Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Suframa realiza avaliação periódica de institutos captadores de recursos da Lei de Informática
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Suframa realiza avaliação periódica de institutos captadores de recursos da Lei de Informática
AmazonasGestão Estadual

Suframa realiza avaliação periódica de institutos captadores de recursos da Lei de Informática

Por
Última atualização: 9 de abril de 2024
4 Min Lidos
Compartilhar

Nos três primeiros meses do ano, a Suframa realizou a avaliação de desempenho de 12 Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) credenciados no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). A avaliação periódica faz parte das atribuições da Autarquia dentro do Comitê e a meta é avaliar o total de 49 institutos até o fim de 2024. O credenciamento válido de ICTs, incubadoras e aceleradoras no Capda é obrigatório para gerir recursos da Lei n° 8.387/1991 – conhecida como Lei de Informática – destinados a aplicação em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Amazônia Ocidental e Amapá.

O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, explica que a legislação prevê que o trabalho de avaliação deve ocorrer a cada dois anos após o credenciamento e envolve visita presencial nos institutos. “A equipe da Suframa avalia o plano de dois anos entregue no ato do pedido de credenciamento pelo Instituto e verifica as atividades para os dois anos seguintes”, afirma. Das 12 visitas realizadas no primeiro trimestre, seis foram em Manaus, três em Porto Velho, duas em Macapá e uma em Humaitá (AM). Estão ainda programadas seis visitas em ICTs no Acre, no mês de abril, e seis visitas em Roraima, no mês de maio.

O Capda conta atualmente com 150 entidades credenciadas, sendo 140 ICTs, entre públicas e privadas, sete incubadoras e três aceleradoras. A maioria está concentrada em Manaus (85), mas nota-se o crescimento de pedidos de credenciamento dos Estados do Acre, Rondônia, Roraima e Amapá nos últimos anos. “Estamos atuando fortemente para espalhar os recursos de PD&I para toda a Amazônia Ocidental e Amapá. Este é o segundo ano que realizamos as Jornadas de Integração Regional, ocasião em que explicamos a política de PD&I para o ecossistema em cada Estado de abrangência da Suframa (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá) e estimulamos os institutos a buscar o credenciamento junto ao Capda para captação de recursos”, explicou o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.

Polo de InformáticaO segmento de Bens de Informática atualmente é o mais expressivo do Polo Industrial de Manaus (PIM), representando 24,5% do total do faturamento do PIM. Em 2023, o faturamento foi de R$ 42,5 bilhões, com a participação de aproximadamente 60 empresas no segmento.

Para usufruir dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, essas empresas precisam aplicar os recursos da Lei de Informática, que prevê o investimento mínimo de 5% do faturamento bruto da comercialização de bens e serviços de tecnologias da informação e comunicação (deduzidos os tributos) em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Amazônia Ocidental ou no Amapá. As empresas têm até o mês de março do ano seguinte para realizar o aporte, com base em um plano de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e os Relatórios Demonstrativos (RDs) apresentados à Suframa anualmente.

“Cabe à Suframa o papel de fiscalizadora da política de PD&I junto às empresas, a partir da modalidade que a empresa escolher destinar o recurso, e também o papel de reguladora, junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e ao Capda, no credenciamento dos institutos, no estabelecimento de programas prioritários, na divulgação da política nos Estados, no estímulo ao ecossistema de PD&I, entre outras ações que visam as boas práticas da efetivação da política de PD&I”, finalizou o superintendente-adjunto Waldenir Vieira.

    

Tags:HumaitáManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove prévia da ‘Jornada Pedagógica 2025’

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?