Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Técnica de ‘hidrossemeadura’ é utilizada para conter erosão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Técnica de ‘hidrossemeadura’ é utilizada para conter erosão
Gestão EstadualGestão Municipal

Técnica de ‘hidrossemeadura’ é utilizada para conter erosão

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Na fase final da contenção de uma erosão de 23 metros de profundidade na rua Albânia, no bairro Nova Cidade, zona Norte, a Prefeitura de Manaus utiliza a técnica de “hidrossemeadura” no declive do talude. A obra chega a 90% de execução do projeto.

Conforme corpo técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o método é empregado em quase todas as obras em erosões e serve para acelerar o desenvolvimento do gramado e recuperar a vegetação típica do local, devido aos aditivos aplicados, propiciando um crescimento saudável do plantio.

O procedimento consiste na colocação de sementes sobre o talude. Primeiramente, o material é misturado em um tanque, em que são colocados cinco tipos de sementes, fertilizantes, composto orgânico e uma massa pastosa, que ajuda a fixar a mistura no solo. O lançamento é feito com mangueiras apropriadas.

“Esse trabalho evita novos processos erosivos, melhorando a estabilidade do talude e, consequentemente, dando segurança à comunidade”, explica o secretário de Obras, Renato Junior.

A aposentada Cleonice Cunha, de 75 anos, enfrentava o medo de conviver com a erosão, que, com o passar do tempo, se aprofundou. Ela conta que até pensou em mudar de endereço. “Só tenho de agradecer ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras, Renato Junior, por ter nos ajudado. Aqui estava muito feio. Eu até me preparei para me mudar, porque a erosão cresceu tanto que eu fiquei com medo de chegar na minha casa. Agora, eu ando aliviada”, disse.

A Prefeitura de Manaus recuperou o talude de 23 metros de profundidade, fez o reaterro e a limpeza, construiu uma escada hidráulica de 60 metros para o escoamento adequado da chuva, e agora trabalha na etapa final de hidrossemeadura. A partir desta sexta-feira, nos próximos cinco dias, as equipes iniciam o processo de germinação. Em 45 dias, estima-se que a grama esteja visível.

“Essa é mais uma área da zona Norte que era considerada de grande preocupação e ameaça para a comunidade. Hoje contemplamos esse avanço da etapa final. Outras áreas em diferentes zonas vêm sendo reestruturadas. É um grande trabalho simultâneo, no ritmo da gestão David Almeida”, ressalta Renato Junior.

Além dessa, a prefeitura atua com obra de contenção em outras seis áreas da capital: no beco Aracuã, no bairro Santa Etelvina; no ramal do Brasileirinho, rua Hibisco, Distrito Industrial e na rua Bem-Te-Vi, no bairro Cidade de Deus, na zona Leste; e na avenida Constantino Nery, no bairro Chapada, zona Centro-Sul.

— — —

Texto – Rayana Coutinho / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBnPj4

   

Tags:David AlmeidaManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura intensifica ações de saúde no Dia de Prevenção à Hipertensão
Próximo artigo Prefeitura leva projeto ‘Transversalizando o Trânsito’ para escola do bairro Jorge Teixeira

Mais notícias desta categoria

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

PL que institui Semana Municipal de Adoção Tardia de Crianças e Adolescentes, é aprovado na CMM

8 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

Propositura de Isaac Tayah concede Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao Delegado Cícero Túlio

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?