Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Suframa realiza 1ª Mostra de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Amazônia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Suframa realiza 1ª Mostra de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Amazônia
AmazonasGestão Estadual

Suframa realiza 1ª Mostra de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Amazônia

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Durante o encontro, seis representantes de empresas listadas entre as com maiores investimentos em PD&I nos últimos cinco anos apresentaram projetos selecionados por sua relevância, impacto na sociedade, nível de solução inovadora, preservando os sigilos empresariais.

                                                             

Cada apresentação, com duração de 20 minutos, trouxe informações sobre os valores investidos, principais resultados esperados e alcançados, impacto na sociedade e grau de desenvolvimento de soluções inovadoras. Os materiais dos projetos apresentados estarão disponíveis no site da Autarquia, no seguinte link: https://www.gov.br/suframa/PT-br/zfm/pdi/resultados/projetos-de-pd-i-de-destaque-1/view.

                                                             

O superintendente substituto da controladoria geral da UNIÃO (CGU), Moisés Simões, elogiou a iniciativa da Autarquia de mostrar os resultados de uma política pública relevante e ressaltou que o órgão enxerga a Suframa como instituição parceira e não um mero órgão a ser auditado. Em seguida, o secretário de Representação do Tribunal de Contas da UNIÃO (TCU), Paulo Henrique Arruda, também aprovou a realização da Mostra, por ir além de demonstrar o cumprimento de normativos e legislações, mas de demonstrar os resultados e impactos para a sociedade.

Transparência

Idealizada para promover transparência nos investimentos em PD&I, a Mostra também teve o propósito de evidenciar os resultados da renúncia fiscal concedida às empresas beneficiárias da Lei nº 8.387/1991. A legislação, em vigor desde 30 de dezembro de 1991, institui incentivos fiscais para empresas fabricantes de produtos do setor de informática, atualmente abrangendo também tecnologias da informação e comunicação.

Segundo dados da Suframa, entre 2018 e 2022, os investimentos obrigatórios em PD&I cresceram expressivamente, passando de R$ 728,2 milhões em 2018 para R$ 1,7 bilhão em 2022. Estima-se que 79,5% do total investido nesse período foi direcionado a projetos executados por empresas beneficiárias ou Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) credenciadas pelo Capda.

“A 1ª Mostra de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Amazônia é um evento significativo para a Suframa, pois nos permite demonstrar à sociedade os avanços e resultados concretos decorrentes dos investimentos em conhecimento, tecnologia e capacitação, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e inovador da região. O evento evidencia o compromisso da Autarquia em fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico na região, bem como sua busca para assegurar que os benefícios fiscais resultem em avanços concretos para a sociedade”, salientou Vieira.

    

Tags:Fiscalização
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida inspeciona avanço das obras de construção do Terminal de Integração 7
Próximo artigo Startup referência em aluguel de motocicletas recebe visita da Suframa

Mais notícias desta categoria

Operação Abastecimento Seguro: Combustíveis com Segurança

8 horas atrás

Ilumina+ Amazonas: 100% de iluminação pública em LED

10 horas atrás

Orquestra Barroca do Amazonas apresenta Sinfonias imperdíveis

11 horas atrás

Estação de Tratamento de Água: Transformando São Gabriel

12 horas atrás

Reabilitação do Centro: Investimentos em Manaus

13 horas atrás

Viver com Arte: Transformando Residencial em Galeria

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus capacita servidores para atendimento social

1 dia atrás

Tecnologia da Prodam revoluciona pagamento de multas

1 dia atrás

Minicomputadores ampliam inclusão digital nas escolas estaduais

2 dias atrás

Encontro Regional do Fonseas: Integração na Assistência Social

2 dias atrás

Vacinação de Fronteira: Reunião Trinacional em Tabatinga

2 dias atrás

Governador Wilson Lima: Avanços da Saúde no Amazonas

3 dias atrás
Armas de choque: proteção para mulheres no Amazonas
Festival cultural – O Mundo Encantado da Disney
IPVA 2026: Redução e Refis Anunciados por Wilson Lima
Festival Olhar do Norte 2025: Destaques Imperdíveis
Planejamento e orçamento para 2026 em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?