Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Suframa realiza avaliação periódica de institutos captadores de recursos da Lei de Informática
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Suframa realiza avaliação periódica de institutos captadores de recursos da Lei de Informática
AmazonasGestão Estadual

Suframa realiza avaliação periódica de institutos captadores de recursos da Lei de Informática

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e inovação tecnológica, Waldenir Vieira, explica que a legislação prevê que o trabalho de avaliação deve ocorrer a cada dois anos após o credenciamento e envolve visita presencial nos institutos. “A equipe da Suframa avalia o plano de dois anos entregue no ato do pedido de credenciamento pelo Instituto e verifica as atividades para os dois anos seguintes”, afirma. Das 12 visitas realizadas no primeiro trimestre, seis foram em Manaus, três em Porto Velho, duas em Macapá e uma em Humaitá (AM). Estão ainda programadas seis visitas em ICTs no Acre, no mês de abril, e seis visitas em Roraima, no mês de maio.

Polo de InformáticaO segmento de Bens de Informática atualmente é o mais expressivo do Polo Industrial de Manaus (PIM), representando 24,5% do total do faturamento do PIM. Em 2023, o faturamento foi de R$ 42,5 bilhões, com a participação de aproximadamente 60 empresas no segmento.

Para usufruir dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, essas empresas precisam aplicar os recursos da Lei de Informática, que prevê o investimento mínimo de 5% do faturamento bruto da comercialização de bens e serviços de tecnologias da informação e comunicação (deduzidos os tributos) em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Amazônia Ocidental ou no Amapá. As empresas têm até o mês de março do ano seguinte para realizar o aporte, com base em um plano de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e os Relatórios Demonstrativos (RDs) apresentados à Suframa anualmente.

“Cabe à Suframa o papel de fiscalizadora da política de PD&I junto às empresas, a partir da modalidade que a empresa escolher destinar o recurso, e também o papel de reguladora, junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e ao Capda, no credenciamento dos institutos, no estabelecimento de programas prioritários, na divulgação da política nos Estados, no estímulo ao ecossistema de PD&I, entre outras ações que visam as boas práticas da efetivação da política de PD&I”, finalizou o superintendente-adjunto Waldenir Vieira.

    

Tags:HumaitáManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em fase final do alargamento, prefeitura asfalta terceira faixa da Rodrigo Otávio
Próximo artigo Deputado Cabo Maciel lidera reunião para reforçar segurança em comunidades rurais de Itacoatiara

Mais notícias desta categoria

Cadastro da carteira digital do ProBen+ já está aberto

5 horas atrás

Viradão Saeb – Aprendizado Dinâmico e Engajante

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus convoca 11 aprovados no concurso

9 horas atrás

HPS Platão Araújo: Transformação na Saúde da Zona Leste

23 horas atrás

CAF Jurídico – Assistência do Idam em São Gabriel da Cachoeira

1 dia atrás

Revitalização do bairro Planalto: novas pavimentações

1 dia atrás

Carteira de Identidade Nacional: Segurança Redobrada

1 dia atrás

Multivacinação 2025 – Atualize a caderneta de vacinação

2 dias atrás

Kits de segurança: Governo de AM apoia motofretistas

6 dias atrás

Figa 2025 – Gás Natural e Espaço Minichefs em Manaus

6 dias atrás

Polícia Militar do Amazonas resgata onça ferida no Rio Negro

6 dias atrás

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

6 dias atrás
Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso
Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS
Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata
Esporotricose: Atualização do Amazonas sobre a doença
Biblioteca Pública do Amazonas: Cultura e Memória
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?