Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Suframa sedia instalação do Fórum de Gestores Federais no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Suframa sedia instalação do Fórum de Gestores Federais no Amazonas
AmazonasGestão Estadual

Suframa sedia instalação do Fórum de Gestores Federais no Amazonas

11 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A Suframa sediou nesta quarta-feira (16), em seu auditório, a reunião de instalação do Fórum de Gestores Federais do Estado do Amazonas. O evento, organizado pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SEAF/SRI/PR), reuniu mais de 20 gestores e representantes de órgãos federais com atuação no Estado, incluindo Suframa, IBAMA, Banco do Brasil, SUDAM, Mapa, UFAM, IFAM, Iphan, Correios, INCRA e Conab, entre outros.

A reunião foi conduzida pelos representantes da SEAF/SRI/PR, Jéssica Italoema e Rodrigo Favero, e teve a participação do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, na abertura. “É um prazer ter todos vocês aqui, pois muito nos honra ser os anfitriões da instalação deste importante fórum. Estaremos sempre à disposição para colocar nossa estrutura a serviço de todos os órgãos parceiros e contribuir com a ampliação da pauta positiva de ações do governo federal”, disse Saraiva.

                                                            

O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e a secretária Especial de Assuntos Federativos, Juliana Carneiro, participaram da reunião de forma remota por meio da apresentação de um vídeo em que cumprimentaram os participantes e comentaram a importância da instalação do fórum no Amazonas. “É um encontro muito importante para trocar experiências, fazer articulações conjuntas e também compartilhar as demandas específicas do Estado do Amazonas, onde temos feito ações e investimentos muito fortes até mesmo por conta da situação emergencial da seca e também pelo Programa de Aceleração do Crescimento, seja na educação, na saúde, na infraestrutura, na cultura e em diversas outras áreas”, afirmou o ministro.

De acordo com informações repassadas pelos representantes da SEAF/SRI/PR, o Fórum Estadual de Gestores Federais busca implantar uma instância permanente de articulação e participação colegiada dos gestores federais nos respectivos Estados da Federação. A ideia é facilitar a troca de experiências e a implementação de políticas públicas alinhadas às diretrizes do governo federal e às necessidades locais, sempre com foco em boas práticas. “Estamos instalando o fórum de gestores e queremos manter essa relação constante entre os gestores federais que estão nos territórios e nós em Brasília. Então a formação dessa REDE busca criar sinergias entre os vários gestores federais que atuam no Amazonas e potencializar a atuação dos órgãos federais no Estado”, destacou o assessor Rodrigo Favero.

A iniciativa foi elogiada pelos diversos gestores de órgãos federais que se fizeram presentes. Joel Araújo, superintendente do IBAMA no Amazonas, afirmou acreditar que o Fórum PODE ajudar a reforçar a capacidade de comunicação e divulgação das diversas ações dos órgãos federais. “É uma empolgação poder estar neste espaço com todos vocês. Somos adeptos desta iniciativa e vamos tentar ajudar da melhor maneira possível”, afirmou Araújo.

A superintendente regional do Banco do Brasil, Ana Maria Sperandio, complementou que o fórum PODE vir a ser um espaço importante para discutir diversas ações em prol do desenvolvimento do Amazonas. “Ouvindo e interagindo com cada um de vocês, já estou tendo muitas ideias e acredito que vamos poder contribuir muito. Contem com o Banco do Brasil para isso”, afirmou.

Já o superintendente federal da Pesca e Aquicultura (SFPA-AM/MPA) do Amazonas, Algemiro Ferreira, disse que o espaço de articulação proporcionado pelo fórum PODE contribuir, por exemplo, para o fortalecimento da cadeia da pesca e aquicultura no Estado, que é a segunda maior geradora de empregos no Amazonas, atrás apenas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Quero parabenizar o governo pela instalação do fórum e dizer que ter uma estrutura dessas era meio maior desejo desde que assumi o cargo, em maio do ano passado. Poderemos assim criar uma REDE de comunicação, debater as diversas ideias e gerar um conjunto de soluções para o progresso do Estado”, afirmou Ferreira.

Próxima reunião

Embora ainda não tenha data confirmada, a próxima reunião do Fórum de Gestores Federais do Estado do Amazonas terá possivelmente como pauta a socialização de informações sobre as ferramentas efetivas de comunicação social do governo federal que possam aprimorar a divulgação das ações dos órgãos. A apresentação deverá ser conduzida por profissionais da Assessoria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.

                                                         

    

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Proposta de Roberto Cidade estimula participação dos alunos da rede estadual de educação em pesquisas científicas
Próximo artigo Adjuto Afonso participa da 7ª reunião da Diretoria Executiva da Unale em Boa Vista

Mais notícias desta categoria

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

2 horas atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais no feriado

3 horas atrás

#SouManaus: Prefeito David Almeida e entrega de kits

14 horas atrás

Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados

23 horas atrás

Pró-Saeb: 36 mil alunos participam do simulado

1 dia atrás

Mudas de cacau: Idam distribui 9,6 mil em Lábrea

1 dia atrás

FVS-RCP: Fortalecendo a Gestão da Vigilância Sanitária

1 dia atrás

#SouManaus: David Almeida destaca festival cultural 2025

2 dias atrás

Redução de 29% em mortes no trânsito em Manaus

2 dias atrás

Inscrições Afeam para Palestras na Feira de Negócios

2 dias atrás

Vestibular – Recorde de inscrições da UEA em 2025

2 dias atrás

Casa de Passagem: Avanços nas Obras do Governo do Amazonas

2 dias atrás
FCecon realiza exames laboratoriais de alta qualidade
Mutirão da Cidadania: Emissão da Carteira de Identidade
Telessaúde: Inovações do Amazonas no Conass
Desnutrição infantil: SES-AM impulsiona NutriSUS
Ambulatório do Egresso – Melhorando o Atendimento
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?