Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq
Criado: Quarta, 13 Novembro 2024 15:24

WorkshopResoluçãoConflitosNupaSelo 55c30

Reunião teve como objetivo trabalhar técnicas conhecidas como “quebra-gelo” para facilitar o entendimento dos problemas e os contrapontos das populações atendidas pelo projeto

O Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público do Estado do Amazonas (Nupa/MPAM) realizou, na manhã desta quarta-feira (13/11), o primeiro workshop de comunicação assertiva com ênfase na mediação de conflitos, visando o fortalecimento de ações promovidas pelo projeto “IDH+”. A iniciativa contou com a presença de servidores do MPAM e pesquisadores estatísticos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A reunião, mediada pela subprocuradora-geral para Assuntos Jurídicos Anabel Vitória Mendonça, teve como objetivo capacitar as equipes de multiplicadores sociais durante as análises dos indicadores de desenvolvimento humano, orientando sobre a utilização de ferramentas pedagógicas e psicoterapêuticas que poderão auxiliar no melhor atendimento à população das comunidades visitadas pelo projeto.

“Esse encontro com os membros e servidores que trabalham no IDH+ é de uma relevância muito grande, pois, nessa capacitação, haverá uma troca muito especial, exatamente para que eles possam ter mais condições de realizar os diálogos durante as diligências aos municípios do interior do Amazonas, para que consigam trabalhar a questão da resistência em relação às informações e aos dados que são levados. Temos uma colaboração também do Ministério Público com a Ufam, que trabalha com essa questão dos direitos das comunidades, para que consigam ter uma qualidade de vida minimamente razoável”, comentou a procuradora de Justiça.

Durante a oportunidade, foram abordados diversos temas, como: técnicas de neurociência para a análise do comportamento e das emoções humanas; resolução de conflitos via diálogo; e utilização da comunicação não-violenta e da comunicação assertiva em rodas de conversa. Além disso, foram mencionadas abordagens desenvolvidas pelo psicoterapeuta alemão Franz Ruppert, em sua Teoria do Trauma da Identidade, para melhorar a rede de escuta em questões de traumas de vínculos, autopercepção e divisão psíquica.

Para o coordenador do projeto “IDH+”, o promotor de Justiça Lauro Tavares da Silva, o compartilhamento das experiências adquiridas no lançamento do piloto do projeto na cidade de Coari trouxe aumento nas necessidades e demandas de aperfeiçoamento na abordagem à população em diversos sentidos.

“A escuta social que fizemos no município de Coari foi muito boa para a equipe. Agora, podemos utilizar técnicas e metodologias para que essas escutas sociais sejam feitas de forma não-violenta e que atendam às expectativas das pessoas”, afirmou o promotor de Justiça.

Ao final do workshop, foram realizadas dinâmicas de diálogo entre os participantes para as próximas visitas aos municípios amazonenses pelo IDH+.

Texto e foto: Ramon Oliveira

   

Tags:CoariEstado do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fachada sede do Governo Foto Bruno Zanardo Secom 300x200 1 Resultado do concurso público da CMM será divulgado dia 23 de dezembro
Próximo artigo 54145622777 fd1bfac7ce c HA9oMo Prefeito David Almeida recepciona presidente norte-americano Joe Biden em Manaus e destaca a importância da visita

Mais notícias desta categoria

obras de UBSs 4

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

8 horas atrás
Mutirao do CAR Foto 4 Arquivo Ipaam 24 07 2025 1024x768 1

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

11 horas atrás
IMG 7343

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

1 dia atrás
WhatsApp Image 2025 07 23 at 135000 2

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

1 dia atrás
CETAM EaD FOTO CLEUDILON PASSARINHO ASSCOM CETAM 1 1024x683 1

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

1 dia atrás
UGPE OFICINA DE CHOCOLATE FOTO TIAGO CORREA UGPE01 1024x683 1

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

2 dias atrás
Novas Viaturas Tiago Correa 5 1024x682 1

Viaturas novas – Aumenta segurança em Manaus

3 dias atrás
tarifa do Zona Azul

Zona Azul: Justiça suspende desconto da tarifa

3 dias atrás
VOLUME DE DROGAS APREENDIDO PELO AMAZONAS EM 2025 E O MAIOR EM RELACAO AOS ULTIMOS 10 ANOS FOTOS ERLON RODRIGUES PC AM BEATRIZ SAMPAIO PC AM DIEGO PERES SECOM DIVULGACAO PMAM 4 1024x576 1

Volume de drogas apreendido pelo Amazonas supera recordes

4 dias atrás
SEAS CENTROS DIVULGACAO 5 1024x682 1

Centros de Convivência: Apoio e Inclusão Social

6 dias atrás
UGPE REGIONALIZACAO DO SANEAMENTO NO AMAZONAS FOTO TIAGO CORREA UGPE 04 1 1 1024x683 1

Conselho Participativo – Inscrições Abertas no Amazonas

1 semana atrás
Procon AM Notificacao Cinema 1024x689 1

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

1 semana atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?