Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Teatro da Instalação comemora 24 anos com casa lotada e show da Amazonas Band
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Teatro da Instalação comemora 24 anos com casa lotada e show da Amazonas Band
Governo do Amazonas

Teatro da Instalação comemora 24 anos com casa lotada e show da Amazonas Band

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Concerto gratuito celebrou a história do espaço cultural, com clássicos do jazz e emoção compartilhada entre artistas, estudantes e público

Fotos: Heloisa Gomes/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

O Teatro da Instalação celebrou seus 24 anos de fundação com um concerto especial da Amazonas Band, na noite de quarta-feira (07/05), com entrada gratuita e casa lotada. A apresentação reforçou o valor histórico e cultural do espaço, localizado no Centro de Manaus, reunindo músicos, estudantes, professores e admiradores da música instrumental.

A Amazonas Band, corpo artístico criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, também comemorou seus 25 anos de trajetória durante o espetáculo, com regência do maestro Rui Carvalho. O repertório percorreu a essência do jazz “mainstream”, com obras de grandes nomes como Louis Armstrong, John Coltrane, Duke Ellington e Thelonious Monk.

história e memória no palco

O regente da Amazonas Band expressa a importância desse momento nesse espaço tão icônico da cultura manauara, “É um momento duplamente marcante. Celebramos o aniversário do teatro e, também, meus 24 anos de chegada a Manaus, quando fechei parceria com a Secretaria de Cultura, exatamente no dia 7 de maio de 2001. O Teatro da Instalação é nossa casa, e cada apresentação aqui carrega significado, memória e gratidão”, declarou o maestro Rui Carvalho.

Fotos: Heloisa Gomes/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

“Eu estava aqui no dia da inauguração, em 6 de maio de 2001, quando a Amazonas Band se apresentou com a Amazonas Filarmônica, no Festival Amazonas de Ópera. Foi quando tudo começou e, posteriormente, eu me tornei regente”, lembrou-se o maestro, de um momento especial vivido no espaço.

Patrimônio cultural em pleno centro

Inaugurado em 2001 com a ópera A Ópera dos Três Vinténs, o Teatro da Instalação é reconhecido pela arquitetura característica com azulejos azuis, símbolo da Belle Époque manauara. Hoje, com capacidade para 214 pessoas, o espaço abriga ensaios e apresentações da Amazonas Band e do Corpo de dança do Amazonas (CDA), além de receber espetáculos de teatro, dança, música e cinema.

Conexões que inspiram

professor de música da Banda Marcial Aristóteles, no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus, Armando Ferreira comemorou a oportunidade de levar seus alunos para prestigiar o espetáculo da Amazonas Band. Segundo ele, o convite partiu do saxofonista Daniel Nascimento, integrante da banda e seu amigo pessoal.

“É uma alegria imensa poder proporcionar esse tipo de vivência aos nossos alunos. A Amazonas Band é uma referência de excelência musical, e presenciar uma apresentação como essa é algo que inspira e amplia os horizontes deles”, afirmou. O projeto da banda, criado em 2021, atende cerca de 60 alunos por meio de uma iniciativa da Prefeitura de Manaus.

Foto: Heloisa Gomes/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Entre os presentes na plateia, estava o jovem Pedro Vinícius, aluno do professor Armando na Banda Marcial Aristóteles. Encantado com a performance, ele destacou a segunda música como a sua favorita. “Achei a apresentação muito boa, a música “In Walking Bud” foi minha favorita, porque foi relaxante e especial para mim. Nunca tinha visto a Amazonas Band antes. E foi incrível. Espero poder voltar em uma próxima vez”, disse Pedro Vinícius, entusiasmado com a experiência.

O post Teatro da Instalação comemora 24 anos com casa lotada e show da Amazonas Band apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Vacinação contra gripe alcança 61,5% de cobertura no Amazonas
Próximo artigo Transformação digital ganha reforço no Amazonas com nova pós-graduação

Mais notícias desta categoria

Ipaam encerra semana de educação ambiental em Anamã com mais de 1,5 mil participantes

20 horas atrás

Ipaam aplica R$ 1,39 milhão em multas por crimes ambientais durante Operação Força Tarefa Amazônia

20 horas atrás

Com apoio da SES-AM, 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizado em Manaus

20 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas homenageia Tenreiro Aranha em solenidade alusiva à elevação do Amazonas à categoria de província

20 horas atrás

“Banzeiro Cabôco” destaca música amazônica em 3ª edição no Largo de São Sebastião

20 horas atrás

SES-AM realiza capacitação de profissionais do Baixo Amazonas, em parceria com Hospital Albert Einstein

21 horas atrás

Cerca de 4 mil alunos dos Colégios Militares da PMAM desfilam na solenidade de 5 de setembro

21 horas atrás

Concerto celebra obras de Claudio Santoro, Carlos Gomes e Giuseppe Verdi no Teatro Amazonas

21 horas atrás

Prosamin+ avança com obras de habitação e urbanização na Comunidade da Sharp, zona leste da capital

21 horas atrás

Famílias do interior destacam avanços socioeconômicos com investimentos do Governo do Amazonas

21 horas atrás

Mutirão do Ipaam, MMA e Pnud atende 251 agricultores e registra 85 inscrições no Floresta+ Amazônia

21 horas atrás

Alunos do IEA representarão o Amazonas na COP 30, em Belém

21 horas atrás
Baixo estoque de sangue: Hemoam funcionará normalmente no feriado e convoca doadores
Setembro Verde: Crianças com deficiência participam de manhã lúdica com cães policiais da CIPCães
Sedecti promove nova edição dos Diálogos de Bioeconomia em Parintins
Ipaam libera 141 mil metros cúbicos de madeira para produção legal em agosto
Detran-AM: Ação educativa na Ponta Negra conscientiza sobre o trânsito seguro
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?