Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: TCE-AM certifica grêmios estudantis participantes do programa “Ouvidoria Estudantil” nesta quarta e quinta-feira (18 e 19)
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > TCE-AM certifica grêmios estudantis participantes do programa “Ouvidoria Estudantil” nesta quarta e quinta-feira (18 e 19)
Gestão Estadual

TCE-AM certifica grêmios estudantis participantes do programa “Ouvidoria Estudantil” nesta quarta e quinta-feira (18 e 19)

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Em reconhecimento às ações desenvolvidas por estudantes de 18 escolas da REDE pública municipal de ensino de Manaus no âmbito do programa ‘Ouvidoria Estudantil’, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), em parceria com a Secretaria Municipal de educação (Semed), realiza, nos dias 19 e 20 de outubro, na sede da Corte de Contas amazonense, uma cerimônia de certificação dos grêmios estudantis que participam do projeto desde o início do ano de 2022.

Sucesso de implantação e exemplo para o restante do país, o programa ‘Ouvidoria Estudantil’ foi criado de forma pioneira pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) em 2019, pelo então ouvidor – e hoje presidente – do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro. Atualmente coordenado pelo ouvidor do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio, e também equipe da Ouvidoria da Corte de Contas amazonense, o projeto tem como objetivo fortalecer o controle social e promover a participação e o protagonismo estudantil, através da implementação de uma Ouvidoria dentro das escolas municipais de Manaus.

“Esse é um programa pioneiro do TCE-AM que levou às escolas de Manaus a possibilidade transformadora de fazer jovens estudantes se tornarem ouvidores das escolas em que estudam, estimulando uma maior participação inclusive da família na comunidade escolar e portanto, para nós, é motivo de orgulho poder certificar esses estudantes pelas ações desempenhadas até aqui e que terão, com toda certeza, continuidade”, destacou o conselheiro-presidente Érico Desterro.

Devido à grande adesão da comunidade escolar, o programa passou de três para 18 escolas participantes e 214 alunos diretamente envolvidos nas ações do programa, com supervisão de 20 professores. Para a certificação dos grêmios estudantis no Tribunal de Contas do Amazonas, nove escolas estarão presentes no dia 19, e outras nove escolas no dia 20, ambas no período matutino.

Para o ouvidor e coordenador do programa, conselheiro Josué Cláudio, os dias 19 e 20 de outubro representam o ápice do projeto para os alunos participantes, com o reconhecimento do trabalho até aqui desempenhado.

“A visita na sede da Corte de Contas amazonense para a certificação é um momento bastante esperado por todos os estudantes e professores que integram o projeto da Ouvidoria Estudantil, até mesmo como forma de reconhecimento por todo o empenho direcionado por eles a esse projeto. Todos serão muito bem vindos e bem recebidos na sede do nosso Tribunal de Contas e será um momento de bastante orgulho e emoção para todos, seja para os professores, estudantes e até mesmo seus familiares”, comentou o conselheiro-ouvidor.

Entre as instituições de ensino participantes do projeto estão as escolas Municipais Antônia Pereira; Síria Mamed; Oyama Ituassu; Lucila de Freitas e Dulcenides Dias; Jarlece Conceição; Aristófanes Bezerra; Waldir Garcia; Ana Mota; Rodolpho Vale; Abílio Nery; Esmeralda Soares; Abílio Alencar; Vila da Felicidade; Leonor Uchôa; Antonina Borges; Maria Auxiliadora e escola Municipal Roberto Santos.

Próximos passos

Por ser um projeto que exige continuidade e planejamento de ações a longo prazo, a partir de agora, terá início o período de monitoramento das ações implementadas pelos grêmios estudantis. A ação será coordenada pela Ouvidoria da Corte de Contas amazonense durante os meses finais de 2022 e também durante o ano de 2023.

Projeto premiado
Devido ao sucesso da implantação do Ouvidoria Estudantil no TCE-AM, a Corte de Contas foi premiada com o 2º lugar no Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da UNIÃO (CGU), na categoria “Fomento à participação e ao controle social pela população em situação de vulnerabilidade”.
A premiação aconteceu durante o Seminário Nacional de Ouvidorias, realizado pelo TCE-AM em parceria com a CGU e a Controladoria-geral do Amazonas (CGE), em abril, no auditório da Corte de Contas.
O ‘Ouvidoria Estudantil’ concorreu com outros cinco inscritos na mesma categoria. Segmentado em quatro temáticas, o Concurso recebeu 65 inscrições, das quais, 23 foram finalistas.
As práticas inscritas foram avaliadas por meio de critérios como criatividade e inovação, custo-benefício, efetividade, além de simplicidade e facilidade de replicação.

Tags:Estado do AmazonasJustiçaManausmancheteTCE - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. TCE
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus realiza eleição de novos membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb
Próximo artigo Tribunal de Justiça faz visita técnica ao TJRO para conhecer estrutura e metodologia da Central de Processos Eletrônicos

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

1 dia atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 dia atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

3 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

3 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

3 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

5 dias atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

5 dias atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

6 dias atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

6 dias atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

6 dias atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

6 dias atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

6 dias atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?