Com o intuito de se aproximar de startups (empresas nascentes de base tecnológica) localizadas na área de abrangência do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) – estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá –, disseminar oportunidades vinculadas à Lei de Informática na ZFM (Lei nº 8.387/1991) e identificar possibilidades de aprimoramento do ambiente de negócios para esses atores, a Suframa promoveu nesta terça-feira (20), no auditório Floriano Pacheco, o evento “Fórum de Discussão Suframa e Startups”.
Foi a primeira vez que a Autarquia promoveu um encontro dessa natureza com o segmento de startups e o resultado não poderia ser mais positivo, com discussões relevantes e participação expressiva de público, demonstrando que o interesse pela temática está crescente por parte do ecossistema ligado às ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na região.
O evento contou com apresentações de servidores da Suframa e de representantes da empresa Denso Industrial da Amazônia e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sobre temas diversos de interesse para a atuação de startups na região, incluindo histórico do marco legal, modalidades de investimento previstos na legislação (com ênfase em cinco tipos mais especificamente voltados às empresas nascentes de base tecnológica), potenciais interações com iniciativas de indústrias e programas prioritários do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) e programas de apoio da Finep por estágio de maturidade das empresas. Ao final, também houve uma sessão de debates e encaminhamentos.
Confira as apresentações neste link.
Formulário
Com o objetivo de aprimorar as suas ações de fomento ao ecossistema de inovação regional e também ampliar os resultados do forum, a Suframa irá aplicar questionário de avaliação com as empresas participantes do evento. O formulário, em formato virtual, contem aproximadamente 15 questões que visam à obtenção de maiores informações sobre a avaliação das empresas quanto às formas de investimentos advindas da Lei de Informática na ZFM voltadas para o segmento de startups.
“Amazônia 2040”
A realização do fórum também dá continuidade às ações estratégicas realizadas pela Suframa no contexto do projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”, o qual vendo sendo coordenado pela Autarquia desde julho deste ano.
Após as discussões travadas nesta terça-feira, a intenção da Suframa é realizar, em breve, um novo evento com o segmento, no estilo de pichtday ou hackthon, em parceria com programas prioritários do Capda.