A Suframa visitou nesta sexta-feira (20) a unidade da Gree Brasil – fabricante de aparelhos de ar-condicionado – no Polo Industrial de Manaus (PIM). A visita teve o objetivo de intensificar as relações institucionais com a empresa, que tem origem chinesa, e também discutir demandas e potenciais ações que permitam a melhoria do ambiente de negócios da região.
A Gree Brasil integra o grupo da Gree International, que é a maior produtora de aparelhos de ar-condicionado do mundo. A empresa possui duas unidades no Brasil, sendo uma planta industrial em Manaus – que fabrica diversos modelos de condicionadores de ar que vão dos 9.000 aos 60.000 BTUs – e uma unidade administrativa e comercial em São Paulo. Em Manaus, a Gree atua desde 1991 e conta com planta própria desde 2018, dividida em três galpões e área total de 100 mil metros quadrados. Atualmente, a unidade gera aproximadamente 1.300 empregos diretos, além de mais 60 empregos indiretos.
De acordo com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, a visita à Gree permitiu observar mais uma vez o elevado nível de adensamento tecnológico presente no segmento de condicionadores de ar da Zona Franca de Manaus, que é o segundo maior produtor mundial, atrás apenas da China. “Por conta até das exigências do PPB, a Gree tem aumentado cada vez mais sua produção, ao mesmo tempo em que tem investido fortemente em ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Então ela é com certeza mais um exemplo de como o Polo Industrial de Manaus tem produtos de competitividade global e com alta agregação tecnológica”, afirmou Saraiva.