Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Susam amplia em 75% o número de leitos de unidade semi-intensiva no Icam
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Susam amplia em 75% o número de leitos de unidade semi-intensiva no Icam
Gestão Estadual

Susam amplia em 75% o número de leitos de unidade semi-intensiva no Icam

5 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
Foto: Rodrigo Santos/SUSAM

A Secretaria de Estado de saúde (SUSAM) ampliou em 75% o número de leitos da Unidade Semi-Intensiva no Instituto de saúde da Criança do Amazonas (Icam). Com o investimento, o total de leitos subiu de quatro para sete. Equipados com suporte avançado de vida, os novos leitos irão atender bebês com doenças crônicas.

A inauguração dos leitos ocorreu nesta terça-feira (11/08). O objetivo, conforme o secretário executivo de Atenção Especializada da Capital (SEA-Capital) da SUSAM, Thales Schincariol, é aumentar o número de leitos de retaguarda para as maternidades.

“A inauguração dessa Semi-Intensiva que vai nos ajudar a desafogar das maternidades aqueles pacientes recém nascidos crônicos que já saíram da idade de estar na maternidade, que eles possam ser acolhidos aqui, tratados e preparados para retornar ao seu ao seu domicílio junto aos seus familiares”, disse o secretário.

Na ala foram instalados respiradores, bombas de infusão, monitores multiparamétricos e todo o equipamento necessário para o suporte avançado de vida.

Força-tarefa – De acordo com a diretora do Icam, Ana Cristina Oliveira, o papel da equipe na semi-intensiva é receber, tratar e possibilitar a desospitalização de pacientes crônicos, sobretudo as crianças com neuropatia.

“Só esse ano nós já conseguimos mandar três para casa. Então assim, é uma força tarefa tanto da Secretaria do Estado junto com a equipe do Icam, os médicos, os enfermeiros, fonoaudiólogos o psicólogo, fisioterapeuta que é fundamental, então toda a equipe vem trabalhando pra poder dar o melhor pra essas crianças”, ressaltou a diretora sobre o trabalho da equipe.

A unidade também está em processo para a ampliação da oferta de leitos infanto-juvenis. Ao todo outros cinco leitos de enfermaria serão criados para atender adolescentes com idade entre 8 e 16 anos e 11 meses, completando 10 leitos na unidade com esse perfil de atendimento.

Desospitalização – Nesta terça, mais uma criança que estava internada na ala Semi-Intensiva recebeu alta médica para continuar o acompanhamento médico em casa, com o auxílio da equipe multiprofissional do Programa Melhor em Casa.

O pequeno Daniel Viana, de apenas 1 e 8 meses deixou pela primeira vez o hospital ao lado da mãe, ngela Viana. “A gente vai vencer cada batalha que vier. Então assim, só gratidão a Deus por tudo que a gente passou, por toda a luta, por tudo mesmo. Eu tenho que agradecer a Deus e a equipe do Icam também que são maravilhosos, uma segunda família pro meu filho”, finalizou ela emocionada.

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior CGE normatiza procedimentos para a estruturação das unidades de controle interno estaduais
Próximo artigo Óbitos por Covid-19 no Amazonas continuam em queda

Mais notícias desta categoria

Vacinação contra a Influenza: Proteja sua Saúde

2 horas atrás

Governador Wilson Lima lança editais da Fapeam para inovação

5 horas atrás

Centro Pop: apoio à população de rua em Manaus

16 horas atrás

Complexo Hospitalar Sul – Modernização e Inovações

23 horas atrás

TransfereGov: Capacitação Essencial para Gestão Pública

1 dia atrás

Zona Franca de Manaus: Parceria com Estudantes Crescente

1 dia atrás

Idam capacitou 272 extrativistas em 2025

1 dia atrás

Decoração de Natal – Prefeitura transforma a praça dos Remédios

2 dias atrás

Prefeito vistoria melhorias nas escolas de Manaus

2 dias atrás

Curso de Vendas com ChatGPT para Mulheres Empreendedoras

2 dias atrás

Vivências Literárias: Valorizando a Escrita Feminina

2 dias atrás

Dia Nacional do Livro – Celebre a Leitura com o Prato Cheio

2 dias atrás
Prefeito David Almeida vistoria obras essenciais
Ipem Amazonas: Embarcações que vão à COP 30
Centros de Reservação – Saneamento e Água em Parintins
SIS da UEA: Expectativa para provas de 2025
Boi Manaus – Celebração Cultural Imperdível na Capital
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?