/MS).
A programação contou com a participação de autoridades nacionais no tema, como o Secretário de Vigilância em saúde do Ministério da saúde (SVS/MS), Arnaldo Medeiros, e a procuradora do Ministério Público do trabalho (MPT), Márcia Cristina Kamei Lopez Aliaga.