Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Suspensão da posse dos conselheiros tutelares de Manaus a pedido da DPE-AM é criticada pelo deputado Delegado Péricles
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Suspensão da posse dos conselheiros tutelares de Manaus a pedido da DPE-AM é criticada pelo deputado Delegado Péricles
ALEAMPolítica

Suspensão da posse dos conselheiros tutelares de Manaus a pedido da DPE-AM é criticada pelo deputado Delegado Péricles

2 anos atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

O deputado estadual Delegado Péricles (PL) se manifestou contrário à decisão do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) que suspendeu a solenidade de posse dos Conselheiros Tutelares de Manaus, para o quadriênio 2024/2027, agendada para acontecer na quarta-feira (10). Para o parlamentar, com essa ação, crianças e adolescentes que residem na capital amazonense estão desprotegidas e seus direitos fundamentais estão prejudicados.

A decisão, proferida pela desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa, plantonista do Segundo Grau, foi tomada em recurso apresentado pela defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), que alegou que o edital viola disposição contida na legislação municipal, uma vez que não previu a fase de prova de títulos a ser aplicada aos candidatos.

“Antes da posse, há todo um processo de escolha dos conselheiros que é acompanhado pelo Ministério Público e pela defensoria pública, inclusive. Acontece que um defensor público que não acompanhou esse processo de escolha ajuizou uma ação na véspera da posse e conseguiu induzir o judiciário ao erro com a suspensão da posse dos conselheiros tutelares somente em Manaus e , consequentemente, as nossas crianças e adolescentes estão desprotegidos e seus direitos fundamentais estão prejudicados”, declarou o deputado.

Péricles destacou, ainda, que espera que a decisão seja revista com urgência pelo Poder Judiciário. “Esperamos que essa situação seja resolvida e o judiciário reveja sua decisão para que as crianças e adolescentes da nossa capital não fiquem desamparadas”, concluiu.

Em todo o país, cerca de 30 mil conselheiros tutelares tomarão posse na última quarta-feira, nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Responsáveis por atender crianças e adolescentes e tomar medidas para que sejam protegidas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselheiros foram eleitos em 1º outubro de 2023.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoEstado do AmazonasManausmanchetepericles
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputado Mário César Filho coordena ações de fiscalização da CDCAleam contra práticas abusivas nos preços dos combustíveis
Próximo artigo Lei da deputada Débora Menezes proíbe o uso da Linguagem Neutra no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

9 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

9 meses atrás

Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas

Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas

Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes

Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças

Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?