Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Teatros da Amazônia: Legado do povo amazonense, Teatro Amazonas pode se tornar Patrimônio Mundial Cultural
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Teatros da Amazônia: Legado do povo amazonense, Teatro Amazonas pode se tornar Patrimônio Mundial Cultural
Governo do Amazonas

Teatros da Amazônia: Legado do povo amazonense, Teatro Amazonas pode se tornar Patrimônio Mundial Cultural

2 minutos atrás
Compartilhar
8 Min Lidos

Representante da Unesco esteve em Manaus para avaliar a candidatura dos Teatros da Amazônia

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

O Teatro Amazonas está entre os candidatos a ingressar no mapa do Patrimônio Mundial Cultural. Entre os dias 8 e 10 de setembro, Manaus recebeu a visita técnica da representação do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), entidade associada à Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e da Cultura (Unesco), para avaliação do ponto turístico mais emblemático do Amazonas e sua importância cultural, histórica e econômica para o Estado.

A candidatura do Teatro Amazonas integra o projeto “Teatros da Amazônia”, uma iniciativa conjunta com o Theatro da Paz, em Belém (PA).

A comitiva do Icomos foi recepcionada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa, e também por representantes do Governo Federal como Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto do patrimônio histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

De acordo com o secretário de Cultura e economia criativa do Amazonas, Caio André, a candidatura dos Teatros da Amazônia destaca um contexto histórico comum a ambos os estados, uma vez que, por muitos anos, Amazonas e Pará formaram um único território. O secretário ressaltou ainda que o Teatro Amazonas é um símbolo da identidade cultural do povo amazonense, reforçando o sentimento de pertencimento.

“Não há separação entre a cultura da Amazônia e a cultura da humanidade. Esses teatros amazônicos têm um valor que vai além da estética: eles representam resistência, pertencimento e continuidade. Essa candidatura é importantíssima para todos nós porque reforça o nosso sentimento de pertencimento. Pertencimento à cultura amazônica, ao nosso patrimônio, àquilo que é nosso: caboclo, ribeirinho, indígena, urbano. E ver isso reconhecido pelo mundo é ver que o que é nosso também tem valor universal”, destacou.

A diretora do Teatro Amazonas, Beth Cantanhede, enfatizou o orgulho e o amor de todo povo amazonense pelo espaço: “O Teatro Amazonas faz parte da nossa vida. Ele é parte da nossa identidade, é por isso que estamos tão engajados nessa candidatura, para mostrar ao mundo o quanto esse teatro é excepcional, o quanto ele é universal, e o quanto ele representa a grandiosidade da cultura amazônica”.

Durante a avaliação in loco em Manaus e em Belém, foram analisados o protagonismo dos teatros na paisagem urbana, a forma como se adaptam ao meio em que estão inseridos, os aspectos arquitetônicos, o uso dos espaços, o papel cultural que exercem, além da sustentabilidade e gestão. O plano de monitoramento observou elementos físicos do edifício, acessibilidade, segurança, usabilidade, impactos urbanos, atividades culturais e econômicas, além da administração e manutenção.

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Durante os três dias de visita em Manaus, a comitiva percorreu o Teatro Amazonas, incluindo suas áreas técnicas e bastidores, visitou o Liceu de artes e Ofícios Claudio Santoro, fez avaliações no entorno do Largo de São Sebastião e conheceu a Central Técnica de Produção e o núcleo fundacional da cidade de Manaus.

A comitiva também participou de encontros com os corpos artísticos do teatro, com equipes técnicas, moradores do centro histórico, comerciantes, profissionais da economia criativa, do turismo e da educação patrimonial. A comitiva acompanhou ainda atividades do dia a dia do teatro, como o ensaio da Amazonas Filarmônica, a visitação turística, o projeto Livro Vivo com estudantes e a programação de espetáculos noturnos.

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Importância cultural e econômica

Na programação, a comitiva do Icomos esteve reunida com os fazedores de cultura que participam ativamente dos espetáculos realizados no Teatro Amazonas. Para a diretora do Balé Folclórico do Amazonas, Monique Andrade, o Teatro representa um marco fundamental no processo de revitalização artística no estado, especialmente com a criação e o fortalecimento dos corpos artísticos.

“A partir da consolidação desses corpos artísticos, foi possível perceber o quanto a cidade cresceu culturalmente. Houve um desenvolvimento visível, não apenas nas produções institucionais, mas também no fortalecimento das produções independentes, com grupos autônomos de dança, música, teatro, entre outros”, afirmou.

O maestro e diretor do Liceu de artes e Ofícios Claudio Santoro, Davi Nunes, comentou sobre a formação de novos artistas amazonenses a partir das atividades desenvolvidas no Liceu: “Tínhamos o Teatro Amazonas como um grande emblema, um símbolo importante — quase um sonho distante. Para nós, que éramos daqui, tocar um dia no palco do Teatro Amazonas era um objetivo quase inalcançável. Mas com o passar do tempo, com todo o processo histórico de revitalização do teatro e da cena cultural, novas possibilidades começaram a surgir”, relatou.

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

A biodesigner Rita Prosi, que há mais de 30 anos desenvolve biojoias e bioacessórios inspirados na fauna, flora e cultura amazônica, comentou sobre a inspiração no Teatro Amazonas: “Um dia, observando a cúpula do Teatro, pensei: ‘Quero fazer um desenho que lembre essa cúpula. Que a pessoa olhe e imediatamente se lembre do Teatro’. O mais importante para mim é isso: fazer com que o mundo conheça a Amazônia através dos nossos produtos, da nossa arte. O turista que vem até aqui quer levar um pedacinho da Amazônia. E o nosso trabalho permite que isso aconteça com beleza, com respeito e com verdade”.

O empresário Mario Valle também comentou sobre a importância de o Teatro Amazonas ser reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial, destacando o impacto que isso PODE ter no fortalecimento do acesso à cultura. “Conseguir esse reconhecimento mundial será muito importante, especialmente para o manauara. Acredito que esse reconhecimento internacional PODE provocar justamente isso: uma revisitação do manauara ao seu próprio teatro, ao seu próprio centro, à sua própria história”, concluiu.

Próximos passos

Com o fim da fase de avaliação, a candidatura dos Teatros da Amazônia segue agora para análise pela Unesco. As autoridades locais e os representantes do Iphan e do Governo Federal representarão o Brasil na 48ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, marcada para julho de 2026. Caso todos os critérios e etapas obrigatórias sejam cumpridos, o Teatro Amazonas e o Theatro da Paz poderão receber o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.

O post Teatros da Amazônia: Legado do povo amazonense, Teatro Amazonas pode se tornar Patrimônio Mundial Cultural apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior David Almeida acompanha obras do Parque Encontro das Águas
Próximo artigo Detran-AM dá início a programação da Semana Nacional de Trânsito

Mais notícias desta categoria

Encerrado encontro de gestores de assistência social da região Norte promovido pela Seas

1 minuto atrás

Detran-AM dá início a programação da Semana Nacional de Trânsito

1 minuto atrás

Secretaria de Educação empossa novos diretores escolares aprovados em Processo Seletivo Simplificado

2 horas atrás

Qualificação: Seap certifica 60 internos em cursos profissionalizantes no CDPM II

2 horas atrás

Expoagro 2025: Sepror apresenta programação da 4ª edição do Festival Artistas da Terra

2 horas atrás

Faixa de 10 a 19 anos: Jovens lideram emissões da CIN no Amazonas

2 horas atrás

PC-AM empossa novos servidores e reforça efetivo da instituição, especialmente, no interior do Estado

3 horas atrás

FVS-RCP reforça necessidade de prevenção na Semana Nacional de Trânsito em Manaus

3 horas atrás

Em Urucará, Idam divulga boas práticas na meliponicultura

5 horas atrás

Amazonas em destaque: Lacen-AM recebe certificação nacional de qualidade em diagnósticos

6 horas atrás

Com investimento de R$ 1,3 milhão, Governo do Amazonas inicia inscrições para programa inédito em pesquisa e inovação em comunicação de dados

7 horas atrás

Cia Kinttal 24 reapresenta Medeia nas Sombras da Comédia no Teatro da Instalação

8 horas atrás
Setembro Verde: SEPcD acompanha fiscalização sobre uso indevido de vagas de estacionamento destinadas à PcDs
Governo do Amazonas realizará mutirão de regularização ambiental e fundiária em Apuí
Projeto Eu Preto encerra atividades com apresentações teatrais em Parintins
Barco Hospital São João XXIII realiza atendimentos de saúde em Careiro
Exportações de ouro para Alemanha foram destaque em agosto no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?