Em continuidade à agenda da Autarquia de promoção do desenvolvimento sustentável e de integração regional no Amapá, nesta sexta-feira (23), a Suframa visitou a prefeitura de Macapá com o objetivo de fortalecer os laços institucionais com o poder Executivo Municipal. A programação do dia também foi marcada pela ida ao porto da cidade e à visita técnica às sedes de cinco instituições atuantes no ecossistema de ensino e pesquisa tecnológica do Estado.
Pela manhã, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, acompanhado do superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar, visitou o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, na sede municipal, localizada na Avenida Presidente Vargas, Centro. Durante a visita, Saraiva destacou possibilidade de parcerias em projetos de desenvolvimento e de atração de investimentos industriais e de bioeconomia. “A Suframa está à disposição para ajudar na concretização desse projeto da prefeitura de Macapá de criar um Distrito Industrial. A ideia inicial é agendarmos um workshop para atrair empreendedores com potencial de abrir negócios na área da indústria e de beneficiamento das matérias-primas regionais”, detalhou Saraiva.
Na quinta-feira (22) à noite, o superintendente da Suframa conheceu as instalações do Teconap, o primeiro terminal de contêineres do Amapá, que foi inaugurado em agosto de 2022. Localizado no porto de Santana, o Teconap tem 25 mil metros quadrados de área de pátio e três mil metros quadrados de armazém para container e cargas especiais. Com o terminal de contêineres em pleno funcionamento, o Amapá terá um dos melhores tempo de trânsito de mercadorias, levando apenas cinco dias para chegar até o terminal da cidade de Colón, onde fica o Canal do Panamá, que é o principal canal de escoação de produtos do mundo.
Representação
Antes das visitas aos prefeitos, o superintendente Bosco Saraiva esteve na sede da Autarquia em Macapá, onde conversou com os servidores lotados das unidades de Macapá e Santana.
Acompanhado do superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, Bosco Saraiva afirmou que a atual gestão da Autarquia deve ser pautada na modernização institucional e no desafio de tornar a Autarquia mais efetiva em toda a sua área de atuação.
O superintendente também pediu que a unidade regional esteja apta a tratar de incentivos fiscais, projetos industriais e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Amazônia, indo além das atribuições de controle de mercadorias. Ele também falou sobre valorização dos servidores e da importância de realizar capacitação para todos aqueles que representam a Suframa nos Estados de abrangência.
Os servidores das unidades de Macapá e Santana também tiveram a oportunidade de se apresentar ao superintendente e falar das expectativas de cada um com relação à gestão. A Coordenadora Substituta da Suframa em Macapá/Santana, Ulene Silva, aproveitou o momento para apresentar as demandas da unidade ao superintendente, e destacou a importância da gestão da Suframa atuar ao lado das unidades regionais.