Aberta a iniciativas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, a Suframa participou na quarta-feira (10), em Manaus, do lançamento da edição 2023 do Norte Export. O evento é organizado pela Brasil Export – um fórum permanente, multissetorial, agregador e que organiza dinâmicas para promoção do diálogo entre os diferentes agentes envolvidos com as operações portuárias, de logística e de infraestrutura – e conta com o apoio da própria Autarquia.
A reunião foi transmitida simultaneamente para outros estados e até países como Portugal, desde o auditório da Suframa, com o objetivo de debater temas essenciais para o segmento Na ocasião, o superintendente Algacir Polsin destacou a importância da Zona Franca de Manaus para a capital amazonense e toda a Amazônia Ocidental, além de Santana e Macapá, ambas no Amapá. De acordo com ele, o Norte Export está entre os eventos que contribuem para o entendimento do que é a Amazônia hoje e do que pode ser feito em termos de melhoria para os próximos anos, com o apoio da iniciativa privada.
Os 55 anos da Zona Franca de Manaus e os números que tornam o modelo cada mais sólido para os amazônidas, também foram destacados durante o encontro, além das medidas que têm sido tomadas pela Suframa acerca do segmento de comércio exterior e o projeto de prospecção que visa à montagem de cenários para o “Brasil 2040”, por meio do “Amazônia 2040”.
Em relação a este último, a Suframa tem realizado reuniões temáticas que contam com a participação particularmente do setor privado, e discutido assuntos como óleo e gás, bioeconomia, polo de fertilizantes, mineração sustentável, saúde, 5G e indústria 4.0.