Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Tarifas de ônibus podem ser pagas com cartões de débito e crédito
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Tarifas de ônibus podem ser pagas com cartões de débito e crédito
ManausPrefeitura de Manaus

Tarifas de ônibus podem ser pagas com cartões de débito e crédito

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Os usuários do transporte coletivo já podem pagar a passagem de ônibus com cartões de crédito ou débito a vista em todos os terminais e estações da capital. O NOVO sistema “PagaFácil”, lançado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), nesta quinta-feira, 6/6, aceita pagamento com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo e é válido para compra da passagem integral, no valor de R$ 4,50.

A nova forma de pagamento permite que os passageiros utilizem seus cartões de crédito, débito e pré-pago, smartphones ou smartwatches, com a tecnologia NFC, proporcionando praticidade e agilidade para os usuários. O usuário poderá pagar uma passagem por catraca.

Diariamente, cerca de 140 mil passageiros passam pelos terminais de integração e estações de transferência de Manaus. O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, destacou a inovação do NOVO serviço.

“Temos buscado, por determinação do prefeito David Almeida, parâmetros para melhoria do transporte, principalmente, na questão tecnológica. Nosso objetivo é que todos tenham acesso ao ônibus de forma muito fácil. Então, esse sistema de pagamento por meio de cartão ou débito, permite que qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha o cartão PassaFácil, entre no terminal usando esta nova modalidade de pagamento”, destacou.

Paulo Henrique ressaltou que por conta da comunicação, ainda não irão instalar o NOVO sistema dentro dos ônibus, mas irão colocar em teste em alguns veículos. “Hoje todo mundo tem uma conta, cartão ou celular com o sistema de Smart Card, então a gente está evoluindo para este NOVO sistema. Outra coisa é que ao facilitar o pagamento da passagem, tiramos cada vez mais dinheiro dos ônibus, aumentando a segurança dentro dos coletivos”, explicou.

Morador da comunidade Parque São Pedro, na zona Oeste, o pedreiro Orineu Pinheiro, de 27 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Manaus. “Eu achei uma boa ideia, inovadora, porque você passa com cartão normal. Isso vai facilitar bastante a vida da gente. Achei ótimo”, frisou o usuário do transporte coletivo.

O “PagaFácil”, pagamento por cartões e celulares, funciona por aproximação, sem contato (contactless) e sem a necessidade de digitar senha. Para pagar a passagem com esta nova opção, o usuário deverá, obrigatoriamente, ter um cartão de débito ou crédito que possua a tecnologia por aproximação (NFC) – na qual basta encostar no validador para efetuar o pagamento. A função precisa ter sido ativada pelo usuário junto ao banco. A cobrança da tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do usuário.

Atualmente, apenas cerca de 16% dos usuários ainda pagam com dinheiro no transporte coletivo da capital. Além desse NOVO sistema, os usuários ainda podem utilizar os serviços do aplicativo RecargaPay, que permite o pagamento de contas com qualquer cartão de crédito, transações com Pix, recarga de celular, vales-presente, entre outros.

A recarga do cartão PassaFácil PODE ser realizada em mais de 150 postos espalhados pela cidade, além dos 10 postos do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram).

— — — 

Texto – Divulgação/IMMU

Fotos – João Viana/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBtSRt

  

Tags:David AlmeidaManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior IOT Solutions Congress Brasil é aberto em São Paulo com a participação da Suframa
Próximo artigo Governo do Amazonas e Banco Mundial discutem colaboração para alavancar o potencial econômico do Amazonas

Mais notícias desta categoria

Prefeitura registra 234 atendimentos médicos nos três dias do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

52 minutos atrás

Nomeação de profissionais aprovados no concurso da Semsa

1 hora atrás

Paula Toller, MC Livinho e DubDogz encerram o ‘#SouManaus’

11 horas atrás

106 ocorrências de saúde no segundo dia do ‘#SouManaus 2025’

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica limpeza das ecobarreiras após chuvas do fim de semana

20 horas atrás

Sine Manaus oferta 210 vagas de emprego nesta segunda–feira, 8/9

1 dia atrás

Prefeitura leva inovação, reciclagem e cuidado ambiental ao ‘#SouManaus 2025’

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus informa endereços das Unidades de Saúde da Mulher esta semana

1 dia atrás

Pablo e Calcinha Preta fazem do Malcher a casa da sofrência

1 dia atrás

Humor e teatro movimentam a noite no Teatro da Instalação

1 dia atrás

Segundo dia do #SouManaus 2025 com intensa movimentação

1 dia atrás

Praça Dom Pedro II reúne cultura, gastronomia e lazer no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

2 dias atrás
Atendimentos no primeiro dia do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’
Bruno & Marrone e Joelma fecham primeira noite do Palco Malcher
Louvor e adoração marcam a primeira noite do #Sou Manaus
Primeira noite do #SouManaus no palco Malcher
Prefeito David Almeida destaca segurança, integração e projeção nacional na abertura do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?