A Suframa promove na próxima semana, a 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Roraima. O evento, que começa na terça-feira (18) e vai até quinta-feira (20), em Boa Vista, reúne os principais entes de desenvolvimento da Amazônia com o objetivo de explicar as vantagens comparativas na Zona Franca de Manaus (ZFM) e Áreas de Livre Comércio (ALC), além de divulgar possibilidades de financiamento de projetos de interiorização e fomentar o ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) local.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, que vai liderar a comitiva da Autarquia em Boa Vista, destaca que o evento faz parte da meta de regionalização e interiorização da Suframa, elencada pela nova gestão. Além disso, marca a consolidação da parceria interinstitucional entre Suframa, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e Banco da Amazônia (Basa).
“Será a primeira vez que essas instituições, juntas, apresentarão seus respectivos portfólios de projetos, com a ideia de criar iniciativas conjuntas em prol da interiorização do desenvolvimento e da integração da Amazônia. No caso da Suframa, detalharemos a potenciais investidores como podem usufruir de benefícios fiscais, como Lei de Informática, da área de livre comércio, e como empreendedores podem industrializar produtos com matéria-prima regional e com benefício fiscal”, pontuou Saraiva.
Programação
A programação começa na terça-feira (18), a partir das 8h, no auditório da Faculdade Cathedral, com capacidade para 600 pessoas, e contará com a palestra: “Leis de Informática aplicada à Integração Regional”, além dos painéis: “Programa Prioritários” e “Resultado das Leis de Informática na Amazônia Ocidental e Amapá”. No encerramento haverá a apresentação “Proposta da Aceleradora de Empresas – Forte Boa Vista”.
Na quarta-feira (19), no Auditório da OAB-RR, com capacidade para 300 pessoas, a partir das 8h, está programada a palestra “Incentivos Fiscais e Financiamentos em Roraima” e, à tarde, ocorre o painel “Apresentação de projetos com base em matéria-prima regional”; a apresentação do case da Agroindustrial Serra Verde, primeira Indústria fora de Manaus a ter um projeto aprovado pela Suframa; e a palestra “Ações de interiorização e desenvolvimento na Suframa”. Também haverá apresentações da Sudam, Basa, Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Para a quinta-feira (20) estão agendadas visitas a indústrias e institutos de ciência e tecnologia de Roraima.